quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Voto e futebol

- Publicidade -
Rubens Lemos Filho
Vamos às urnas votar em paz, com serenidade e segurança. Deletem aventureiros, repudiem agressores, caricatos  e quem está na campanha para amedrontar. Um voto vale quatro anos. Sua vida em quatro anos. Sua vida é sua cidade.
O voto é a democracia em digitações. O futuro em até um minuto. Se votasse numa hipotética seleção potiguar, escolheria: Hélio Show; Ivã Silva, Scala, Alexandre Mineiro e Wassil; Dedé de Dora, Danilo Menezes e Marinho Apolônio; Sérgio Alves, Hélcio Jacaré e Silva. Marinho Chagas, Alberi e Souza não são votados.
Mamata
No dia de Nossa Senhora da Apresentação(21/11), padroeira de Natal, o ABC jogará com o Jacyobá de Alagoas, fora de casa, alvinegro obrigado a vencer para ficar entre os dois primeiros do Grupo A4 da Série D e levar vantagem no mata-mata.

Mangaba

Técnico campeão e falastrão de 1976, João Avelino diria que o Jacyobá é uma mangaba. Hoje, nem tanto. Está difícil encontrar suco de mangaba, o mais delicioso da terra e fruto típico   local. O Jacyobá, se retorce Avelino em seu túmulo, tomou 40 gols antes da rodada anterior.

Temas

A pauta do ABC vem se tornando cansativa e não é de hoje. Sobe de divisão, cai de série, entra em colapso financeiro, vende seu patrimônio, ou lhe dá em garantia por dívidas trabalhistas, forma times medíocres, endeusa perrengues e  vai sobrevivendo como o perseguido na vida: respira, leva um mergulho forçado, respira, leva outro caldo, como nós, garotos dos anos 1970, chamavam os afogamentos nada meigos em praias e piscinas.

Agora

Transformar o clube em Sociedade Anônima está comprovando o seguinte, antes mesmo do desfecho: o ABC não teve  gestão para eliminar o caos por aqui.

Tchau, Frasqueirão

Começa a brotar a sensação de que, alguns dias, meses ou anos adiante, todo o sonho bonito do Frasqueirão,  será relembrado em fotografias.

Internacional

Ressalva: o investidor italiano cobiçado(já começa perdendo o ABC pois quem cobiça é quem se apresenta), é reconhecido pela força internacional em primeiro escalão: Giuliano Bertolucci.

Grosso calibre

Entre seus negócios mais famosos, a venda de Philippe Coutinho ao Barcelona. Recentemente, participou da negociação de três jogadores do São Paulo: Luiz Araújo(10 milhões e 500 mil euros), Thiago Mendes(9 milhões), ambos ao francês Lille e David Neres, por 12 milhões ao Ajax.

Garantias

Se vier investir no ABC, ótimo. Mas virá somente com garantias. Quem trabalha nesse ramo tem coração de iceberg e jararaca no bolso. Duvido querer Lelê. Que se entregue as bases a ele. Só não se dê 105 anos de história.

Olho grande

É muito olho grande. O ABC é institucional, está diminuindo. Se derretendo. O patrimônio funciona aos seus cartolas, em vez de inalienável, como trunfo para cobrir erros impunes.

Impunidade

Alguém que fez mal ao ABC já foi punido? Na Vila Olímpica, há um tapete de conveniências. E um departamento de ódio contra quem pensa livre.

ABC e Vasco
Meus times são gêmeos. Vivem na pindaíba e a  disputa pelo poder é autofágica. ABC e Vasco estão entre os piores do mundo. Mas contam com a teta dos cobiçadores: o patrimônio imenso. Ainda.

Caiu na conta

É comovente o trabalho de Ricardo  Valério, na presidência do América. Suando sangue, cor do seu clube, está pagando aos seus profissionais. Se desdobrando. Valério  é um pacificador. É um torcedor.

Inversão

O América parece estar melhor servido do que em tempos recentes, quando a suposta supremacia cadeal, falhou.

Zé Rocha

Uma estátua em vida é o que merece o Presidente do Conselho Deliberativo, José Rocha. É desembargador aposentado, deveria estar repousando com a família. Ele e o filho, Eduardo, se afligem com o América em apuros. Razão simples: nunca negaram fogo à instituição que amam.

Marinho nos 6×0

Durante longo tempo, o Flamengo sofreu a humilhação de ter levado de 6×0 do Botafogo no dia 15 de novembro de 1972, há 48 anos completados hoje. Um massacre no Ex-Maracanã com público pagante de 46.279 torcedores e o natalense Marinho Chagas dando show pela lateral-esquerda.

Inesperado

O resultado surpreendeu pelo nivelamento dos dois times, que disputavam o Campeonato Brasileiro. O Botafogo foi fazendo gol e nocauteando o rubro-negro. Marcaram Jairzinho(3), Fischer(2) e Ferreti. Arbitragem de José de Assis Aragão.

Times

Botafogo, do técnico Sebastião Leônidas, que faria fama no América em Natal a partir do ano seguinte: Cao; Mauro, Osmar, Valtencir e Marinho Chagas; Nei Conceição, Carlos Roberto e Jairzinho(fez um gol de calcanhar); Zequinha, Fischer(Ferreti) e Ademir Vicente. O Flamengo de Zagallo: Renato; Moreira, Chiquinho Pastor, Tinho e Rodrigues Neto; Liminha,  Zanata(Mineiro) e Humberto; Rogério(Caio), Fio Maravilha e Paulo César Caju.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas