VW cross up!: estilo aventureiro

Publicação: 2017-04-21 00:00:00 | Comentários: 0
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O Novo Volkswagen "up!", versão "CROSS", é um automóvel para ser  utilizado nas cidades e na estrada. Versão com estilo off-road do modelo que revolucionou o conceito de segurança, eficiência energética e design no Brasil, o novo Cross up! surpreende novamente o mercado.  Moderno e conectado, o modelo passa a contar com a nova linguagem global de estilo da Volkswagen, jovial e esportiva, além de trazer tecnologias e equipamentos inéditos no segmento. Além disso, o novo Cross up! passa a ser oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas e motor 1.0 TSI de até 105 cv, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas.

O Volkswagen Novo Cross up! chega ao mercado brasileiro em busca dos consumidores que focam um veículo "aventureiro"
O Volkswagen Novo Cross up! chega ao mercado brasileiro em busca dos consumidores que focam um veículo "aventureiro"

O novo Cross up!, que começa a chegar às concessionárias VW ainda este mês, passa a trazer novidades funcionais, especialmente quando o assunto é tecnologia. Faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e suporte para celular estão entre os recursos exclusivos do novo up! na categoria. E mais: o aplicativo exclusivo "maps + more" desenvolvido pela Volkswagen possibilita monitorar as principais funções do veículo por meio do smartphone.

Um carro à frente do seu tempo, o novo Cross up! 2018 conta com painel totalmente novo: do instrumento combinado maior e o acabamento refinado ao volante multifuncional de estilo global e a iluminação de ambiente (recurso inédito na categoria). Um conjunto de novidades que resulta em um interior mais sofisticado.

Robustez e força

A versão aventureira do novo up! traz aparência ainda mais robusta. O visual esportivo e imponente do novo Cross up! é marcado por vários elementos exclusivos, sempre conciliando forma e função. Voltado para um perfil de consumidor diferenciado, o novo Cross up! traz uma série de diferenciais em relação ao restante da gama. Na dianteira, o modelo conta com apliques em "chrome effect" na seção central do para-choque - esse elemento marcante, no qual estão as entradas de ar inferiores e os faróis de neblina, já ressalta a aparência mais robusta do modelo.  Em todos os modelos TSI da linha 2018, essa parte agora é em preto brilhante.

Os faróis auxiliares com a tecnologia de luz de conversão estática (cornering light) são itens de série para a versão off-road e possuem aros cromados. A parte inferior do para-choque traz outro aplique, também em "chrome effect", reforçando o caráter aventureiro do modelo.

Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do novo cross up! e conferem ao modelo proteção extra no uso diário. As faixas laterais, também em plástico preto, protegem as portas e trazem o emblema da versão com grafia exclusiva "cross up!". É exclusivo da versão o rack de teto em "chrome effect", que torna o modelo mais versátil - esse acabamento é dado também aos retrovisores externos.

O visual forte do Cross up! é complementado pelo elemento inferior do para-choque traseiro em "chrome effect". Outro destaque é o friso cromado na tampa traseira, que transmite sofisticação ao visual do compacto.

No interior do modelo também há detalhes exclusivos: a soleira das portas dianteiras recebe aplique de alumínio e as alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em "native".Os bancos têm revestimento exclusivo em tear "hydra" cinza - o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco.

O painel possui detalhes em "chrome effect" conta com a faixa superior (PAD) com estilo Pixxl Paladium, que harmoniza com o ambiente em Preto Titan.

Conectividade
O novo Cross up! TSI oferece o inédito sistema "Composition Phone", que por meio do aplicativo "maps + more" (disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS) instalado no smartphone permite a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. Com tela colorida de 5", o sistema "Composition Phone" conta ainda com entradas auxiliar e SD-Card e porta USB (capaz de carregar a bateria do celular), posicionada no suporte de celular.

O pareamento entre o celular e o sistema de som ocorre via Bluetooth, de maneira simples e rápida. Ao abrir o aplicativo "maps + more", a tela do smartphone passa a ser a tela central do sistema de som e, com isso, é possível também controlar algumas funções do celular via sistema de som. Vale ressaltar que, paralelamente ao uso do aplicativo Volkswagen, é possível utilizar outros aplicativos, como o Spotify, o Waze, entre outros.

Novos testes
A Volkswagen realizou uma nova bateria de testes no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO e, considerando o volume de vendas, adotou também configurações com pneus 14" com baixa resistência ao rolamento. Isso fez o novo up! TSI atingir excelente marca de 1,40 MJ/km, conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012. O valor obtido até então com pneus aro 15 (e que permanece para os modelos com esse equipamento de série) foi de 1,44 MJ/km. Mais do que reafirmarem o up! no posto de carro mais econômico do segmento, esses dados reforçam o modelo Volkswagen como um dos mais econômicos entre todos os equipados com motor flexível avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, obtendo a classificação "A".

A eficiência energética do up! TSI está acima inclusive da obtida por modelos da concorrência sem ar-condicionado e direção com assistência. O up! TSI leva apenas 9,3 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, com velocidade máxima de 181 km/h.

Motor MPI

As versões Take up! e Move up! podem ser equipadas com o também premiado motor 1.0 MPI. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 tem 82 cv quando abastecido com 100% de álcool e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com álcool e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. A partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

Trata-se do motor mais moderno da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável - a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio "e-flex", que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho), e o coletor de escape integrado ao cabeçote, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.

Outra solução inovadora adotada no motor 1.0l de 3 cilindros é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote - o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

O up! MPI leva 12,6 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 163 km/h de velocidade máxima, ambos com álcool (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos, com velocidade máxima de 161 km/h.

Mais seguro da categoria
Todo Novo up! é equipado, de série, com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas), recursos importantíssimos de segurança que são oferecidos apenas pelo modelo Volkswagen na categoria. Além disso, o alerta sonoro e o indicador de uso do cinto de segurança no painel informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados.

No banco traseiro os cintos laterais são retráteis já desde a versão de entrada take up!, que conta com dois apoios de cabeça. Nas demais versões há três apoios de cabeça para o banco de trás.

A utilização do espaço no carro é excepcionalmente boa, por causa de seus 2,42 metros de distância entre-eixos - uma das maiores no segmento -, combinada ao motor compacto e à própria configuração do conjunto motriz. O motorista e os passageiros dianteiro e traseiros viajam com conforto e segurança no novo up!, que tem 1,50 metro de altura, 1,64 m de largura (sem espelhos retrovisores) e porta-malas de 285 litros: as maiores medidas entre os seus concorrentes diretos.

Para tornar o Novo up! tão seguro são aplicados modernos recursos técnicos de construção e cálculos avançados para detecção de acidentes, resultando na melhor e mais avançada carroceria produzida no Brasil. Toda a estrutura da carroceria foi desenvolvida para absorver a energia do impacto, cada parte da carroceira tem de ter determinado valor de resistência e rigidez.

A carroceria do up! 2018 tem 75% de seu peso composto por aços especiais, que possuem diferentes graus de resistência, conforme a necessidade - trata-se da aplicação do material correto no local certo. Em sua estrutura combinam-se aços de ultra-alta resistência, alta resistência, média resistência e de estampagem profunda. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva, especialmente no caso de acidentes graves.

O Novo up! também utiliza aços conformados a quente, que possuem ainda maior resistência e que permitiram reduzir o peso da estrutura do carro. O modelo foi o primeiro veículo de seu segmento no Brasil a utilizar esse material e continua a ser o único nesse nicho de mercado com tal tecnologia. Referência de estrutura leve com alta resistência, o Novo up! tem peso em ordem de marcha de apenas 922 kg na versão take up!. O modelo tem os mais altos padrões em sua classe com rigidez torcional estática. Alta rigidez torcional tem um efeito positivo definido no conforto e na dirigibilidade do carro. Em paralelo, a rigidez dinâmica do up! é também excelente, em 48 Hz, e isso traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.

Melhor reparabilidade
O Novo up! conquistou índice 10 no CAR Group 2017, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Isso torna o novo Volkswagen o melhor automóvel do Brasil, entre todos os participantes do estudo,  no quesito reparabilidade.

O Car Group é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e ao custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com off-set de 40% na dianteira esquerda contra uma barreira rígida a um ângulo de 10°. As mesmas condições são aplicadas para o impacto da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

O Novo up! é fabricado em Taubaté (SP), tem garantia total de 3 anos e é oferecido em 7 cores de carroceria: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash (sólidas), além das metálicas Prata Sírios Azul Lagoon, Cinza Platinum e Laranja Habanero.

Preços

1 . Take up! (MPI):      R$ 37.990,00
2 . Move up! (MPI):     R$ 48.290,00
3 . Move up! (TSI) :     R$ 52.790,00
4 . Cross up! (TSI):     R$ 55.600,00
5 . High  up! (TSI):     R$ 57.100,00
6 . ESPECIAL: Up! Connect (TSI):     R$ 54.990,00.

Se o cliente optar pelo TETO pintado em preto, paga R$ 1.400,00.


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