Woden Madruga conta memórias no FLIN

Publicação: 2017-11-11 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Érika Oliveira
Especial para a TN

O Festival Literário de Natal (FLIN) trouxe destaque, na noite desta sexta-feira, 10, ao tema que conduz esta edição do evento. “Memória e Ficção” na construção do gênero romance foi o assunto comentado pelo poeta potiguar Humberto Hermenegildo e o escritor João Almino na Tenda dos Autores.

Garibaldi Alves, Carlos Eduardo e Dácio Galvão prestigiaram Woden
Garibaldi Alves, Carlos Eduardo e Dácio Galvão prestigiaram Woden

Na Tenda Moacy Cirne, o jornalista potiguar Woden Madruga dividiu com o público a sua experiência de 63 anos de profissão. Começando pelo Diário de Natal até o atual momento,  Madruga reviveu histórias que agradaram o público que acompanhou sua conversa.

O imortal da Academia Brasileira de Letras, o mossoroense, João Almino apresentou ao público a presença da memória em suas produções literárias, passeando por diferentes abordagens: a tentativa de sua reconstituição, a vontade de esquecê-la, a interposição de lembranças e a construção da memória coletiva. “Mas a memória é falha”, disse o autor ao começar a discutir sua nova obra, "Entre Facas, Algodão", que foi lançada pouco depois no estande da Cooperativa Cultural.

O poeta Antônio Cícero e o cronista Vicente Serejo responderam ao questionamento tema da mesa redonda seguinte: "Vale tudo na poesia?". Para Cícero, “num sentido mais profundo, não". O poeta lembrou das métricas e versos necessários para construção de poemas no passado, mas também ressaltou que a vanguarda "abriu tantas possibilidades que não há mais espaços para regras”.

A discussão centrou-se na afirmativa de que a poesia não é instrumentalista. “Não é que ela sirva para alguma coisa, a poesia nos introduz a uma maneira de aprender o ser que não tem nada de utilitário", completou.

Literatura e Cinema foram debatidos  com o cronista Marcelo Rubens Paiva e a cineasta Carla Camurati. Por fim, o público pode apreciar o show da dupla Os Nonatos e a lírica de seus versos românticos.

Mais
Leia mais sobre o FLIN 2017 no Caderno Especial – 1 a 8. E veja imagens e vídeos da terceira noite no site.

Veja as imagens desta sexta



continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários