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Vôos saem atrasados de Natal

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SAGUÃO - Passageiros reclamam de espera superior a cinco horas O Aeroporto Internacional Augusto Severo foi palco ontem de mais uma série de transtornos para os passageiros. Vôos atrasados, demora no check-in, clientes irritados, funcionários nervosos e terminal tumultuado. O cenário dava uma mostra de que o aeroporto potiguar não fugiu a regra em mais um dia de “apagão aéreo”. Seis vôos que chegaram ontem a Natal estavam atrasados.

Se demorou para chegar, para partir o problema se repetiu. Alguns passageiros esperaram mais de cinco horas para deixar o Aeroporto. A situação se complicou mais ainda porque, com o atraso, algumas pessoas perderam as conexões que fariam em outras cidades antes de chegar ao seu destino final.

Os atrasos dos vôos irritaram os passageiros e, para complicar ainda mais, ficaram revoltados com a falta de informação e morosidade no serviço das companhias aéreas. O funcionário público Vinícius Benevides veio a Natal para participar de um evento de agência de regulação e no início da tarde de ontem deveria decolar de volta a Brasília. Puro engano. “Cheguei aqui ao meio-dia e agora meu vôo só vai sair às 18h, quando o horário normal seria 13h45”, lembrou ele. Vinícius disse que a situação piorava mais pelo péssimo atendimento da companhia aérea. “Fiquei três horas na fila para poder fazer o check-in. Que os vôos atrasem a gente sabe que ela (a companhia aérea) não pode fazer nada. Mas o atendimento nunca que poderia ser assim”, completou o funcionário público.

O atraso nos vôos se tornava ainda mais complicado para quem dependia de conexão. A dona de casa Maria Moreira deveria ter saído de Natal às 13h com destino a Brasília. Na Capital Federal faria conexão e chegaria a Campinas, seu destino final, às 21h. Com o “apagão aéreo” os planos tiveram que ser alterados. Maria Moreira deixou Natal já no início da noite e terá que pernoitar em Brasília. Ela só chegará a Campinas no final da tarde de hoje.

Planos alterados também para o representante de indústria farmacêutica André Pacheco. A viagem curta de Natal para Fortaleza terá que ser feita, provavelmente, em dois dias. André deveria sair de Natal às 14h10. Mas o vôo foi adiado para às 18h. “Não sei ainda como vou fazer. Provavelmente vou pernoitar em Recife, vai depender do horário que chegar lá se ainda tiver vôo para Fortaleza”, comentou.

No início da tarde de ontem, o gerente da TAM em Natal, Noel Montoril, lamentava os atrasos e ainda falava em previsão para saída dos vôos no início da noite. O vôo 3497, por exemplo, que faz o percurso Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal estava atrasado em mais de quatro horas. “Estamos trabalhando ainda com previsão. Mas pode ser que o vôo atrase mais ainda”, comentou Noel.

Idec e Procon vão processar agência

Brasília (AE) – A coordenadora do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Marilena Lazzarini, afirmou ontem que a entidade e o Procon-SP vão ingressar com uma ação de responsabilidade civil contra a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e outras autoridades responsáveis pelos atrasos dos vôos nos últimos dias. De acordo com Marilena, a ação será protocolada em São Paulo e, caso as entidades vençam o processo, a Anac terá de pagar uma multa, destinada ao Fundo Estadual de Reparação de Interesses Difusos Lesados.

Marilena e representantes de associações de defesa dos direitos do consumidor interromperam o encontro anual que estava sendo realizado ontem em Brasília para ir ao Aeroporto Juscelino Kubitschek e prestar esclarecimentos à população sobre os seus direitos. Eles distribuíram formulários e cópias do Código de Defesa do Consumidor e instruíram os passageiros a guardarem todos os tipos de prova para depois entrar com ação de ressarcimento.

O Procon-SP recebeu 50 reclamações nos últimos dois dias – desde 2 de novembro, já são 200 -, que podem ser feitas somente pela internet. O endereço online para registrar reclamações sobre atrasos ou cancelamentos de vôos é www.procon.sp.gov.br.

Na madrugada de ontem, diversos passageiros da TAM, vítimas de atrasos no Aeroporto de Congonhas, reclamaram do atendimento prestado pela companhia.

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