sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Votação confirmada

- Publicidade -

O Código Florestal Brasileiro  já tem data para ser votado, em março, garante o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. O Código Florestal traz mudanças polêmicas, feitas pelo   relator deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP). As propostas de mudança não contam com o apoio da bancada do PT, que deve se aliar aos ambientalistas na defesa de um relatório alternativo. Na contramão do tenso enfrentamento que tem ocorrido no Congresso em torno desse tema, Maia diz que essa “é uma matéria tranquila”.

Posse

O engenheiro agrônomo Erikson Carmargo Chandoha é o novo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura. Paranaense de Laranjeiras do Sul, Chandoha, de 59 anos, foi secretário de Agricultura e Abastecimento do estado entre abril e dezembro de 2010.

Biocombustível (I)

O negócio do uso do biocombusatível na aviação vai pegar. A Airbus está apoiando a criação de uma unidade de combustível renovável. Estão juntas a Tam Airlines, a Curcas e a Brasil Ecodiesel para estabelecer uma unidade de processamento de combustível renovável para jatos e uma cadeia de produção integrada de biocombustíveis no Brasil.

Biocombustível (II)

O estudo envolve o desenvolvimento da planta como matéria-prima até a distribuição do combustível nos aeroportos. Em novembro, a Tam realizou seu primeiro voo experimental da América Latina utilizando biocombustível de aviação produzido a partir do óleo de pinhão manso, uma biomassa vegetal brasileira.

Etanol

A Francesa Total anuncia investimentos na cana brasileira, por meio da sua parceira de tecnologia Amyris, a fim de produzir diversos produtos bioquímicos. A meta da Total, em sociedade com grupos brasileiros, é responder por 5% a 10% da produção total de cana do Brasil até 2020.

Consumo de ração cresce  

O  setor de ração deve manter o ritmo de crescimento em 2011. Em 2010 a produção de ração animal no Brasil fechou com um aumento de 4%, em relação a 2009, para 61 milhões de toneladas, e o setor deverá manter o ritmo de crescimento em 2011 diante da boa demanda por carnes do Brasil, avaliou o Sindirações, entidade que reúne os produtores. Em 2010, a indústria de frangos consumiu 47 por cento do total produzido, contra 45 por cento em 2009. O segmento de suínos consome um quarto do total produzido de ração no Brasil.

Aplicações

O Banco do Nordeste do Brasil aplicou no agronegócios do Rio Grande do Norte cerca de 138,2 milhões, no ano de 2010. No total, as aplicações do BNB no RN atingiram R$ 1,444,9 bilhões. Com o Agroamigo, programa de microcrédito voltado para o setor rural, o Banco do Nordeste contratou mais de R$ 34 milhões e cresceu 33%.

1- A Associação Norte-Rio-grandense de Criadores (Anorc), inicia as atividades em 2011 na próxima terça-feira (8), com uma palestra no auditório do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, às 20 horas. Como é de praxe todos os anos, o tema será às condições climáticas do Nordeste. A palestra é do meterologista Gilmar Bristot.

2- Nos dias 16 e 17, os meteorologistas do Nordeste e de vários órgãos nacionais estarão reunidos em Natal, para mais uma avaliação das condições climáticas da Região. Serão analisadas as condições do tempo e das águas dos oceanos, para as previsões de inverno no semiárido nordestino e da quadra chuvosa do litoral-agreste.

3- O setor de fibras naturais terá um fórum consultivo, a Câmara Setorial, que será instalada no primeiro semestre deste ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Participarão das reuniões, os representantes dos produtores, indústria e governo e os responsáveis pela comercialização de sisal, juta, malva, piaçava, algodão colorido e fibra de coco.

Incentivo

Para minimizar futuras perdas na produção de caju e de castanha, o Sebrae/RN vem desenvolvendo um  projeto que visa ampliar áreas produtoras e incrementar o melhoramento genético das espécies de cajueiros. Esse projeto visa reduzir perdas na safra da castanha no RN, como ocorreu neste ano. A produção 2010/2011 de castanha de caju sofreu uma redução de quase 70% em relação à safra anterior devido à estiagem.

Batatas

As regras para produção, comercialização e padrão de identidade e qualidade de sementes e mudas (material de propagação) de batata serão atualizadas. A norma está em consulta pública por 60 dias, a até 28 de fevereiro. A finalidade é adequar essas regras às novas tecnologias incorporadas ao processo produtivo das mudas, já que a legislação em vigor foi publicada em 1986.

Boas práticas

Melhorar a qualidade dos produtos agropecuários, garantir condições adequadas de trabalho nas propriedades rurais e preservar o meio ambiente. Essas são as metas do Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias. A ação será desenvolvida pelos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Trabalho, Embrapa em parceria com o setor produtivo. Instituído pela Portaria Interministerial nº 36, o programa visa o desenvolvimento de políticas públicas de apoio à adoção de boas práticas agropecuárias em propriedades rurais. Busca, ainda, a promoção de eventos de divulgação e capacitação de técnicos e produtores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas