quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Wilma de Faria será velada na Catedral Metropolitana

- Publicidade -

O corpo da ex-governadora Wilma de Faria será velado na Catedral Metropolitana de Natal, a partir das 9h, desta sexta-feira (16). Anteriormente, o velório seria realizado no Palácio da Cultura, na Praça 7 de Setembro.
Wilma de Faria faleceu na noite de ontem
Wilma de Faria faleceu às 23h40 desta quinta-feira (15), aos 72 anos, na Casa de Saúde São Lucas. Ela lutava contra um câncer há quase dois anos.

#SAIBAMAIS#Antes do sepultamento, está marcada para as 17h30 uma missa na catedral e, em seguida, o corpo será levado para Cemitério Morada da Paz, em Emaús, onde ocorrerá o sepultamento, marcado para às 19h.

História

Nascida em Mossoró, Wilma era professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e iniciou sua carreira política em 1979, quando comandou o Movimento de Integração e Orientação Social (Meios) durante a gestão do então governador Lavoisier Maia, com quem era casada à época. Em 1983, já com José Agripino como governador, Wilma de Faria foi secretária de Trabalho e Assistência Social do Estado, antes de disputar e ser eleita, em 1986, deputada federal para a Constituinte.

No entanto, foi em Natal onde ela deixou sua principal marca como política. Em 1988, Wilma foi eleita prefeita da capital potiguar, cargo que voltou a ocupar em 1997 e 2001. Porém, em 2002, ela deixou o terceiro mandato na prefeitura para disputar o Governo do Estado. Ela havia sido derrotada na primeira tentativa, em 1994, mas foi eleita em 2002. Em 2006 conseguiu a reeleição

Em março de 2010, Wilma renunciou ao cargo para disputar o Senado Federal. Favorita a uma das duas vagas em disputa, Wilma terminou na terceira colocação, sendo superada por Garibaldi Filho e José Agripino. Em 2012, Wilma foi eleita vice-prefeita de Natal, na chapa de Carlos Eduardo. Em 2014 tentou, mais uma vez, a eleição no Senado, mas foi superada por Fátima Bezerra (PT).

Em 2016, Wilma de Faria foi eleita vereadora de Natal, pelo PTdoB. Durante o tratamento de saúde, a parlamentar precisou se licenciar do cargo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas