quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Voltando aos anos 20

- Publicidade -

Quem já leu o meu livro de pesquisas do futebol do RN,  lançado há pouco mais de duas semanas, “Da Bola de Pito ao Apito Final” constatou a verdadeira epopéia vivida pelos clubes campeões  nos anos 20, devido a bagunça em que se transformaram os Campeonatos Metropolitanos. No livro, o capítulo dos títulos chega a provocar surpresa tal  a facilidade com que os dirigentes da época contestavam a validade dos campeonatos conquistados. Aceitável, entretanto, se considerarmos a fragilidade da legislação daquela época. Aliás, não havia legislação, mas regulamentos pobres de textos, facilmente derrubados pelo fato de que não existia ainda a Justiça Desportiva. As discussões terminavam quando os membros de um tal Conselho Supremo da Liga de Desportos eram chamados para decidir sobre os impasses.

Voltando (2)

Ainda no meu livro, o leitor deve ter constatado que – a rigor, todos os campeonatos concluídos ou não naquela década sofriam contestações. E como não havia Tribunal de Justiça Desportiva,  e muito menos STJD, as decisões aconteciam por aqui mesmo, precariamente, debaixo de um tremendo tiroteio dos inocentes  (pra não chamá-los de despreparados), menos por culpa dos advcogados, mas da precária legislação da época.

Voltando (3)

No momento em que Potiguar/M, Baraúnas, ABC e ASSU (escrevo ASSU com caixa alta porque se trata da sigla de um clube) voltam suas vistas para a Justiça Desportiva, sem esperança de uma solução breve, faz-me lembrar a bagunça daqueles anos, quando a Liga ficou sem poder homologar as conquistas por falta de base legal. Desculpem-se a petulância, porém nunca foi tão válido registrar as discussões acontecidas 90 anos atrás no livro que acabo de publicar.

Livro

Registro outras mensagens de amigos e leitores que adquiram o livro “Da Bola de Pito ao Apito Final”, e me enviaram e-mails: prof. Jamilson Martins, publicitários Daniel Magno e Gustavo Gurgel, empresário Manoel Bevilacqua, bancário Emanuel Fontenelle. O livro pode ser encontrado, entre outras bancas, a do “Tota”, “Prática” e “Tio Parinhas”.  

Sortudo

Não fosse o inesperado problema cardiológico que teve de enfrentar quando estava no Rio de Janeiro, e eu não hesitaria em considerar  o deputado Alexandre Cavalcanti um cara sortudo. Sem fazer muita força, foi eleito presidente da FNF. Poucos meses depois, em meio a tantas cobras criadas do futebol nordestino, é eleito presidente do Conselho Consultivo para a região Nordeste, uma espécie de figura maior da CBF  para esta região.

Sortudo (2)

A sorte de Alexandre Cavalcanti não parou aí. Ainda dentro da Assembléia Geral da CBF, foram sorteadas dez passagens (com direito a acompanhante) para assistir a Copa da Alemanha, com tudo pago. O dirigente potiguar concorreu com mais 26 postulantes ao prêmio, e na hora de retirarem o papelito, estava lá o nome do deputado de São Gonçalo. Assistir ao Mundial sem necessitar enfiar a mão no bolso, é loteria pura.

Placar móvel

O leitor Maurício Carneiro, de Macaíba, me manda e-mail querendo saber quem é responsável por um placar móvel que sempre aparece nos estádios em jogos da Copa do Brasil. No jogo ABC x Flamengo, no “Maria Lamas”, lá estava o tal placar.

Placar (2)

Olha, Maurício, esse placar eletrônico que você viu no “Frasqueirão” no jogo ABC x Fla, pertence  à Globo Sports, e sempre é instalado quando se trata de jogo da Copa do Brasil com transmissão da Rede Globo. Brigadin pelos elogios feitos ao meu livro.

Eventos

Júlio Hernesto Ramezoni lança neste dia 26 seu CD  “Canções” (MPB) com a participação de vários cantores do RN. Será na Assembléia Legislativa, 18h.

O CD “Jingles Políticos que fizeram História”, trabalho de fôlego de Tertuliano Pinheiro  (Big Terto) será lançado neste dia 24 (amanhã) no Shopping Orla Sul (praça da Alimentação), com café da manhã.

Escolinha

A AABB acaba de ampliar seu leque de escolinhas, chegando às 11 modalidades. As mais novas são Handebol, Judô e Yoga, com duas aulas semanais. Mais informações no clube.

Embaixada

O América/RN está fechando com o “embaixador”  Zé Luiz para fazer apresentações de embaixadas nos jogos do clube, em Natal. Zé Luiz fará várias voltas na pista de atletismo do Machadão, utilizando bola de tênis e um limão. Ele quer ter seu nome no Guinness, fazendo embaixadas num percurso de 15 quilômetros.

Diogo Bezerra

A SEL tem novo Diretor de Eventos. Trata-se de Diogo Bezerra Couto, que chega prometendo dar novo impulso a esse departamento da SEL, inclusive estimulando a formação de mais parcerias.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas