sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Walfredo Gurgel volta a ficar lotado e 80 pacientes esperam por cirurgia

- Publicidade -
O Hospital Estadual Walfredo Gurgel voltou a registrar superlotação em corredores e em leitos de enfermaria da unidade, que é o maior hospital público do Rio Grande do Norte. A fila no Walfredo até o fechamento desta edição era de 80 pessoas aguardando cirurgias ou transferência para outros hospitais, com perspectiva de diminuição deste número nesta sexta-feira (09). Na última quarta-feira (07), eram pelo menos 100 pacientes. Como a demanda ortopédica é a maior do Walfredo, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) vai abrir leitos em duas unidades para tentar minimizar o problema.
Durante os últimos dias, houve acúmulo de macas no Walfredo Gurgel. No dia 07 de setembro, fila chegou a ter 100 pessoas
De acordo com o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, há perspectivas de abertura de 12 leitos específicos de ortopedia em até 30 dias no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. A expectativa é ter mais um espaço de apoio para cirurgias ortopédicas além do Walfredo Gurgel. O Deoclécio já tem capacidade para cirurgias.
“Estamos buscando ativação de leitos, já fizemos no João Machado nas últimas semanas, fizemos no Giselda, com ativação de 30 leitos que estavam desativados no pós-pandemia e estamos na perspectiva de ativar 12 leitos de ortopedia de enfermaria no Deoclécio Marques, onde já ativamos 06 leitos de UTI”, apontou. 
Segundo a Sesap, foram abertos 8 leitos de neurocirurgia no João Machado e outros 10 leitos gerais, com expectativa de se abrir outros seis leitos clínicos na semana que vem. 
“Nossa equipe está trabalhando na desospitalização, que é uma orientação que já estamos fazendo. Se o paciente foi atendido por um trauma e pode esperar em casa, que vá esperar em casa com garantia de cirurgia marcada, como também viabilizando a transferência de pacientes para outros hospitais que possam recebê-los por estarem estáveis, por estarem apenas completando um tratamento de medicamentos e com isso desafogarmos o hospital”, comenta.
De acordo com o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, o problema da superlotação do Walfredo Gurgel está associado a acidentes automobilísticos e fraturas entre pessoas idosas, o que representam a maioria dos atendimentos da unidade. O Walfredo é voltado para pacientes clínicos graves e pessoas politraumatizadas, além de vítimas de arma de fogo e arma branca.
“Temos tido uma sobrecarga em parte de acidentes que têm aumentado a demanda do Walfredo e de outras demandas que lá chegam, como acidente vascular encefálico e na ortopedia quedas com idosos. E o fato de não termos na Grande Natal nenhuma outra porta para resolver outros problemas simples da ortopedia, como uma situação que não precisa de cirurgia, isso leva a sobrecarga do Walfredo”, disse.
Regulação
Ainda segundo o secretário de saúde, Cipriano Maia, já há regulação no Hospital Walfredo Gurgel desde o final de dezembro do ano passado, isto é, quando o paciente já vem encaminhado de outro serviço de saúde com a garantia de ser atendido. Outra questão que leva a superlotação são as chamadas “ambulâncias brancas”, que em alguns casos vêm do interior do Estado sem regulação.
“Precisamos destacar que o problema não é o Walfredo, é o sistema de saúde como um todo. Quando você não tem a resposta adequada em todas as esferas de atenção, finda sobrecarregando as portas de urgência, porque não fecha portas, diferentemente do privado, que quando sobrecarrega, fecha. Os hospitais públicos não fecham portas, atende nas condições e onde tiver”, disse.
Para a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), Dailva Bezerra, o problema “se arrasta há vários anos” e “os hospitais regionais precisam  serem otimizados  para uma maior abrangência de serviços e assistência”.
“Tem alguns períodos que o sistema dá uma vazão e que tem a ver com o momento epidemiológico do território,  organização dos serviços, com a sua resolutividade de porta. Neste momento, temos discutido com a Sesap sobre as portas que estão abertas para receber os encaminhamentos do Walfredo, pois houve um aumento no Estado em acidentes e outros agravos e não podemos ficar com as macas represadas, pois os municípios ficam sem esse serviço no seu território”, comentou.
“Os municípios têm o papel  de atender a atenção  primária  e sua baixa complexidade. Em sua média, temos municípios polos que atendem uma complexidade  maior, mas somos pactuados a encaminhar a maior complexidade para nossa porta de referência de média mais complexa e de alta complexidade, através de um sistema regulatório, que  terá  que dar vazão  para outras portas, como por exemplo  o hospital Deoclécio Marques, Huol, o município de natal, Memorial/Paulo Gurgel e os hospitais Regionais. Mas reafirmo que os municípios estão cumprindo a sua missão”, finalizou. 
Em nota enviada à TN, a diretoria do Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) disse que a superlotação é um tema “preocupante”.
“Considera-se um problema estrutural, crônico, pela falta de uma rede de assistência, na qual se inclui uma assistência primária e secundária adequada nas diversas regiões do Estado. O Cremern, por ser um órgão com competência legal para fiscalizar a prática médica, tem realizado fiscalizações no HMWG e a partir dos relatórios de fiscalização se discute em plenária a busca de soluções. No entanto, trata-se de um problema complexo que exige da gestão a organização estrutural”, diz nota.
“No ponto de vista paliativo, será necessário um trabalho de diagnóstico, que especifique a causa atual da superlotação. A partir dessas informações deve-se buscar soluções, que amenizem essa situação. Considerando que a superlotação compromete a assistência médica, o Cremern, junto ao seu departamento de fiscalização, fará uma nova fiscalização”, acrescenta. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas