sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Zona do euro lança oficialmente seu fundo de resgate

- Publicidade -

Ministros das Finanças da zona do euro lançaram oficialmente hoje (8) um novo fundo permanente para resgatar países e bancos do bloco que estejam em dificuldades financeiras. O Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês) terá capacidade de emprestar até 500 bilhões de euros (R$ 1,3 trilhão) até 2014.

Primeiro, funcionará em paralelo ao Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSF), que já emprestou a Portugal, Irlanda e Grécia; depois, o substituirá.

A Alemanha, a mais forte economia da zona do euro, deverá ser a maior contribuinte do fundo – cerca de 27% do total do dinheiro deverá vir de Berlim.

O ESM funcionará como uma agência da União Europeia e será liderado por Jean-Claude Juncker, premiê de Luxemburgo e presidente do grupo de ministros das Finanças do bloco.

Olli Rehn, comissário europeu para assuntos econômicos e monetários, disse que o ESM ajudará a moldar “o futuro da união monetária”.

“Em comparação com onde estávamos, dois anos e meio atrás, quando não tínhamos instrumentos de gerenciamento de crise, agora estamos avançando e reforçando a união monetária e econômica”, declarou. “Não há clima para festas, mas estou menos pessimista do que antes [no que diz respeito] à zona do euro”, completou.

Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas