sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Votos insuficientes

- Publicidade -

O líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), afirmou que a mudança do sistema eleitoral para o chamado “distritão” não tem hoje os votos necessários para ser aprovada pela Câmara. A expectativa é que a reforma política seja votada no plenário nesta semana. “A grande maioria prefere aprovar o ‘distritão’, mas tem partidos que fecharam questão contra, como o PT, PR, PRB. Por ser uma PEC [Proposta de Emenda Constitucional], que precisa de 308 votos, eu não posso afirmar que vai passar o ‘distritão’. Eu até creio que hoje o ‘distritão’ vai ter a maioria dos votos, mas também avalio que hoje não tem os 308 votos necessários para ser aprovado”, disse.

“Contribuição dos comissionados”
O líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), disse também que a Câmara dos Deputados avalia que os recursos para o fundo público para financiar as campanhas eleitorais venham de uma contribuição de funcionários comissionados – que não são concursados – dos próprios parlamentares. “Existe uma possibilidade agora de uma contribuição dos próprios funcionários comissionados dos deputados e senadores, um desconto do porcentual da remuneração deles”, afirmou o líder do governo. De acordo com Moura, ainda não há consenso sobre de onde virão os recursos do Fundo Especial de Financiamento da Democracia. A estimativa é de que o valor chegue a R$ 3,6 bilhões na disputa eleitoral de 2018.

Financiamento  Ao comentar a proposta de reforma política, o líder do governo ainda reconheceu que a criação do fundo para bancar as campanhas com recursos públicos é uma medida impopular, mas defendeu que essa é uma discussão que tem que ser feita diante da proibição das doações empresariais.

Portal e ouvidoria
O presidente da Câmara Municipal, Ney Lopes Júnior, confirmou ontem que será implementado o Portal da  Transparência da instituição por intermédio do qual os cidadãos poderão ter acesso a informações sobre despesas e pagamento dos salários. Também será instalada uma “Ouvidoria Online”. Com isso, “a população poderá apresentar suas sugestões, críticas, manter contatos com os vereadores, requerimentos de interesse dos bairros ou qualquer outro tipo de manifestação”. Os vereadores receberão um relatório mensal sobre as mensagens enviadas.

Doria em Natal
O prefeito de São Paulo, João Doria, estará em Natal amanhã, quando recebe, da Câmara, o título de Cidadão Natalense. Na ocasião, o empresário Flávio Rocha receberá a medalha Frei Miguelinho. A programação será a partir das 10h, no Teatro Riachuelo. A Câmara divulgou que o atual prefeito de São Paulo “tem história com a capital potiguar de quando ocupou a presidência da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) entre os anos de 1986 a 1988”. Segundo nota, “Doria adotou Natal como destino turístico levando representantes do Poder Público e empresários da cidade para participar pela primeira vez de feiras internacionais colocando Natal destino turístico conhecido mundialmente”.

Palestra de Dilma
Na próxima semana, será a vez da ex-presidente Dilma Rousseff com programação em Natal. Ela fará uma palestra, em evento promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Adurn), no dia 24 de agosto, às 19h, no hotel Holiday Inn Natal. A associação divulgou que “o  evento faz parte do projeto ‘Na Trilha da Democracia’”. As inscrições estão encerradas.

Esquerda da esquerda
Um movimento que pretende discutir o futuro da esquerda no País lançou o site Vamos!, que, segundo os organizadores, tem como objetivo “horizontalizar a discussão e permitir debates abertos à população”. Articulado pela “Frente Povo Sem Medo” e com a participação de militantes do PT, do PSOL e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o projeto passou a contar com “pessoas ligadas” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após exclusão do petista no debate.

Independente do PSDB
Principal articulador da fidelidade de seu filho, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ) e de seu partido, o DEM, ao presidente Michel Temer no momento mais crítico de seu governo, o vereador pelo Rio de Janeiro, César Maia minimiza sua participação no processo. Ao conceder entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, ele afirmou também que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foram responsáveis pelo fortalecimento do Centrão e disse que o DEM não deve estar a reboque do PSDB em 2018.

Serviço ao consumidor

O Procon da Assembleia Legislativa fará atendimentos à população de Nova Parnamirim, na Grande Natal, amanhã e quinta-feira. O serviço será no estacionamento superior do supermercado Nordestão da avenida Maria Lacerda Montenegro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas