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Wal-Mart investe R$ 850 mi

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CRESCIMENTO - Wal-Mart controla a rede  Bompreço que tem em Natal dois hipermercados, localizados na zona sul da capitalPorto Alegre – A rede varejista Wal-Mart irá investir R$ 850 milhões  no Brasil em 2007 na abertura de 28 lojas – das quais 12 serão de unidades das  bandeiras Todo Dia e Maxxi – e em reformas em pontos existentes. Sem citar números,  o presidente da Wal-Mart Brasil, Vicente Trius, disse hoje que a rede está contente  com o desempenho no País, onde as vendas ultrapassam a performance do mercado.  Em 2006, a cadeia varejista irá inaugurar ainda quatro unidades: em Guarulhos  (SP/Wal-Mart), Recife (PE/Bompreço), Maceió (AL/Sam’s Club) e Imbé (RS/Nacional). O vice-presidente de operações na Região Sul, Marcos Samaha, garantiu que as  marcas Big, Nacional e Maxxi serão mantidas.

As lojas foram adicionadas à rede  Wal-Mart com a aquisição da operação do Sonae Distribuição Brasil, por 635 milhões  de euros. Sem incluir a compra, o Wal-Mart investiu R$ 450 milhões no Brasil,  em 2005, e deve direcionar R$ 600 milhões este ano na abertura de 14 lojas.  Com as quatro que ainda faltam, a rede terminará o ano com 304 unidades no País.  A expansão das bandeiras Todo Dia e Maxxi demonstra a ênfase da rede nos consumidores  de classes C e D. Das 28 lojas novas programadas para 2007, cinco ficarão na  Região Sul, sendo dois hipermercados no Rio Grande do Sul. O Wal-Mart trabalha com uma perspectiva de crescimento próxima a 4% do PIB brasileiro  no próximo ano. Na escala de faturamento do grupo norte-americano, o Brasil  vem após Estados Unidos, Inglaterra, México e Canadá. Trius não quis projetar  como deve ser o comportamento do tíquete médio, a partir do esperado desempenho  da economia. Ele não divulgou o valor atual do tíquete nas principais bandeiras  da rede. Trius estimou que as exportações, a partir do Brasil, devem somar R$  600 milhões este ano, um aumento de 40% ante R$ 450 milhões de 2005. As vendas  são feitas por uma área que coordena as compras globais da rede diretamente  do fornecedor, cujo escritório local fica em Novo Hamburgo (RS). A rede abrirá ao público hoje dois supermercados reformados, um com a  bandeira Nacional, em Porto Alegre, e outra com a bandeira Big em Cachoeirinha  (RS), onde investiu R$ 7 milhões e R$ 4 milhões, respectivamente. Questionado  sobre a expectativa do mercado gaúcho após a aquisição do Sonae, que contava  com uma política agressiva de preços do Wal-Mart, Trius comentou que a rede  “quer ser dominante na percepção do cliente (sobre os preços baixos)”.

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