sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Zona Oeste de Natal terá Centro de Enfrentamento da Covid-19

- Publicidade -
A Prefeitura do Natal estuda abrir mais um Centro de Atendimento e Enfrentamento da Covid-19, desta vez no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na zona Oeste. O prefeito Álvaro Dias visitou o espaço nesta terça-feira, 14, ao lado de alguns auxiliares, e viu as condições para a utilização, inclusive aproveitando que as aulas estão suspensas, o que facilitaria o uso de alguns espaços para a instalação dos consultórios. 
Estrutura a ser montada no Cemure seguirá o mesmo padrão dos empreendimentos operacionalizados na Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias pela SMS Natal
O Centro funcionará nos mesmos moldes do que foi instalado no ginásio Nélio Dias, na zona Norte da cidade, onde as pessoas com sintomas leves ou mesmo assintomáticas podem procurar atendimento, passando por uma triagem, consulta, realizando os testes do SWAB, quando houver indicação médica, e até mesmo iniciar o tratamento precoce com a disponibilização dos medicamentos, de acordo com o protocolo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) e aprovado pelo Conselho Regional de Medicina (Cremern) e pelo Comitê Científico do Município. 
Na primeira semana de funcionamento, o Centro de Atendimento do Nélio Dias recebeu 1.174 pessoas, das quais 316 tiveram indicação médica para a realização do exame SWAB/PCR. Desde o início do funcionamento do Centro, que se soma às 10 unidades com horário estendido que são referenciadas para a covid-19, houve uma diminuição na procura por leitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, que hoje estavam com 63% dos leitos disponíveis para covid desocupados.
“Há duas semanas, a ocupação das UPAs passava dos 100%, com as equipes se desdobrando para atender os pacientes mesmo sem leitos disponíveis, porque também os hospitais estavam com capacidade máxima. Hoje, temos vagas tanto de UTI como de leitos clínicos no Hospital de Campanha e no Hospital Municipal, e acredito que esse trabalho de buscar as pessoas com comorbidades, iniciar o tratamento precoce em quem apresenta sintomas da doença, testar e isolar quem está com o vírus, tem dado resultados que estão sendo sentidos de modo prático pelos colegas médicos que estão na linha de frente”, declarou o prefeito Álvaro Dias. 
 Para ele, a abertura de outro Centro de Enfrentamento na Zona Oeste vai ampliar a capacidade de testagem e de início precoce do tratamento em outra região muito populosa da cidade. “Vamos trabalhar para iniciar os trabalhos dessa outra unidade o quanto antes, para tentar evitar o agravamento da doença nas pessoas que forem infectadas”, afirmou o prefeito.
Leitos
De acordo com dados da SMS Natal, a taxa de ocupação de leitos para covid-19 em Natal está abaixo dos 80%. Dos 45 leitos de UTI disponibilizados para a enfermidade nos Hospitais Municipal e de Campanha, 71% estão ocupados. Isto significa que 13 leitos Covid estão desocupados. Nas mesmas unidades, os 150 leitos de enfermaria destinados a pacientes com coronavírus apresentam uma taxa de ocupação de 60%. E nas três Unidades de Pronto Atendimento a diminuição é ainda mais acentuada. Apenas 37% desses leitos estão ocupados. Das 35 vagas de enfermaria das UPAS, 22 estão livres.
Por sua vez, o percentual do isolamento social no município melhorou nas últimas 24 horas.  Segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN), o isolamento social em Natal nas últimas 24 horas é de 49,64% e nos últimos sete dias é de 44,26%. Percentual superior ao que era registrado antes dos decretos permitindo a abertura gradual de alguns setores da economia, mostrando que a flexibilização de atividades também não tem significado efeitos no isolamento social.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas