sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Seminário debate Copa do Mundo

- Publicidade -

A décima terceira edição do projeto Motores do Desenvolvimento: Seminário Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, que será realizado nesta segunda-feira (16), no auditório do Hotel Pestana, na Via Costeira, terá como tema os impactos da realização do mundial de seleções em Natal. Os debates fazem parte do projeto Motores do Desenvolvimento, realizado pela TRIBUNA DO NORTE, Sistema FIERN, Sistema Fecomercio/RN, UFRN e Governo do Estado, com patrocínio da Assembleia Legislativa, Sebrae/RN, Banco Itaú e Arena das Dunas. As palestras e debates do Seminário terão como foco o impacto da  Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Natal. Quais os benefícios? Como aproveitar o momento? Essas são algumas das perguntas a serem respondidas pelos palestrantes. Estão confirmadas várias presenças de autoridades, entre elas a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho e o deputado federal Henrique Eduardo Alves.
Arena das Dunas, que está sendo erguida no lugar do antigo Machadão, vai colocar o Rio Grande do Norte na rota do moderno futebol
Desde 2009, quando a confirmação da capital potiguar como sub-sede foi anunciada pela Fifa, a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Natal é alvo de comemorações e polêmicas. Para a maioria da população, o evento significará um salto econômico para Natal, com a divulgação do nome da cidade, e de seu potencial turístico, para todo o mundo. Mesmo assim há vários questionamento, como o custo do novo estádio Arena das Dunas e a derrubada do antigo Machadão. De uma forma ou de outra, o assunto Copa do Mundo em Natal é combustível para discussão em qualquer esquina da cidade.
#ALBUM-3450#
A viabilização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Natal começou ainda em 2008, quando o Governo do Estado enviou o projeto da cidade para receber os jogos. À época, poucos apostariam no nome da capital potiguar para uma das cidades do mundial de seleções. Um dos argumentos mais utilizados era a disponibilidade de somente três cidades no Nordeste, colocando-se Fortaleza, Recife e Salvador à frente na corrida. Por vários fatores, desde as belezas naturais até questões políticas, Natal foi escolhida. E a discussão sobre os efeitos benéficos da escolha começou.

Bate papo

Demétrio Torres, Secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo

“Confiança da população é o nosso maior legado”

O senhor sempre foi muito otimista em relação ao mundial de seleções em Natal?

A gente fala muito que é importante para o Estado porque existe um envolvimento com o processo e há exemplos de sucesso por conta dos jogos do mundial em outras partes do mundo. Existe um esforço grande do Estado para realizar esse evento. É importante falar sobre isso para envolver as pessoas, envolver a população. A população precisa participar.

Que exemplos são esses?

Existem muitos exemplos positivos. Alguns negativos também. E é bom frisar isso. Se nós não fizermos a nossa parte, o resultado pode ser decpecionante. Esse resultado será tão melhor quanto melhor for nossa atuação no sentido de nos prepararmos. Há algumas cidades na África do Sul, por exemplo, onde o legado não foi tão positivo. Eles não conseguiram fazer isso. Mas Natal é diferente. Primeiro porque o principal negócio da cidade já é o turismo, pelos nossos recursos naturais, pela beleza da cidade, etc. Isso é uma parte. Se nós fizermos algo a mais no bem receber, nas obras que são necessárias para o evento, a festa em si, eu não tenho dúvida de que será uma grande oportunidade.

Qual será o maior legado?

A gente fala muito no legado em termo de obras, que é muito importante e já vieram e estão vindo muitas obras, mas na verdade eu acho que o legado maior é a confiança da população, da sociedade em geral, de que nós podemos fazer as coisas. No começo, não se acreditava porque nós nos achávamos incapazes. No início, ninguém acreditava. De repente, essas condições foram se criando. Mas depois o engajamento propiciou o sucesso. Agora precisamos fazer um bom evento.

Qual o papel da Secretaria da Copa nisso?

Cada Estado criou uma estrutura própria para a Copa. A maioria criou essas secretarias extraordinárias para a Copa. No caso do Rio Grande do Norte, devido à condição de estar sempre próximo do tal regime prudencial, é preciso fazer a coisa menor. Quando a Fifa exige que a secretaria da Copa comande todas as ações, nós fazemos o seguinte: embora tudo o que vem da Fifa passe pela secretaria, o que é específico é passado para a secretaria correspondente. Saúde, Segurança, Trabalho etc. Não adianta querer fazer uma equipe grande somente para a copa, até porque as secretarias têm mais condição de tratar esses temas específicos. E já estão tratando. A Secretaria da Copa atua na intermediação.

E a Arena?

 Como eu acumulo a direção do DER, acabo acompanhando também a questão da Arena das Dunas. Isso está dentro do cotidiano do DER, tanto a Arena quanto as obras de mobilidade, com exceção da avenida Roberto Freire.

O RN irá ganhar um novo estádio. Que padrão terá a Arena?

 Será muito mais moderno. Vamos ver o que compõe esse estádio. É um estádio que tem 1,7 mil vagas de estacionamento, sendo 261 internas. O Machadão não tinha quase nada e num espaço de areia solta, sem pavimentação. Teremos camarotes. O Machadão não tinha. Há espaço chamado de “hospitalidade vip”, onde eram as antigas cadeiras numeradas. Esse espaço é bastante valorizado, caro, durante os jogos. Dez mil lugares temporários, que ficam em uma estrutura atrás dos gols. Isso está sendo usado porque se tivéssemos uma arena com 42 mil lugares fixos, ela não passaria nos critérios de viabilidade econômica. Para a mídia vão ser reservados 1.182 lugares. Esse é um diferencial. Num jogo comum, nós temos no máximo 50 profissionais. Na Copa serão mais de mil. Fora quem fizer a cobertura fora do estádio. É muita mídia espontânea para a cidade. Serão pelo menos 3,5 mil profissionais de mídia. É muito importante para Natal que tem no turismo o seu principal negócio. Esse local com o nome de hospitalidade vip pode receber pequenos eventos com até dois mil lugares. Quando acabar a Copa, serão lugares para receber eventos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas