sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Volta às origens

- Publicidade -

Os partidos de esquerda podem “voltar às origens” na eleição do próximo ano em Natal. Nesse caso, o termo “volta às origens” não significa a defesa de velhas propostas, como a estatatização de empresas. Mas a celebre incapacidade de manter a unidade, que nas eleições recentes foram contornadas com coligações reunindo siglas como PSB, PT e PC do B no mesmo palanque. No Partido dos Trabalhadores, há pelo menos dois nomes — Fernando Mineiro e Fátima Bezerra — que lutam para ter a candidatura oficializada. E há setores da legenda que cogitam lançar uma terceira opção. A escolha deve ser feita numa prévia. O PC do B anunciou que deve ter candidato próprio e o PSB também terá um nome na disputa. Ou seja, no primeiro turno PT, PSB e PC do B podem ser adversários, cada um com candidato próprio.

Dança das cadeiras

O apetite do PSB local pelos cargos na direção da Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte) deixou alguns petistas perplexos e outros indignados. O PSB quer até mesmo a vaga de diretor técnico-comercial, cargo ocupado por Hanna Yousef Emile Safieh. Hanna foi indicado pelo PT e é amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Há lideranças petistas do Estado que não aceitam esse investida do Partido Socialista Brasileiro.

Elogíos

A jornalista Mônica Veloso, capa da próxima edição da revista “Playboy”, participou de um bate-papo no telefone celular com leitores da publicação e revelou, e apontou quem considera o “deputado mais bonito” do Brasil. “O namorado da Adriane Galisteu (apresentadora) é um gato. Ele chama-se Fábio, deputado federal Fábio Faria (PMN-RN)”, disse.

Anúncio dos escolhidos

A decisão sobre a escolha da nova diretora da Codern sai amanhã. Haverá uma reunião do Conselho de Administração da empresa para oficializar os nomes. O secretário nacional da Pesca, Pedro Brito, vai participar da reunião. Depois, às 11 horas, concede uma entrevista coletiva para anunciar os nomes da nova diretoria.

Afastamento de acusados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem alterações que modificam o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, a partir de janeiro, após quatro de horas de discussões. A CCJ aprovou o relatório do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) a dois projetos de resolução, de autoria dos senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e João Durval (PDT-BA), respectivamente, que estabelecem regras para afastamento temporário de senadores de cargos que ocupem na estrutura do Senado quando acusados de quebra de decoro. Pelo texto aprovado, a decisão pela admissibilidade da representação contra senador passa a ser do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e não mais da Mesa Diretora da Casa, como ocorre, atualmente.

Patrão e empregado

Ex-presidente do Sindicato dos Bancários, Marcelo de Souza atua nas negociações da categoria sobre o reajuste salarial como representante do Banco Brasil. Os bancários rejeitaram a proposta que foi apresentada por ele em assembléia.

Estiagem

A governadora Wilma de Faria prorrogou a situação de emergência nas áreas rurais dos municípios de Pedro Velho, Lajes e Canguaretama, e homologou os decretos municipais de emergência em mais três municípios: João Câmara, Campo Redondo e Santo Antônio.

Seguro

O senador Garibaldi Filho ocupou ontem a tribunal do Senado para informar que apresentou o projeto de lei que, se for aprovado pelo Congresso Nacional, vai garantir "a concessão do benefício de seguro-desemprego, durante o período de eventuais calamidades naturais, ao trabalhador rural que exerça sua atividade individualmente ou em regime de economia familiar". Leia mais sobre a proposta na página 6 desta edição

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas