quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Williams acerta com Sirotkin para vaga de Felipe Massa

- Publicidade -

Grove (AE) – Após semanas de suspense e especulações, a Williams confirmou ontem a contratação de Sergey Sirotkin para ocupar a vaga que foi do brasileiro Felipe Massa a partir da temporada 2018 na Fórmula 1. O jovem russo ganhou a disputa direta com o polonês Robert Kubica, que terá que se contentar com a função de piloto reserva do time britânico. Sirotkin, de 22 anos, fará dupla com o canadense Lance Stroll, de apenas 19 anos. Será a dupla de menor experiência no grid da Fórmula 1, que agora têm definidas as parcerias de todas as equipes para a nova temporada.

O russo desbancou Kubica com a força do aporte financeiro dos seus patrocinadores. Sirotkin faz parte do programa da SMP Racing, que é bancada SGM Group, uma das maiores companhias de energia da Rússia. E tem o bilionário Boris Rotenberg, aliado do presidente Vladimir Putin, como um dos seus proprietários.

Em novembro do ano passado, rumores chegaram a apontar Kubica como franco favorito a ficar com a vaga de Massa. O polonês teria assinado até um pré-contrato com a Williams. Mas o polonês perdeu força nesta disputa particular após participar dos últimos testes do ano, comandados pela Pirelli, em Abu Dabi.

Segundo comunicado divulgado pela Williams, o russo “impressionou a equipe com sua performance no teste”, ao pilotar o modelo FW40 pela primeira vez. Sirotkin tem menor experiência que Kubica no automobilismo e na Fórmula 1, mas maior intimidade com os atuais carros da categoria. Antes de virar titular da equipe britânica, o russo foi piloto de testes da Sauber em 2014. Na Renault, exerceu a mesma função nos últimos dois anos. Em 2015, ele fez sua estreia na GP2, terminando o campeonato na terceira colocação geral e repetindo o desempenho na temporada seguinte, já atuando ao mesmo tempo como reserva da Renault.

No ano passado, ele ganhou oportunidades para testar o carro do time francês em treinos livres de algumas etapas do campeonato. Também participou dos testes no Bahrein e em Abu Dabi, no fim do ano. “Precisei fazer um esforço imenso para chegar aqui e estou muito feliz e agradecido a todo mundo. O resultado do nosso esforço combinado me ajudou a alcançar o meu sonho”, comemorou o russo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas