quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Votos nulos

- Publicidade -
(Virgínia Coelli – Interina)
O caso Sandro Pimentel está encerrado. Mas a disputa continua. Desta vez entre Robério Paulino e Jacó Jácome.  Uma recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral diz que a partir de agora, os votos das eleições de 2018 que tenham sido obtidos por ilícito eleitoral reconhecido em condenação serão considerados totalmente nulos devendo ser feito o recálculo do quociente eleitoral, excluindo-os da contagem.
Se a regra for aplicada e os votos de Sandro Pimentel anulados, a cadeira deixada pode ser ocupada por Jacó Jácome. 
Na Bahia
Caso semelhante aconteceu na Bahia. Por quatro votos a três, o plenário do TSE decidiu anular os votos do deputado estadual Targino Machado (DEM), cassado na semana passada pelo colegiado, beneficiando o suplente Ângelo Almeida, do PSB. Ele assumiu a vaga definitiva por causa da anulação dos votos e a mudança do quociente eleitoral.
Aviso aos navegantes
O desfecho da perda do mandato do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) deve servir de alerta para os candidatos nas Eleições 2020. Todo cuidado é pouco com a contabilidade da campanha. A Justiça Eleitoral do RN está com equipe de técnicos bem treinada para checar tim-tim por tim-tim as prestações de contas dos postulantes às Câmaras e Prefeituras Municipais. 
Sandro Pimentel não conseguiu provar que a quantia de R$ 55.644,91 registrada na conta do candidato tinha sido fruto das suas próprias economias.  Ao invés de fazer a transferência bancária, como manda a lei, o dinheiro foi depositado em espécie. Casos semelhantes aconteceram recentemente na família Bolsonaro. 
Novo Biênio
Já está definida a nova composição do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para o biênio 2021/2023. A Corte será presidida pelos desembargadores Vivaldo Pinheiro e Zeneide Bezerra. O corregedor será o desembargador Dilermando Mota. O Ouvidor desembargador Amilcar Maia e para a Esmarn vai o desembargador Virgílio Macêdo.
Desafio
O atual presidente, desembargador João Rebouças, corre contra o tempo para concluir a obra da nova sede do TJRN até dia 30 de dezembro. Ele quer marcar na gestão com o novo prédio concluído e pronto para ser mobilizado. A sede está sendo construída no bairro da Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal.
Fakes
A candidata Rosalba Ciarlini, da coligação Força do Povo, está sendo vítima do que se chama de crime virtual e acionará a Justiça para coibir tal prática. Foram criados três perfis fakes (falsos) que se passam pela candidata nas redes sociais. Ela decidiu acionar a Justiça Eleitoral na tentativa de identificar os responsáveis pela criação.
Haja sal grosso
A operação  batizada de “sal grosso”, na Câmara Municipal de Mossoró, já colocou o “pé no freio” em quatro candidaturas que disputam às eleições deste ano. Uma delas é a  presidente Izabel Montenegro (MDB). Ela vai recorrer ao TRE na tentativa de reverter a decisão do juiz Vagnos Figueiredo, da 34ª ZE, que impugnou o registro da candidatura dela nas Eleições 2020.
A vereadora é condenada a dois anos de reclusão, em regime aberto, na operação “sal grosso”, deflagrada em 2007, que investigou crimes de condutas criminosas praticadas por vereadores de Mossoró. 
Proposta
Jean-Paul está prometendo que vai pagar piso dos professores. Ocorre que Fátima está pagando parcelado. “Modelo” que gerou uma chiadeira grande na categoria. Mas que acabou abafado com a chegada da pandemia. O Sinte que ameaça uma greve no início de março se calou.
Borboleta
Oito anos depois de deixar a prefeitura do Natal, a ex-prefeita Micarla de Sousa continua sendo referência na campanha política. Circula nas redes sociais a fotografia da posse do candidato Sérgio Leocádio como secretário da borboleta.
Faixa
O governo do Estado atendeu um pedido do Seturn e anunciou a implantação da sinalização de uma faixa compartilhada para ônibus e ciclistas na Av. Roberto Freire, na zona Sul da capital. O projeto da faixa está sendo finalizado pela Secretaria de Estado da Infraesturutura (SIN), em parceria com o DETRAN/RN e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN).
 As faixas compartilhadas serão implantadas no lado direito da Av. Engenheiro Roberto Freire, nos dois sentidos, começando logo após o viaduto e indo até a rotatória da Via Costeira.
Pólio
Hoje a  Secretaria de Saúde de Natal as 63 salas de vacinação do município, com intenção de receber crianças de 01 ano a menores de 05 anos para vacinar contra a Poliomielite; e menores de 15 anos para atualizar a carteira vacinal. A vacinação será das 8h às 17h. 
Entre Elas
O programa Entre Elas deste sábado vai destacar a importância do tratamento psicológico no diagnóstico do câncer de mama. Participam do programa Christine Campos Lucena , psicóloga com especialização em psico-oncologia, a presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, Magda Oliveira e a advogada Fátima Delgado. O programa vai ao ar às 10h, na rádio Jovem Pan News Natal. A 93.5 FM.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas