sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Voluntários mostram importância do exame

- Publicidade -

SAÚDE - Avaliação médica deve ser feita em recém-nascidos Um batalhão de mil voluntários percorreu ontem as ruas de Natal para uma causa social relevante: conscientizar as mães sobre a importância da realização do teste do pezinho em recém-nascidos. Um teste simples, que não dura mais de cinco minutos e que pode detectar doenças como a fenilcetonúria (afeta o sistema nervoso do bebê) e o hipotireoidismo congênito (afeta o crescimento do organismo). A ação foi realizada durante o programa 11º Tempo, desenvolvida pela ONG Natal Voluntários.

Com folhetos explicativos sobre o teste, os voluntários se espalharam em hospitais, supermercados, agências dos Correios e terminais rodoviários da Capital e de mais 30 municípios. Na maternidade do Hospital Santa Catarina, na zona norte de Natal, foi feito o teste do pezinho de uma menina de apenas 5 dias. “Fiquei sabendo do teste na maternidade no nascimento da minha primeira filha e agora estão fazendo na minha segunda filha. Acho importante para saber se eles têm alguma doença. Não sairia do hospital sem o teste”, disse a dona de casa Juliana Ribeiro de Lima, de 20 anos.

Nos corredores da maternidade e na entrada do hospital, grupos de voluntários distribuíam folhetos para as pacientes internadas e as que chegavam. A estudante Alexandra Bezerril, de 24 anos, voluntária do Consórcio Social da Juventude, do Colégio Dom Bosco, mostrava o sorriso de quem está fazendo o bem ao próximo. “É a primeira vez que participo de um trabalho como esse e me sinto bem em ajudar as pessoas”, disse.

A diretora-presidente da ong fundada há seis anos, Mônica MacDowell, também estava feliz em desenvolver mais um trabalho. “É possível engajar a sociedade para as coisas aconteçam. Não dá pra tomar uma atitude passiva diante de tantos desafios sociais”, justificou. Ela contou que em janeiro deste ano tomou conhecimento através do Ministério da Saúde que em 70 municípios o teste do pezinho. “A partir desses números decidimos realizar essa campanha tão importante”, comentou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas