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VW apresenta Novo Touareg

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A Volkswagen acaba de apresentar à imprensa do Brasil o Novo Touareg. Em termos de tecnologia há, agora, freios com sistema “Multicollision Brake” (recurso que ajuda a evitar colisões secundários em caso de acidente), sistema “Pro Active” (proteção proativa dos passageiros) e faróis bixenônio. Além disso, o utilitário recebeu aperfeiçoamentos na aerodinâmica e novos pneus com menor resistência à rolagem, que contribuem para aumentar a economia de combustível.
O Novo Touareg chega ao País com 3 anos de garantia integral e novas linhas de design frontal e traseira,  além de novas cores e rodas
Perfeição técnica
O sistema de suspensão de série com molas de aço foi  aperfeiçoado; com isso, há respostas mais rápidas da direção e ganho em conforto. A suspensão a ar, equipamento de série na versão V8 R-Line, permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao solo em até 300 mm em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática.

O controle automático de velocidade e de distância (ACC) com “Front Assist” e “City Emergency Brake” (frenagem de emergência na cidade), agora com função stop-and-go, foi aperfeiçoado.

Itens externos e internos
Dianteira: o design dianteiro do Novo Touareg é completamente novo. Destaque para os faróis, agora maiores. Com formato trapezoidal, os faróis criam uma linha que passa pela grade redesenhada do radiador no centro do veículo.

Contrastando com o modelo anterior, a grade é cortada por quatro frisos cromados transversais, em vez de dois. As duas barbatanas inferiores se estendem visualmente  até os faróis. Em conjunto, a grade do radiador e os faróis formam uma larga e proeminente faixa. O novo para-choque, estilizado para gerar um efeito mais horizontal, cria uma linha paralela logo abaixo. O novo design deu ao Touareg uma aparência ainda mais larga e imponente. 

Integrada a essa imagem, a área inferior do para-choque tem um visual inteiramente novo. Como no Scirocco R, a entrada de ar inferior forma agora um “A” estilizado, em lugar de um “V”, que vai até as entradas de ar laterais à esquerda e à direita. Isso dá ao Novo Touareg uma atitude ainda mais marcante na estrada.

Traseira: visto de trás, o design mais preciso do Touareg se caracteriza por seu novo para-choque, que, de forma similar à dianteira, reforça a noção de largura do SUV.  Os designers reposicionaram as lanternas de neblina em LEDs no para-choque, que, como no modelo anterior, também abriga os refletores traseiros.  Entre os destaques  da área da tampa do porta-malas, vista de baixo para cima, estão o logotipo VW e uma nítida linha de caráter entre as lanternas traseiras de LEDs.

Perfil lateral: lateralmente, o Touareg se destaca pelos novos desenhos das rodas.

A versão V6 traz de série rodas de liga leve de 19” estilo “Salvador” com pneus 265/50. As rodas de liga leve com estilo “Tarragona” de 20 polegadas (com pneus 275/45) têm cinco raios duplos e são de série na versão V8 R-Line. Complementam a lista de equipamentos de série o tratamento especial das janelas, que absorvem 65% da incidência de luz.

O Novo Touareg tem 4,80 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,70 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,89 m e o porta-malas acomoda 580 litros de bagagem.

Design
O interior do Novo Touareg mostra uma extraordinária combinação entre rústicos elementos off road e detalhes sofisticados. Os elementos SUV do Novo Touareg incluem os botões giratórios do sistema Climatronic, a regulagem da suspensão, sistema de infotainment, regulagem dos espelhos e comandos da ventilação. Todos eles foram substituídos por um novo estilo de comando rotativo, aperfeiçoado. Também evidente é a iluminação branca – no lugar da vermelha – de todos os controles. Outra novidade: frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle.

O Novo Touareg será oferecido no mercado brasileiro em duas versões: V6 e V8 R-Line. Modelo topo de linha da Volkswagen no País, o utilitário esportivo oferece a mais alta tecnologia, independentemente da configuração de motor.

A configuração V6 traz o motor FSI 3,6l com 280 cv a 6.200 rpm e torque de 37 kgfm a 2.900 rpm. Associado à transmissão automática tiptronic de oito marchas, esse motor faz com que o Novo Touareg V6 acelere da imobilidade aos 100 km/h em 7,8 segundos e alcance a velocidade máxima de 228 km/h.

Além do ótimo desempenho, a verão V6 oferece uma extensa lista de equipamentos de série, contando com itens como faróis bixenônio, sistema de tração integral 4MOTION, volante multifuncional, sistema de infotainment RNS 850 com navegação integrada, tela sensível ao toque (touchscreen), sistema de controle de climatização (Climatronic) com duas zonas de resfriamento, direção hidráulica e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque, entre outros.

Outra tecnologia de série do Novo Touareg é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com 5 segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

O Novo Touareg passa a contar de série com o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”, premiado como a mais importante inovação de segurança pelo maior automóvel clube da Alemanha (ADAC). Cenário: estudos com pesquisas sobre acidentes descobriram que aproximadamente 25% dos acidentes de trânsito envolvendo danos pessoais são colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial.

Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. Esse valor é o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.

O motorista pode se ‘sobrepor’ ao sistema de frenagem com sistema “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, ele é desligado.  Esse novo sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do veículo pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem.

Sistema “Pro Active”
Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem percebida por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor

proteção possível pelos airbags e sistema de cintos de segurança. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Resultado: mais segurança.

Linha esportiva R-Line
A grife R-Line incrementa a aparência externa do SUV e inclui itens como rodas de liga leve de 20 polegadas, para-choque com design R-Line, entradas de ar em preto brilhante com frisos cromados adicionais, difusor traseiro preto brilhante (também com friso cromado), ponteiras cromadas e defletor traseiro imponente e esportivo.

Além disso, um logotipo R-Line na grade do radiador ressalta a esportividade do veículo.

Complementam o pacote volante esportivo com o logotipo R-Line, sistema de controle de climatização (Climatronic) com quatro zonas de resfriamento, insertos especiais “Silver Lane” no painel de instrumentos, soleiras das portas com logotipo R-Line, pedaleiras de aço inoxidável e janelas traseiras escurecidas. Há, ainda, insertos em preto piano no painel, bancos dianteiros esportivos revestidos de couro Nappa (dois tons) com o logotipo “R-Line” nos apoios de cabeça. O console central tem acabamento de alumínio e o teto conta com revestimento em preto titânio.

O Novo Touareg R-Line é oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e câmbio automático de 8 marchas Tiptronic. Um dos mais avançados disponíveis no mundo, o câmbio automático do Touareg é compacto, leve e executa trocas de marchas com muita rapidez, permitindo também trocas manuais.

A amplitude oferecida pelas 8 marchas possibilita que a 8ª- marcha seja usada como “overdrive”, permitindo que o carro trafegue em alta velocidade com o motor em baixa rotação, para maior economia de combustível.

O resultado é que a velocidade máxima de 245 km/h do Toaureg R-Line é atingida em 6ª- marcha, com a 7ª- e a 8ª auxiliando na economia de combustível e redução de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos – marca impressionante para um veículo de 2.075 kg.

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