quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Wilma diz a Robinson não ter compromisso para 2010

- Publicidade -

ELEIÇÕES - Robinson Faria conversou com Wilma sobre a formação de  alianças em Natal

A governadora Wilma de Faria informou ao deputado Robinson Faria que a aliança entre PMDB, PSB e PT não implica definição prévia de nome para concorrer ao governo em 2010. “”Ela me disse que tem informações que não há um fechamento para 2010”, disse o deputado. Robinson Faria explicou que não pretende demorar muito para definir se integrará a aliança firmada. “Ela fez um apelo a mim para que eu participasse desse entendimento, mas ficamos de ter uma segunda conversa”, contou.

Uma outra conversa também será realizada entre Robinson Faria e com o deputado federal João Maia, que propôs uma parceria político para começar este ano e se estender até 2010. O presidente da Assembléia Legislativa observou que a conversa com a governadora foi apenas a primeira depois do anúncio da aliança e que ele pode até discordar do método como foi feito o acordo mas isso não abalará o desejo de seguir sob a liderança de Wilma de Faria. “Não terá pronunciamento meu em Natal que não seja em total sintonia com a governadora Wilma de Faria”, afirmou.

Robinson Faria explicou que a possibilidade de indicar o candidato à vice-prefeitura não é o fator decisivo na definição quanto a integrar a aliança. “O cargo de vice é irrelevante”. O deputado explicou que nesse diálogo há algo mais importante: “A parceria”. “Que a gente se sinta confiante como me sinto confiante em ter hoje Wilma como parceira”, disse Robinson Faria, elegendo o que considera essencial para seduzir seu grupo à ingressar na chapa de coalizão.

O presidente da Assembléia Legislativa aproveitou a entrevista ainda para deixar claro que não considera que Wilma de Faria o excluiu do processo de negociação política envolvendo a sucessão em Natal. “Ela não fez nada pelas minhas costas. Eu posso até não concordar em participar desse grupo, mas não culpar a governadora de negociar pelas minhas costas. Pelo contrário: a todo momento ela tentou contato comigo”.

Quanto aos outros dois candidatos, Robinson faria esclareceu que – com relação a Micarla de Souza – a simpatia por ela permanecerá mesmo que a decisão do PP e do PMN seja de apoiar a deputada federal Fátima Bezerra. Quanto ao deputado federal Rogério Marinho, que mantém uma candidatura à revelia da decisão de seu partido, Robinson Faria negou qualquer possibilidade de apoiá-lo.

PSDB deve ter candidatura própria

Depois de duas candidaturas lançadas, a da deputada federal Fátima Bezerra (PT) e da deputada estadual Micarla de Sousa (PV), a eleição em Natal deverá ganhar um novo candidato. O presidente de honra do PSDB, ex-deputado federal João Faustino, disse que a prioridade do partido é lançar candidatura própria e, nesse caso, o indicado deverá ser o ex-senador Geraldo Melo, presidente estadual dos tucanos. “Estamos avaliando a situação, refletindo sobre os acontecimentos, conversando com segmentos. Mas vemos hoje que há espaço para nossa candidatura própria e tem uma definição do diretório municipal para lançar candidato próprio”, comentou João Faustino.

Ele analisou que caso o PSDB não lance candidato, o “plano B” seria apoiar a deputada estadual Micarla de Sousa, candidata do Partido Verde. “Iremos para Micarla de Sousa até porque tem uma resolução do PT que exclui o PSDB de qualquer aliança. Em Belo Horizonte o candidato não era nem do PSDB, mas o PT não entrou na coligação”, destacou.

O presidente de honra do PSDB confirmou que a deputada Micarla de Sousa já procurou o partido para pedir apoio. “Nós só podemos conversar com quem nos procura. E até agora quem nos procurou foi a deputada Micarla de Sousa”, ressaltou. E o PSDB deseja indicar o vice em uma possível composição com o PV? “É possível indicar o vice, mas isso não está em pauta nesse momento. Nós trabalhamos hoje com a possibilidade de lançar candidato próprio. As alianças que foram feitas serão respeitadas, mas vamos procurar fazer as nossas alianças”, respondeu. Ao analisar o recente episódio em que a governadora Wilma de Faria (PSB) anunciou apoio a deputada federal Fátima Bezerra, mas o deputado federal Rogério Marinho (PSB) manteve a pré-candidatura, João Faustino alertou que essa postura do parlamentar peessebista pode inviabilizar o apoio do partido à candidata petista.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou o presidente estadual do PSDB, o ex-senador Geraldo Melo, mas ele não pode atender ao telefone e a secretária informou que estaria embarcando para São Paulo.

Secretário descarta exoneração

Embora seu partido, o PV, tenha candidato a prefeito de Natal, o secretário estadual de Esportes, Miguel Weber, não acredita que isso implicará em uma saída dele do cargo. Enquanto a governadora Wilma de Faria apóia a deputada federal Fátima Bezerra, Miguel Weber é marido da candidata do Partido Verde, a deputada estadual Micarla de Sousa. “Nossa aliança é estadual; as eleições são municipais. Essa postura não passa por um rompimento na relação. São coisas diferentes. Até porque o PSB não tem nem candidato próprio, o que vai fazer é apoiar um candidato de outro partido”, comento Miguel Weber.

Ontem ele esteve reunido com a governadora Wilma de Faria, mas disse que não tratou de política. “Foi uma reunião administrativa, entreguei relatórios consolidados sobre ações da Secretaria”, disse Miguel Weber.

Ele afirmou que ficou de conversar até o final do mês novamente com a chefe do Executivo estadual e, dessa vez, sobre política. Enquanto o marido mantém conversas administrativas com a governadora Wilma de Faria, a deputada Micarla de Sousa continua optando pelo silêncio. Ela não comenta a composição da chapa da coalizão, integrada pela deputada federal Fátima Bezerra, e também o descarte feito pela presidente estadual do PSB que negou o apoio a candidatura do PV.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas