quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Wilma de Faria contempla pré-candidatos

- Publicidade -

PT - Fátima conseguiu manter Adelmaro na Secretaria de SaúdeCom a definição dos novos secretários e diretores dos órgãos e empresas das administração indireta, a governadora Wilma de Faria não nomeou nenhum pré-candidato a prefeito de Natal, mas acatou indicações das quatro lideranças da base aliada do governo que pleiteiam disputar o Executivo do Palácio Felipe Camarão. Foram contemplados o deputado federal Rogério Marinho (PSB), a deputada federal Fátima Bezerra (PT), a deputada estadual Micarla de Souza (PV) e o deputado estadual Luiz Almir (PSDB). Os quatro aparecem nas articulações e conversas políticas como possíveis candidatos à sucessão do prefeito Carlos Eduardo.

Dos quatro, com as escolhas de Secretaria, ficam fortalecidos Rogério Marinho, que indicou a titular da Educação, professora Ana Cristina Cabral, e Fátima Bezerra, que assegurou a continuidade do médico Adelmaro Cavalcanti na Saúde. O que mostra mais “fragilidade” política é o deputado Luiz Almir, que indicou o irmão Evandro Magalhães para a CEASA. A deputada Micarla de Souza emplacou o nome do marido Miguel Weber para a recém-criada Secretaria de Esporte e Lazer.

Mas esses não foram os únicos contemplados políticos no novo secretariado da governadora Wilma de Faria. Quase todos os auxiliares foram indicações políticas, dispensando o lado técnico. O PSDB, presidido pelo senador Geraldo Melo, ficou com a diretoria da Emparn, que passa a ter como titular o ex-prefeito de Pureza Henrique Santana. Indicação única também teve o Partido Liberal, que emplacou o empresário Marcelo Rosado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na verdade, Marcelo é um “misto” de indicação pessoal da governadora e do deputado federal João Maia. Questionado sobre sua indicação Marcelo Rosado desconversou: “Não saberia lhe responder, mas acho que são dos dois (Wilma de Faria e João Maia)”.

Entre os novos auxiliares, a chefe do Executivo também demonstrou “atenção” ao ex-senador Fernando Bezerra. Mesmo sem ocupar cargo eletivo e sem presidir mais um partido político (o PTB), Bezerra emplacou o nome do empresário Fernando Fernandes para a Secretaria de Turismo. Com a indicação do deputado Wober Júnior o PPS ganha espaço na Secretaria de Gabinete Civil. “O Gabinete Civil é sempre uma escolha pessoal da governadora. Mas lógico que minha presença aqui representa também a participação do PPS no Governo”, analisou o deputado estadual.

Auto-suficiência de energia é prioridade

Para o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado, uma das prioridades será o projeto de auto-suficiência energética do Estado. “Com a auto-suficiência nós atrairemos mais empresas para o Rio Grande do Norte. Nossa gestão vai continuar os projetos já iniciados na época de João Maia como secretário”, observou.

Ele estimou que com os projetos em andamento, como o biodiesel e a ampliação da geração de energia eólica, além de outros, o Estado poderá ganhar nos próximos anos um investimento de R$ 15 bilhões. “O Rio Grande do Norte tem um potencial muito grande e acredito que com o trabalho nesses projetos nós poderemos ter esses investimentos iniciados nos próximos anos”, comentou Marcelo Rosado.

O mossoroense está integrando o Governo Wilma de Faria há um ano e meio quando foi nomeado para diretor Técnico da CAERN.  A familiaridade com o segmento da indústria não é novidade para Marcelo Rosado. Antes de ocupar a CAERN ele trabalhava nas empresas da família, que atuam com o comércio atacado, varejista e industrial em Mossoró.

O novo secretário de Desenvolvimento já foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró.

Segurança fica na cota pessoal da governadora

As secretarias consideradas “chaves” para o Governo tiveram indicações políticas. A única exceção foi a Secretaria de Segurança, que ficou como cota pessoal da governadora Wilma de Faria com a indicação de Carlos Castim. No entanto, as pastas da Educação e Saúde foram indicações de lideranças políticas.

No caso da Secretaria de Saúde a escolha foi do Partido dos Trabalhadores que defendeu a continuidade do médico Adelmaro Cavalcanti. O titular enfrenta inclusive uma crise no segmento, com a greve dos médicos, que já dura 15 dias. Os médicos defendem um plano de carreira próprio. Já os demais servidores da Saúde dizem que se o Governo atender essa “regalia” entram em greve em sinônimo de protesto.

A Secretaria Estadual de Educação foi também uma indicação política, feita pelo deputado federal Rogério Marinho. Ele estava sendo cogitado para ocupar o cargo, mas optou por assumir o mandato na Câmara Federal e colocar sua ex-chefe de Gabinete Civil Ana Cristina Cabral como titular da pasta.

A única pasta que tem indicação pessoal é a Segurança Pública. O novo titular é Carlos Castim, que até então era secretário adjunto de Gabinete Civil. “Eu já tenho uma proximidade muito grande com a Segurança. Ano passado intermediei as negociações com o Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis), ajudei no projeto de remoção de presos, no PCCS dos policiais e também participei do trabalho para recuperar o helicóptero”, lembrou Carlos Castim.

Ele disse que assume com duas grandes prioridades: colocar a polícia nas ruas e continuar a ação, junto com a Secretaria de Justiça e Cidadania, na remoção dos presos das delegacias. “Vou tomar pé da secretaria, das prioridades e assumir nossas metas”, destacou.

A então secretária de Segurança, delegada Kalina Leite, volta a ser adjunta da Pasta. Para ela uma das prioridades do novo secretário deve ser fomentar as ações de inteligência. “Carlos Castim já tem uma proximidade com a Segurança. O novo secretário precisa trabalhar também para que a população tenha confiança na polícia, é preciso trabalhar com a comunidade”, lembrou Kalina. Avaliando o período de um mês que passou como titular ela destacou o trabalho feito na segurança da zona Norte, a central de transferência de presos e a solução do seqüestro da funcionária pública Ana Helma Fonseca.

Gabinete Civil fica com Wober Júnior

Pela primeira vez no Governo Wilma de Faria a Secretaria de Gabinete Civil  não estará ocupada por um parente da chefe do Executivo. No início do seu primeiro mandato, ela nomeou o irmão Carlos Faria, que saiu depois que o escândalo do “Foliaduto”, o desvio de R$ 2 milhões da Fundação José Augusto, começou a ganhar as manchetes de jornal. Em seguida, o cargo foi ocupado pelo primo da governadora, o jornalista Aluízio Lacerda.

Dessa vez, a pasta ficará com o deputado estadual Wober Júnior. Em contato com a reportagem da TRIBUNA DO NORTE ontem, ele evitou fazer comentários, mas disse que se sentia “lisonjeado” com a indicação. “A governadora sabe que sou um defensor dos valores democráticos”, destacou. Mas ser auxiliar de primeiro escalão do Governo Wilma de Faria não é novidade para Wober Júnior que, no primeiro mandato, foi secretário estadual de Educação.

Mas a governadora Wilma de Faria não “desempregou” o primo, o jornalista Aluízio Lacerda. Ele foi indicado para a presidência do Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte, o ex IPE.

Quem terminou deixando o Governo, foi o advogado Paulo Linhares, que estava como titular do IPERN.

Desafios dos novos secretários

Os novos secretários do Governo do Estado têm um discurso comum: acreditam que começarão a enfrentar um grande desafio no comando de pastas que integram o primeiro escalão do segundo Governo Wilma de Faria. A nova secretária de Educação, Ana Cristina Cabral Medeiros, disse que recebia a indicação como um desafio para servir ao Estado.

“Vamos começar nosso trabalho fazendo um diagnóstico da educação e sabendo das condições atuais. A estatística que temos hoje é do Ministério da Educação, referentes a 2003. Precisamos fechar algumas informações também da Secretaria”, comentou. Já falando em tom de gestora, ela ressaltou a prioridade nacional que a educação recebe e destacou que a tarefa não é apenas do Governo do Estado ou Federal, mas é uma responsabilidade conjunta de todos.

“Precisamos olhar para a qualidade do ensino para que, realmente, o aluno veja que vale a pena estudar”, disse. Atuar na educação não é nenhuma novidade para Ana Cristina Cabral. Ela já atuou durante 8 anos na Universidade Potiguar como pró-reitora de diversas áreas, como Graduação e Extensão e Pesquisa. Psicóloga por formação, Ana Cristina tem especialização em Gestão de Pessoas e mestrado em Administração, entre outras formações. 

Novo diretor da Emparn fará diagnóstico

O engenheiro civil Henrique Santana é outro estreante no cargo. Pela primeira vez ele dirigirá a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). “Aceitei o convite da governadora e para mim será um grande desafio. Sei da importância da Emparn e da sua qualidade de pesquisadores e técnicos”, comentou.

Ele disse que o primeiro trabalho na Emparn será fazer um diagnóstico da empresa e em seguida encaminhar para aprovação da governadora Wilma de Faria uma política para a Emparn. Sobre a sua indicação, Henrique Santana confirmou que a sua presença é a prova da participação do PSDB no Governo Wilma de Faria. “Foi uma indicação do senador Geraldo Melo, mas a partir da posse minha líder será a governadora Wilma de Faria”, completou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas