sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Wilma e Micarla abrem diálogo sobre parcerias

- Publicidade -

DIÁLOGO - Wilma e Micarla de Sousa prometem tocar projetos em parceria

A governadora do Estado, Wilma de Faria (PSB), e a prefeita eleita de Natal, Micarla de Sousa, tiveram ontem o primeiro encontro administrativo após a eleição de 5 outubro. As duas discutiram as parcerias que o governo e o município devem manter pelos próximos anos. Tanto Wilma de Faria quanto Micarla de Sousa enfatizaram, em entrevista após a reunião, que o diálogo havia sido apenas administrativo.

Na reunião, ficou decidido que ainda esta semana o secretário de Planejamento, Vagner Araújo, e um integrante da equipe de transição da futura administração conversarão sobre o Pró-transporte, programa de infra-estrutura que é feito por meio de parceria envolvendo a Prefeitura de Natal e o governo do Estado. Também esta semana haverá discussão sobre obras referentes aos preparativos para a candidatura de Natal a uma das sedes Copa do Mundo de 2014.

O Pró-transporte é um programa orçado em R$ 72 milhões, do qual 90% dos investimentos são responsabilidade do Estado e 10% da Prefeitura de Natal. Em Natal, o programa atua promovendo uma série de melhoramentos em vias urbanas, principalmente na zona Norte da cidade. Com relação á Copa do Mundo de 2014, a intenção é que o Estado e Natal unifiquem seus projetos para apresentá-los de maneira unificada seguindo as exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A escolha das cidades-sedes ocorrerá no início do próximo ano.

Ao chegar ao Centro Administrativo, a prefeita eleita Micarla de Sousa, explicou que vinha ao Centro Administrativo estabelecer com a governadora uma parceria necessária para Natal. “Tenho obrigação de bater ás portas. Para que a administração possa realmente trabalhar as demandas. Natal precisa desse apoio, dessa aliança com o Governo do Estado, para fazer as obras e os projetos”, justificou.

Ao final da reunião, que durou cerca de 1 hora, as duas concederam rápidas entrevistas. Wilma de Faria, foi clara: “A governadora e a prefeita eleita estão juntas em alguns projetos já existentes e em outros que poderão existir, numa parceria importante em favor do nosso povo”. E acrescentou, logo em seguida: “O governo vai continuar trabalhando em parceria com a Prefeitura”.

Planejamento começa em vinte dias

O vice-prefeito eleito Paulinho Freire disse que espera concluir os estudos da transição no prazo de 20 dias. Ontem à tarde, os grupos da prefeita eleita Micarla de Sousa e do atual gestor Carlos Eduardo tiveram a primeira reunião. “Sabemos que temos um pouco de pressa. No máximo em 20 dias estaremos com todas as informações, encerrando a transição para dar início ao nosso trabalho que é o planejamento para o início do nosso governo”, destacou Paulinho Freire. O encontro da tarde dessa segunda-feira durou quase uma hora e foi acertado que a equipe da prefeita eleita deverá entregar hoje os questionários e até a próxima sexta-feira os secretários municipais responderão à solicitação de  informação. A partir daí, começarão as reuniões setorizadas.

“Eles (a Prefeitura) têm até sexta-feira para dar a resposta. Aí nós faremos uma análise e depois o contato de cada pessoal nosso que participa da transição com os secretários e técnicos que fazem parte de cada secretaria”, destacou o vice-prefeito. Ele avaliou como “muito positiva” a reunião com o grupo do prefeito Carlos Eduardo. “Continuamos com o mesmo espírito da nossa conversa com o prefeito Carlos Eduardo (na semana passada) e as equipes estão se entrosando para obter as informações e fazer o planejamento principalmente dos 100 primeiros dias”, ressaltou.

A equipe de transição do prefeito Carlos Eduardo é coordenado pelo secretário chefe do Gabinete Civil, João Bosco Pinheiro. Ele ressaltou que o primeiro encontro foi muito transparente o que contribui para a transição tranqüila. “Eles (a equipe de Micarla de Sousa) começaram a demandar as informações e já repassamos alguns relatórios”, destacou João Bosco.

Carlos Eduardo afirma que recebe incentivos para concorrer em 2010

O prefeito Carlos Eduardo admitiu que recebe incentivos para a ser candidato ao governo do Rio Grande do Norte. Ele disse que, após deixar a Prefeitura de Natal, continuará atuando na política e buscando um projeto para 2010. Mesmo sem afirmar que deseja ser candidato ao governo, ele confirmou que depois de passar pelos Poderes Legislativo e Executivo, tem uma identificação maior com esse último.

“Identifiquei-me mais com o Executivo. Já tinha tido uma experiência como secretário de Estado, na época do então governador Garibaldi Filho, e tive também uma boa experiência no Legislativo, mas gostei mais do Executivo”, comentou o prefeito de Natal, durante entrevista ao programa Panorama do RN, da Rádio Globo Natal. Ele disse que sente “satisfação” ao escutar as pessoas incentivando a candidatura ao governo e avalia como uma aprovação da gestão que está concluindo na Prefeitura de Natal. “Seja quando estou no trabalho ou no lazer, as pessoas me estimulam a sair candidato. Realmente, tenho sido estimulado pelos natalenses, mas essa é uma decisão para mais adiante”, ressaltou Carlos Eduardo. O prefeito defendeu a continuidade da aliança do PSB com o PMDB. Ele avaliou que uma chapa para o Senado com Garibaldi Filho e Wilma de Faria é “muito forte”. “Eu teria que conversar com meu partido, ouvir a coligação. Mas sem dúvida essa é uma chapa muito forte”, ressaltou.

Sobre o seu destino partidário, o prefeito, que é presidente municipal do PSB, disse que não tem intenção de deixar a legenda. No entanto, ele confirmou que já recebeu algumas demonstrações de partidos que gostariam de tê-lo como filiado. “Desde que terminou a campanha eu não conversei política com ninguém. Recebi algumas demonstrações de partidos, mas nada oficial”, ponderou Carlos Eduardo.

O prefeito destacou ainda que, no momento, está preocupado em cuidar “exclusivamente” da cidade e disse que até o final do ano cumprirá um grande cronograma de inaugurações, que começará na próxima sexta-feira com o Memorial de Natal, que será instalado no Parque da Cidade.  Carlos Eduardo analisou que deixará como desafio para a futura prefeita Micarla de Sousa a continuidade das obras de saneamento básico. “A Prefeitura fez o seu dever de casa, muito foi o trabalho, mas entendo que ela deve continuar esse trabalho”, completou.

O chefe do Executivo municipal considerou “politicagem” a Comissão Especial de Inquérito que foi instalada na Câmara Municipal de Natal para investigar o “sumiço” de R$ 2 milhões da Secretaria Municipal de Saúde. “Isso é uma inspiração de politicamente. Essa CEI já foi feita e os resultados estão lá na Câmara.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas