FPM 2022
Atualizado: 00:21:51 27/11/2021
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com 

O Tribunal de Contas da União atualizou os coeficientes destinados ao cálculo das quotas referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 2022. Os municípios terão 30 dias para apresentar contestação.

Natal teve uma pequena elevação em relação a este ano, ficando com 3,107467% da participação relativa no total das Capitais. Entre os municípios potiguares, Mossoró e Parnamirim vão receber 2,699%, cada, do bolo do interior.

Gastos nos gabinetes legislativos 
Ainda nem finalizamos o ano, mas pelo levantamento no Portal da Transparência os deputados federais do estado estão com seus orçamentos apertadinhos. O deputado João Maia (PL) abre alas. Já gastou quase meio milhão de reais da cota parlamentar. Na sequência vem: Girão com 413 mil reais, Beto Rosado com 405 mil reais, Carla Dickson com 393 mil reais, Natália Bonavides com 359 mil reais, Walter Alves com 317 mil reais, Benes  Leocádio com 322 mil reais e Rafael Motta, o mais econômico, com 204 mil reais. 

Saqueando o Inferno 
A propositura é o deputado Kelps Lima (SDD). A Associação Capelania Evangélica Saqueando o Inferno - CAESI que atua em Natal, foi reconhecida pela Casa Legislativa potiguar e pelo Governo do Estado, como de Utilidade Pública.

Deus nos livre desse inferno!!!

Saravá!!!!

Rachado
A reunião do PSD que trouxe o presidente Kassab a Natal teve registrada as ausências dos deputados Jacó Jácome e Vivaldo Costa. Da bancada estadual somente o deputado Galeno Torquato disse sim ao ex-presidente estadual Robinson Faria. Aliás, Robinson fez questão de afirmar que o partido no RN caminhará com o presidente Bolsonaro no próximo pleito eleitoral. 

BR do Mar
A indústria salineira potiguar (Siesal/RN) está comemorando a aprovação pelo Senado da PL 4199/2020 - Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem - BR do Mar.  O projeto amplia a navegação por linhas de cabotagem (entre portos brasileiros) de modo a substituir gradativamente as rotas rodoviárias do transporte de cargas, para reduzir os custos das empresas. Agora, o texto seguirá para votação na Câmara dos Deputados. 

Festival de Gostoso
O filme de ficção científica distópica, Vale do Vento Eterno, escrito e dirigido pelo cineasta potiguar Pedro Medeiros, fará sua pré-estreia neste domingo, às 21 horas, na Mostra de Cinema de Gostoso, local onde foi gravado. Uma co-produção Brasil-Alemanha, o filme foi realizado pelas produtoras potiguares Astromar Filmes em coprodução com a Prisma Filmes. Mais do que um convite para deleitar o olhar, o filme traz indagações e reflexões importantes sobre a humanidade.

Victor Dzenk
O estilista Victor Dzenk – um dos maiores nomes da moda brasileira – apresenta coleção dia 01 de dezembro no Iate Clube de Natal. A informação é do colega TN, Augusto Bezerril.

Surf Dog
Gente. Acontece hoje na Praia de Miami, em Natal, uma disputa no mínimo inusitada, curiosa e questionável, na minha visão: o Surf Dog Festival. A modalidade de surf com cachorros. 

As 14h30, a categoria dos Iniciantes abre a competição; às 15h30 os Veteranos disputam em duas Baterias: a primeira com Humano e Cachorro; a segunda o Cachorro sozinho; finalizando com a premiação às 16h30.  

Sei não, viu! Meu cachorrinho tá fora dessas novidades. 

Vacinação 
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realiza hoje uma Mega Vacinação contra a Covid-19 na capital, com todas as salas de vacinas das unidades básicas de saúde funcionando das 08h às 12h. O natalense vai encontrar disponível a D1, D2 e D3.  

Droga contra a Covid-19 
A Anvisa recebeu nessa sexta-feira (26) da Merck Sharp & Dohme pedido de uso emergencial do medicamento molnupiravir, para o combate à Covid-19. 

Fome chega a Ponta Negra 
É inacreditável a quantidade de populares pedindo esmolas na noite do Novo Calçadão de Ponta Negra. Situação constrangedora, triste e preocupante para quem busca o local para diversão. 

Sagitariana da gema 
Dia 24 de novembro passou a ser uma data especial para o ex-governador Robinson Faria e a ex-mulher Nina Salustino. Na ocasião nasceu Ester, segunda neta, filha de Nathalia Faria e Pedro Parente. 

Cedida
Juíza Brunna Melgaço recebendo flores e amores do maridão juiz Diego Dantas por mais um ciclo de vida  comemorado neste sábado em família

Juíza Brunna Melgaço recebendo flores e amores do maridão juiz Diego Dantas por mais um ciclo de vida comemorado neste sábado em família


Cedida
Roberta Lucena e Rose Varella sob o Pôr do Sol do Potengi em evento do Feito de Papel

Roberta Lucena e Rose Varella sob o Pôr do Sol do Potengi em evento do Feito de Papel


Cedida
Carol Emerenciano festeja o amado Azol (Serginho) com citação de Mário Quintana: Tão bom morrer de amor! E continuar vivendo…

Carol Emerenciano festeja o amado Azol (Serginho) com citação de Mário Quintana: Tão bom morrer de amor! E continuar vivendo…


Cedida
Todas as felicitações à dermato Virgínia Cabral que comemora hoje idade nova em Pirangi cercada pela família e o queridão Paulo Cabral

Todas as felicitações à dermato Virgínia Cabral que comemora hoje idade nova em Pirangi cercada pela família e o queridão Paulo Cabral




Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Salários dos vereadores
Atualizado: 21:44:14 25/11/2021
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com

Se depender da Primeira Câmara do TCE, os vereadores de Natal não poderão ter reajustes nos salários com base na lei municipal 7.108/2020. A decisão cautelar do conselheiro Carlos Thompson proíbe o presidente Paulinho Freire de aplicar os reajustes a partir de 01 de janeiro de 2022, como determina a lei. 

… sem reajuste
A lei municipal que majorou os salários dos vereadores para R$ 19.533,24 durante a legislatura de 2021 a 2024 foi aprovada já se conhecendo os eleitos no último pleito, o que ofende o princípio da anterioridade e à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Antes da eleição para vereador, a Câmara deve fixar a remuneração para a Legislatura seguinte”. 

O descumprimento da recomendação valerá multa diária de R$5 mil ao gestor.
 
Exposição do Plano Diretor 
Mais uma vez, os vereadores de Natal receberão Thiago Mesquita, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, para falar sobre Plano Diretor. O trecho que compreende a praia de Ponta Negra à extensão da praia da Redinha está na pauta desta sexta-feira, das 09h às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Natal. 

A audiência será transmitida pela TV Câmara Natal e pelo canal oficial no YouTube.

Ponta Negra sem acessibilidade
A propósito, a coluna recebe reclamação de leitor antenado comentando da falta de acessibilidade na Orla de Ponta Negra. “Com exceção do local próximo ao Pé do Morro, não há pontos para cadeirantes na orla”, disse.

Invasão na ciclovia 
Também há reclamação contra carros estacionados na ciclovia, na altura do Condomínio Alphaville, em Pium. Ou seja, o motorista deixa de estacionar no local adequado para ocupar a pista dos ciclistas. 

A Secretaria de Trânsito de Parnamirim bem que poderia autuar os infratores sem noções de cidadania. 

PL rompe ...
Quem falou que os acordos políticos no Partido Liberal estão pacificados? Eu, né!!! Mas, parece que em alguns estados o futuro partido de Bolsonaro (ele se filiará no próximo dia 30) prepara candidaturas próprias aos governos estaduais e essas “imposições” estão gerando rasgos de insatisfações entre as alianças já apalavradas.   

… acordos
Bolsonaro tem preferidos em São Paulo e Bahia para desbancar as pretensões de apoio a Dória e ACM Neto. Em São Paulo, quer o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, como candidato; o que deve acontecer também com o ministro da Cidadania, João Roma, na Bahia. No Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni deve ser o nome do PL para concorrer ao governo. 

Na chamada... presente!!!!
Dessa forma, não está descartada a possibilidade da legenda no RN lançar um nome dentro dos seus quadros para disputar o Governo do Estado.  O deputado General Girão, que também deverá se filiar ao PL no próximo dia 30, poderá assumir essa condição. Vontade de ser candidato ele já demonstrou ter. 
Vendo a banda passar
Vamos ter mesmo carnaval em 2022? Há quem acredite piamente que a Covid-19 está de tocaia esperando a festa de Momo para se alastrar em uma quarta onda. Pelo sim, pelo não, nessa época estarei de quarentena, aviso logo. Sem banda, sem confete e sem serpentina. 

Entre nós
O Lais registrou ontem 66 novos casos de Covid no RN. 

PSD Mulher RN
A vereadora de Natal, Camila Araújo, será a nova presidente do PSD Mulher RN. A nova direção também terá Marianna Almeida (prefeita de Pau dos Ferros) como vice-presidente e Divanize Oliveira (prefeita de Baraúna) como secretária.

Na presença do presidente Kassab, a nova direção receberá a benção nesta sexta-feira (26).

Solteiro
Pelo que se comenta nas rodas da sociedade potiguar, o senador Styvenson Valentim não usa mais aliança na mão esquerda. O parlamentar do Podemos não se pronunciou sobre a decisão particular. 

Desapego
A Casa Durval Paiva realiza mais uma edição do “Dia do Desapego”, nesta sexta-feira (26), das 8h às 17h. A ideia é desapegar daqueles itens acumulados em casa. A ação acontecerá em formato drive-thru, na sede da CDP, na rua Professor Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho. 

Errei
O CEO da Riachuelo, empresário Flávio Rocha, foi eleito vice-presidente da poderosa FIESP com mandato de janeiro de 2022 a dezembro de 2025. Não da CNI como noticiado antes. 

Festa de Santa Luzia 
De iniciativa do deputado George Soares, foi aprovado pelo parlamento estadual projeto de lei que considera a Festa de Santa Luzia, em Carnaubais, patrimônio cultural, imaterial, religioso e histórico do RN.

Divulgação
Juíza Adriana Magalhães Faustino recebendo vivas pela nova idade

Juíza Adriana Magalhães Faustino recebendo vivas pela nova idade


Divulgação
Ministro Rogério Marinho sendo cumprimentado hoje por ocasião de seu aniversário

Ministro Rogério Marinho sendo cumprimentado hoje por ocasião de seu aniversário


Divulgação
Aluízio Alves Neto apagando velinhas nesta sexta, 26

Aluízio Alves Neto apagando velinhas nesta sexta, 26



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
PL muda de comando no RN
Atualizado: 08:44:07 25/11/2021
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com

Tudo acertadinho com os pontos nos “iss” para a assinatura da ficha de filiação do presidente Bolsonaro ao Partido Liberal. Aqui no RN, o ministro Rogério Marinho passa a comandar a legenda. O deputado João Maia, que por longos anos dominou o PL no RN, fica de coadjuvante e tecnicamente garante sua reeleição.  

E assim caminham as arrumações entre políticos.

Oxalá, meu pai Xangô! !!!!!!

É verdade esse bilhete!!!!
Piada de ontem: “Moro é comunista"! Afirmou o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em programa da Jovem Pan. 

Dignidade...
… do deputado Francisco do PT ao confessar publicamente que seu irmão, preso com drogas, munição e dinheiro, é usuário de entorpecentes, embora a família tenha feito o possível para tirá-lo do vício. 
A nota do parlamentar exala honestidade e franqueza. 

Data-base do município 
O prefeito Álvaro Dias vai ter um “incomodo” para resolver. Cresce entre os vereadores o apoio para que o Executivo cumpra a data-base do reajuste do servidor municipal, celebrada no mês de março. Há 8 anos os servidores não veem a cor de reajustes nos salários. Em reunião nesta quarta-feira (24), uma comissão de vereadores recebeu representantes dos servidores e do Executivo, buscando chegar a um consenso.

Orçamento de 2022 
A Bancada Federal do Estado volta a se reunir na próxima semana em Brasília. Na oportunidade, será debatido o Orçamento da União para 2022 e a destinação de emendas coletivas. Tem deputado estadual afivelando as malas.
Poucos resistem à Corte. 

Mudança na ARSEP
A governadora Fátima Bezerra encaminhou à Assembleia Legislativa o nome de Rosângela Maria Fonseca de Oliveira para ocupar o cargo de Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do RN (ARSEP), com mandato de 04 anos. A aprovação precisa do aval do Parlamento Estadual. Caso aprovada, Rosângela Oliveira substituirá a Getúlio Luciano Ribeiro.

Subsídios dos vereadores...
A Primeira Câmara do TCE julga hoje processo que analisa a legalidade do reajuste nos subsídios dos vereadores da Câmara Municipal do Natal - majorados em dezembro de 2020 para R$ 19.533,24 - durante a Legislatura de 2021 a 2024.

… em análise  
No entendimento da Diretoria de Despesa com Pessoal, existe uma evidente afronta à Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 que proibiu a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, afetados pela pandemia de Covid-19, concederem, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares.

A decisão no processo que valer para Natal poderá repercutir para outras Câmaras Municipais do RN.

CPI da Covid 
A Assembleia Legislativa contratou o escritório de advogados Álvaro Borges para assessoramento à CPI da Covid-19, no valor de R$120 mil.  Em outubro passado, o escritório Juliano Raposo, também especializado em gestão pública, havia sido contratado para a mesma função.

Hospital da Mulher
O Governo do RN tem pressa na inauguração do Hospital da Mulher, em Mossoró, e já está tratando da aquisição de equipamentos médico-hospitalares para a unidade.

O conhecimento das empresas vencedoras será feito no próximo dia 14 de dezembro. O Hospital da Mulher atenderá o Oeste, Alto Oeste, Vale do Açu e terá 163 leitos, sendo 118 de internação e 45 para urgências.

PEC da bengala...
A Comissão de Constituição e Justiça -CCJ da Câmara aprovou a admissibilidade da PEC 159/19 que estabelece que servidores públicos e ministros do STF serão aposentados compulsoriamente aos 70 anos de idade.

...favorece governo
O governo do presidente Jair Bolsonaro joga todas as fichas na aprovação da PEC pelo Congresso, dessa forma ele poderá indicar dois novos ministros ao STF, uma vez que tanto Rosa Weber quanto Ricardo Lewandowski têm 73 anos de idade. 

Futuro Companheiro?
O ex-governador Robinson Faria está esperando o ex-ministro Gilberto Kassab no próximo dia 26 para o encontro estadual do PSD em Natal. 
Fico imaginando, cá com meus botões, como ficará o ex-governador potiguar se Kassab firmar aliança de apoio com o ex-presidente Lula.??? 
Possibilidade existe. 

Galeria do Sol da Meia Noite
A governadora Fátima Bezerra está sendo esperada nesta sexta (dia 26) em São Miguel do Gostoso para inauguração da Galeria Sol da Meia Noite e para abertura da Mostra do Festival de Cinema de Gostoso. A Galeria Sol da Meia Noite é o primeiro grande espaço de arte da cidade, com exposições de inúmeras obras de artistas renomados - tanto na parte externa como interna da galeria.

A abertura da Mostra de Cinema de Gostoso vai exibir o filme "Marighella".

Cedida
Em Brasília, os procuradores José Duarte Santana, Leila Almeida, Eduardo, Frederico Martins e Francisco Wilkie participam de congresso

Em Brasília, os procuradores José Duarte Santana, Leila Almeida, Eduardo, Frederico Martins e Francisco Wilkie participam de congresso


Cedida
Duda China distribuindo charme em festa de casamento em São Miguel do Gostoso

Duda China distribuindo charme em festa de casamento em São Miguel do Gostoso


Reprodução
Recebendo vivas pelo seu niver hoje, D. Denise, Garibaldi Filho, Walter Alves, Carol e Maria Fernanda em comemoração de família

Recebendo vivas pelo seu niver hoje, D. Denise, Garibaldi Filho, Walter Alves, Carol e Maria Fernanda em comemoração de família


Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Postos de Pesagem
Atualizado: 23:13:37 24/11/2021
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br  

O RN pode ganhar Postos de Pesagem para o Transporte de Carga e de Passageiros em rodovias federais. Crédito especial no Orçamento da União no valor de R$281 mil foi reservado para a implantação das unidades. Segundo o DNIT, o excesso de peso dos caminhões é uma das principais causas de defeitos nas estradas, onde pode estar a razão da precariedade de nossas rodovias. 

Também foram confirmados R$1.400 mi para a construção de viaduto entre Natal e Parnamirim - na BR-101-RN.

Emendas militares 
Passou ontem na CCJ da Assembleia Legislativa o projeto de lei de iniciativa do Governo do Estado que dispõe sobre o sistema de proteção social dos militares do RN. O projeto foi aprovado e as emendas polêmicas rejeitadas. Agora segue para outras comissões e, depois, ao plenário.

Surpresa e saúde 
O presidente da CPI da Arena das Dunas, coronel Azevedo (PSC), surpreendeu aos colegas ao anunciar ontem que não vai participar das reuniões da comissão em dezembro. O deputado vai “abandonar o barco” na reta final para fazer uma cirurgia. Os colegas pediram para deixar o procedimento para janeiro, mas ele recusou a ideia.

Testou positivo
O deputado estadual Francisco do PT testou positivo para a Covid-19. Vacinado, apresenta sintomas leves. Informou por videoconferência.  
Tucano
Os Tucanos estão enrolados em sua alta plumagem. O “quiproquó” na votação para escolha do pré-candidato à presidência da República pegou mal para os tradicionais cavalheiros do partido. Agora, eles correm contra o tempo para concluir a votação no próximo dia 29 de novembro. Um parecer da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contratada para a elaboração do aplicativo de votação, está sendo aguardado. 
Enquanto isso, os candidatos continuam tentando arregimentar votos.

Cara nova
No Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite alavanca simpatias. Pode haver surpresas. Afinal, é da natureza dos Tucanos viver em cima do muro. 

Indústria nacional 
O CEO da Rchlo, Flávio Rocha, é um dos vice-presidentes da poderosa Confederação Nacional da Iindústria (CNI). O quase potiguar comunicou a novidade pelo seu perfil no Instagram. 

Onshore Potiguar 
O CEO da 3R Petroleum, Ricardo Savini, participará do VI Fórum Onshore Potiguar nesta quinta-feira (25), às 16h. O executivo falará sobre o novo cenário de exploração e produção no onshore potiguar. O evento será híbrido e transmitido pelo canal do RedePetroRN no YouTube. 
 
A Empresa
A 3R adquiriu na Bacia Potiguar as concessões do Polo Macau e Duna, já em operação pela companhia, a totalidade do campo de Sanhaçu e os polos Fazenda Belém e Pescada Arabaiana, estes ainda em fase de transição operacional com a Petrobras.

Produção 
A produção do Polo Macau cresceu cerca de 30% desde o início da operação pela 3R, em maio de 2020. A empresa estima investir na região US$ 246 milhões entre 2022 e 2025.

Preços dos combustíveis 
O Senador Jean (PT-RN) afirmou, nesta terça-feira (23), que uma das principais razões para a alta nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha tem como base a venda de oito refinarias pela Petrobras. 

O senador é relator do PLP 1472/21 que propõe a criação de um fundo para amortecer a flutuação de preços de derivados de petróleo no mercado interno e evitar alta nos valores dos combustíveis.

Cartórios 
A propósito da escolha do tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" para a redação do Enem deste ano, Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), bateu palmas e deu fé! 

A entidade que reúne 7.654 Cartórios de Registro Civil do Brasil divulgou nota em apoio à iniciativa do MEC. 

Serras Gaúchas
Os potiguares estão sendo atraídos para as Serras Gaúchas em alta nesta temporada. Celeiro de bons vinhos, clima agradável, chocolates, malhas, madeira, couros e os famosos espetáculos de Natal. A Athenas Turismo, da empresária Ohana Fernandes, na assistência voo, hotel e passeios. 
Um grupo conduzido pelo bom humor e alto-astral de Zulema Rocha fez a festa em Gramado, Canela e Bento Gonçalves. 

Salve, salve ela!
Meus agradecimentos à jornalista Virgínia Coelli que durante uma semana deixou você, caro leitor, ciente dos bastidores políticos e sociais de nossa cidade. 

Cedida
Bartolomeu, Pedro Jorge, Valério Lira, Sheylinha, Ohana, Beta, Márcio, Flavio, Zulema, Claudia e Vania Lira na Vinícola Jolimont em Gramado

Bartolomeu, Pedro Jorge, Valério Lira, Sheylinha, Ohana, Beta, Márcio, Flavio, Zulema, Claudia e Vania Lira na Vinícola Jolimont em Gramado


Cedida
Giovanna Melo clicada pelo maridão Ociran Magalhães Jr nas Ilhas Maldivas

Giovanna Melo clicada pelo maridão Ociran Magalhães Jr nas Ilhas Maldivas


Cedida
Visitando as Serras Gaúchas advogado Marcelo Melo,  esposa Carol e a filha Eloa. Promotor Flávio Pontes, Fernanda Madruga e Matheus Pontes

Visitando as Serras Gaúchas advogado Marcelo Melo, esposa Carol e a filha Eloa. Promotor Flávio Pontes, Fernanda Madruga e Matheus Pontes



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Militares
Atualizado: 16:49:18 23/11/2021
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

O governo do RN não concordou com as emendas apresentadas pelo deputado subtenente Eliabe ao projeto social dos Policiais Militares. Uma delas isentava da contribuição os militares estaduais reformados e pensionistas que possuíssem patologias incapacitantes, abrangidos pela isenção oferecida pela legislação do Imposto de Renda.  O texto foi considerado inconstitucional. A emenda deve ser rejeitada hoje durante reunião da CCJ.

Prévias do RN
A votação presencial nas prévias do PSDB nacional, em Brasília, serviu de termômetro para medir o nível de satisfação ou insatisfação dos trinta e um prefeitos tucanos com o governo do RN. A reclamação tomou conta das conversas informais. Eles reclamam do tratamento recebido e do atraso dos repasses obrigatórios nas áreas de saúde e educação. 

Presságio 
A presença do ex-senador Garibaldi Filho  na  39ª  edição do Motores do Desenvolvimento, acompanhado do assessor Wellington Fernandes, foi comentada por olhares mais atentos e interpretada como um presságio. “ Garibaldi acompanhado de Wellington é um  sinal que ele  vai  ser candidato em 2022”, disse o observador.

Wellington sempre acompanhou Garibaldi pelas andanças no RN quando ele exerceu mandatos de governador e senador.

Unale
O deputado Gustavo Carvalho comanda a representação da Assembleia Legislativa durante a 24ª Conferência Nacional da Unale, que começa amanhã em Campo Grande. A ALRN é finalista em duas premiações. Na categoria “Gestão e no Sistema e-Legis- Processo Legislativo Eletrônico” desenvolvido pela Diretoria de Gestão Tecnológica.

Reconhecimento 
O padre Valdir Cândido fez questão de destacar durante a missa solene da Festa de Nossa Senhora da Apresentação, no domingo, o gesto da  deputada federal, Carla Dickson, que mesmo sendo evangélica, atendeu apelo da igreja católica e destinou uma de suas emendas para a recuperação da Catedral  Metropolitana de Natal.

Venezuelanos 
Os venezuelanos abrigados em Natal vivem em meio às péssimas condições de higiene. Mas por culpa deles mesmos. A prefeitura do Natal fornece alimentação e material de limpeza, mas os refugiados são incapazes de cuidar do ambiente em que moram, um prédio público, cedido pelo governo do Estado, no bairro de Dix-sept Rosado. Sem higiene as doenças se espalham com facilidade. 

Veraneio
Os veranistas e comerciantes da praia de Pirangi, litoral sul, estão preocupados com o prazo de conclusão das obras de recuperação e urbanismo do principal trecho da orla. Se o serviço não terminar até o final de dezembro, a temporada de verão vai ficar prejudicada.  Boa parte do acesso a avenida da orla está interditado para a passagem dos veículos. 

Inicio
A Prefeitura iniciou os trabalhos em meados de janeiro, com a escavação da área e movimentação de terras, contando com recursos do Governo Federal e uma contrapartida própria. Já em maio, foram instaladas tubulações e a drenagem também foi concluída. Além da obra de contenção a prefeitura planejou acessibilidade e a iluminação da orla em Led.
Será que vai dar tempo? 

Sucesso
O Salão imobiliário da Caio Fernandes é um sucesso de vendas e volume de negócios superando uma cifra superior a R$ 7 milhões.Construtoras tradicionais como a Moura Dubeaux, Constel, Ramalho Moreira e Ecomax comemoram o sucesso das vendas e da iniciativa que marca o momento de retomada.

Solidariedade
Uma ação solidária da Clap Entretenimento arrecadou alimentos dentro do projeto “Samba for friends”. No total, foram arrecadados 3,4 toneladas de alimentos destinados a dez insituições da cidade. Cada uma recebeu o equivalente a 32 cestas básicas. 

Livro
O apóstolo João Padilha lança seu primeiro livro - Caminhando ao lado -Mensagens para a vida - no próximo sábado 28, às 18h na Igreja do Caminho em Parnamirim. O livro é um apanhado de mensagens retiradas de ministrações do apóstolo na Igreja do Caminho  baseadas na Bíblia e no evangelho de Jesus Cristo, que visam a consolidação na fé.

Alô homens
Até 30 de novembro os advogados de Natal e de todas as subseccionais da OAB no RN, bem como seus dependentes legais (ascendentes e descendentes), com idades a partir de 40 anos, podem agendar seus exames de PSA que identifica o câncer de próstata. A ação, realizada pela Caixa de assistência dos Advogados do RN (CAARN), é alusiva ao Novembro Azul . Para agendar, acesse caarn.org.br. Os exames são gratuitos e as vagas são limitadas.

Reprodução
Corrida

Corrida


Reprodução
Bike Aventura

Bike Aventura


Reprodução
Emoção

Emoção


Reprodução
Rio Center

Rio Center


Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Ordem
Atualizado: 12:06:27 20/11/2021
rosaliearruda@gmail.com 
(Virginia Coelli - Interina)


O advogado Aldo Medeiros vai continuar  presidindo a OAB-RN pelos próximos três anos. Vitória comemorada fruto de um trabalho que já vinha sendo aprovado pelos advogados.  As seccionais do interior respaldaram a vitória.

Rivotril
O colégio eleitoral de Mossoró desestabilizou a pressão arterial de  muita gente. A apuração por lá demorou a começar e o resultado foi apertado.

Lançamento
A partir deste sábado surge mais um nome para ser incluído nas pesquisas eleitorais de 2022. É Clorisa Linhares, ex-vereadora de Grossos e pré-candidata ao governo do RN pelo partido Brasil 35. O lançamento será em Mossoró e contará com a presença do presidenciável Cabo Daciolo, presidente nacional do partido.

Insegurança
Os  frequentadores das caminhadas na avenida Campos Sales, no bairro de Petrópolis, continuam com medo. Eles foram testemunhas de um assalto aos frequentadores de um bar, próximo ao Colégio Atheneu, por volta das 19h15, da quarta-feira. Quem estava nas mesas da calçada foi alvo dos assaltantes.

Certeiro
O secretário da Semurb, Tiago Mesquita, vem sendo elogiado pelo trabalho de fiscalização na praia de Ponta Negra. Ele comandou a equipe e cinco estabelecimentos comerciais foram interditados pela ausência de alvará e o habite-se. Exigências da lei que não podem ficar impunes.

Esclarecimento
O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Rede Ebserh, entra em contato com a coluna para esclarecer a nota “sem seringas”, publicada na edição da quarta(17). O hospital, ao contrário do que foi publicado, está abastecido com os insumos necessários para realização dos procedimentos previstos e que os mesmos estão sendo agendados normalmente.

Ressaltando ainda que não existem implicações para a unidade de oncologia atender aos pacientes.

Cotista
Aprovada por meio de cota racial no concurso de 2016 da Universidade Federal de Pernambuco, a bióloga Nívia Tamires Souza Cruz, de 34 anos, foi nomeada e tomou posse em outubro de 2018.

Três anos após , ela foi exonerada para dar lugar a uma outra candidata branca que foi à Justiça questionar não ter sido ela a chamada para o cargo. Como as cotas devem reservar 20% das vagas, os desembargadores do TRF-5 decidiram que, como no caso da disputa havia apenas duas vagas previstas, o critério para o terceiro colocado deveria ter sido da ampla concorrência.

Exemplo
A UFRN deve ficar atenta a decisão do TRF5 para não cometer injustiças no ingresso dos profissionais aprovados no último concurso, realizado em agosto. O critério das cotas não está previsto no edital do certame.

Jornada de Ginecologia
A Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN está com inscrições abertas para a 33ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RN. O evento abordará a atualização de estudos e tratamentos relativos à epidemia que atingem as mulheres.

O impacto da Covid-19 sobre a gravidez, mortalidade materna e seus desafios futuros são alguns dos temas de destaque no evento.

Agora sim
Depois de passar uma temporada recolhido por conta da pandemia, o bom velhinho está de volta ao Natal Shopping. Até o final do período natalino, o Papai Noel vai cumprir uma agenda de encontros presenciais com as crianças.

O shopping lança o “Natal do Abraço”. Até o dia 23 de dezembro, o Papai Noel está presente das 12h às 21h, e no dia 24, véspera de Natal, das 12h às 18h.

Estácio
O Selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), foi conquistado mais uma vez pela faculdade Estácio, unidades Alexandrino e Ponta Negra.

Entre outras ações, os campi promovem anualmente a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social com palestras on-line gratuitas e abertas ao público sobre sustentabilidade ambiental, econômica e social.

É hoje!
Sertanejo e forró vão dar o ritmo de mais uma edição do Arena das Dunas 360 . Sucessos de Bruno & Marrone, Taty Girl e Dorgival Dantas. O show terá um diferencial:  Além das mesas, foram disponibilizados ingressos individuais.

Moda
Drinks entrou na moda em Natal e a Zanzin Coquetéis virou o queridinha da cidade. Aos apreciadores, um aviso: o bom gosto custa caro.

Divulgação
O Crea-RN continua interiorizando as ações. O vice-presidente Gilbrando Medeiros foi a Caicó entregar as carteiras aos novos profissionais da engenharia, agronomia e geociências.

O Crea-RN continua interiorizando as ações. O vice-presidente Gilbrando Medeiros foi a Caicó entregar as carteiras aos novos profissionais da engenharia, agronomia e geociências.


Divulgação
Descobrindo o prazer da boa leitura! João Arthur Dantas Caldas, de 12 anos, é o mais novo assinante da TN. Foi ele quem pediu aos pais, Érick e Renata, para fazer a assinatura do jornal. Parabéns, Arthur! Notícias com credibilidade? Temos aqui!

Descobrindo o prazer da boa leitura! João Arthur Dantas Caldas, de 12 anos, é o mais novo assinante da TN. Foi ele quem pediu aos pais, Érick e Renata, para fazer a assinatura do jornal. Parabéns, Arthur! Notícias com credibilidade? Temos aqui!

Divulgação
Gosto da vitória. Aldo Medeiros e André Medeiros comemoram à reeleição

Gosto da vitória. Aldo Medeiros e André Medeiros comemoram à reeleição



Divulgação
O jornalista Márcio César Pinheiro curte a temporada do frio em Gramado. E deu sorte: temperaturas baixas que combinam com a paisagem da cidade.

O jornalista Márcio César Pinheiro curte a temporada do frio em Gramado. E deu sorte: temperaturas baixas que combinam com a paisagem da cidade.



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Barrados no baile
Atualizado: 21:46:44 18/11/2021
rosaliearruda@gmail.com 
(Virginia Coelli - Interina)

A Câmara Municipal de Natal aprovou um requerimento solicitando informações a Secretaria de Esporte e Lazer sobre os motivos que levaram uma servidora da pasta a barrar um grupo de vereadores que foi acompanhar a inauguração da reforma do ginásio Nélio Dias, na última quarta-feira.  No grupo estava a líder do governo, Nina Sousa. A Secretária de Esportes, Jódia Melo, deve ajudar a esclarecer o mal-estar.  

Acomodações 
Dois partidos podem receber filiados com mandato na Assembleia Legislativa. O deputado Nélter Queiroz deve ingressar no PSDB e o Coronel Azevedo no PL.  Até março, data limite para a troca de partidos, outras mudanças devem acontecer.  

Arrastão 
O Solidariedade está fazendo um verdadeiro arrastão no interior do RN em busca de nomes para fazer a nominata da legenda rumo às eleições 2022. Os deputados Cristiane Dantas, Eliabe Marques e Kelps Lima convidaram o vereador Gilvan Alves, de Apodi, para ser o pré-candidato a federal. Gilvan teve 904 votos em 2020.  

Parnamirim 
No terceiro maior município do RN, o partido foi buscar o apoio da ex-vereadora Nilda, candidata a prefeita em 2020. De grão em grão, Kelps Lima pode alcançar o quociente eleitoral e se eleger federal. 

Portas fechadas 
O Solidariedade e o PT são os dois únicos partidos no RN que não trabalham com a possibilidade de receber parlamentares com mandatos.  

Parentesco 
A CPI da Covid na Assembleia Legislativa conseguiu comprovar o parentesco da então secretária-adjunta de Saúde, Maura Sobreira, afastada do cargo por recomendação,  com  um dos proprietários da  M.A. Engenharia Clí[1]nica e Hospitalar, responsável pela montagem de dez leitos de UTIs no Hospital da Polícia Militar. 

Na época, o jurídico da Sesap sugeriu que o Estado não realizasse o contrato.  Mas o Comitê resolveu seguir com a contratação entendendo que a relação familiar da então secretária não deveria prejudicar o processo licitatório. 

Militares 
A possibilidade de uma derrota na CCJ na manhã de ontem, fez o governo convocar às pressas os membros da Comissão para discutir a constitucionalidade das emendas apresentadas ao projeto que dá proteção social aos militares do RN.  A reunião foi conduzida pelo vice-governador Antenor Roberto.  

Anestesistas 
Os usuários dos planos Petrobrás, Cassi e CapesSaúde continuam “pagando por fora” e de forma antecipada os anestesistas para poder realizar algum tipo de cirurgia. O procedimento não está incluído na cobertura dos planos de saúde.  

Para fazer um exame de videohisteroscopia o usuário tem que desembolsar R$ 2,5 mil. E quem não tem o dinheiro? O detalhe é que não há prazo para o ressarcimento do valor.  Os três planos de saúde não têm contrato da Coopanest e pelo visto não estão interessados em ter. 

Prova dos 9 
De 22 a 26 de novembro, acontece a sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A solenidade de abertura está marcada para a segunda-feira,22.  Desde que a Câmara Federal arquivou a PEC do Voto Impresso não se fala mais da insegurança das urnas eletrônicas.  

É hoje 
As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte acontecem hoje em todo o estado. São 6.955 advogados estão aptos a votar e escolher a nova diretoria da Seccional Potiguar, da direção da Caixa de Assistência dos Advogados e das Subseccionais, além dos conselheiros para o triênio 2022/2024.  

Em Natal, a votação acontece no campus do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), enquanto no interior será nas sedes das Subseccionais de Assu, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Macau, Mossoró e Pau dos Ferros.  

Nélio Dias de cara nova 
O Ginásio Nélio Dias, localizado no Gramoré, zona norte, é sem dúvida o equipamento público mais bonito da cidade. O prefeito Álvaro Dias fez inaugurou a reforma minutos antes do jogo de vôleifunvic x Minas.  O equipamento está com toda a sua estrutura de acessibilidade e de combate e prevenção a incêndios atualizadas.  

Tradição 
O restaurante Paçoca de Pilão mostra a força da tradição. Participa da 17ª edição da Feira Nacional do Camarão, de 16 a 19 de novembro no Centro de Convenções de Natal. A equipe comandada pela chefe Adalva Rodrigues está preparando pratos exclusivos como, Camarão Crocante, Camarão ao Molho da Casa, Filé de Tilápia e a tradicional Paçoca de Pilão.  

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Contradição
Atualizado: 23:59:18 18/11/2021
rosaliearruda@gmail.com 
(Virginia Coelli - Interina)

A declaração da diretora do Walfredo Gurgel, Fátima Pereira, ao jornal Tribuna do Norte, mostra uma contradição no caso de omissão de socorro do comerciante José Willams da Rocha, de 56 anos, que procurou ajuda no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e não encontrou atendimento.

Desmentido
A informação de que o hospital só recebia pacientes regulados foi desmentida pela própria diretora ao afirmar ao jornal que o Walfredo ainda não tem a porta regulada, ou seja, os atendimentos são feitos sem, necessariamente, precisar de um encaminhamento prévio. “O Walfredo Gurgel não tem porta fechada e ainda não tem a porta regulada, ia começar em outubro, mas não começou”, disse. 

Pergunta
Por que o hospital não atendeu seu José Williams que chegou ao hospital com fortes dores no peito e foi obrigado a procurar uma UPA? 
Segundo a diretora “O hospital mais complexo do Estado deveria ter a porta regulada, não fechada. O paciente tem que chegar com a comunicação de que ele está chegando para que a equipe se prepare para receber o paciente, mas o paciente de livre e espontânea vontade que chega na porta sozinho, qualquer um que chegar, numa emergência, vai ser atendido (sic) ”, detalhou a médica.

Devo não nego
Já vai completar uma semana que o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, admitiu que o governo deve de fato o repasse aos municípios relativo a contrapartida de financiamento das UPAs, Samu e Farmácia Básica, mas não tem como pagar.

Cipriano, que foi secretário de Saúde de Natal na gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo, chegou a entrar na Justiça na época para que o Estado pagasse o que deve. Agora, no Estado, ele mesmo confessa que não paga. Simples Assim! 

Mesma linha
O secretário admitiu que vai continuar na mesma linha do governo Fátima Bezerra. Vai priorizar o pagamento dos seus próprios serviços.  Ou seja, o Estado deve, mas não vai pagar, e nem os repasses do período da atual gestão vai repassar. Ou seja, a dívida só aumenta. E ainda disse na mesma entrevista que os repasses da União tem valores defasados. Os municípios que aguentem o tranco. Cipriano é um defensor do SUS que, como ele mesmo diz, ajudou a criar ainda nos seus primórdios. 

Excluídos 
Um grupo de 38 professores aposentados está na lista dos “excluídos dos precatórios” da UFRN. São professores ligados aos Colégios Agrícolas de Jundiaí, Ceará-Mirim, Nei e Escola de Música. A Adurn chegou a divulgar, em 2015, o valor dos precatórios que cada um iria receber. Mas, em 2016, quando a Advocacia-Geral da União apresentou os cálculos os nomes desapareceram da lista. 

Silêncio
Mesmo ciente da exclusão, a Adurn não comunicou aos interessados a decisão da AGU. Na reta final para o recebimento dos precatórios, o grupo foi surpreendido com a informação. Agora eles estão mobilizados tentando a inclusão e dispostos a denunciar as falhas do processo. Pelo que a coluna apurou a inclusão dos trinta e oito nomes dependerá da sensibilidade da Procuradoria Geral da República. 

Programa Mulher
O Crea-RN lança nesta hoje o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua no Rio Grande do Norte. O objetivo é trazer para discussão e reflexão assuntos que envolvem o público feminino presente na engenharia, agronomia e geociências, desde o incentivo a participação das mulheres no Sistema, ao mercado de trabalho, e as temáticas relacionadas ao preconceito e questões salariais. 

Verão
Um prefeito da Grande Natal acaba de comprar o terceiro imóvel no litoral do RN. O gestor se prepara para virar investidor e quer construir uma pousada de alto padrão para o verão de 2023.

Foto
O candidato a presidência da OAB, Aldo Medeiros, teve que mostrar durante debate da Band, uma foto do adversário Fernando Pinto ao lado do presidente Felipe Santa Cruz. A estratégia foi em resposta as insinuações de vínculo de Aldo com a presidência da OAB Nacional.

TV
A Band foi uma única emissora de TV a realizar um debate nas Eleições 2021 com apresentação da jornalista Anna Ruth Dantas. 

Quinto
Terminada a disputa pela presidência da OAB vem aí outro “moído”. Desta vez, no Ministério Público do RN. A desembargadora Judith Nunes vai antecipar a aposentadoria dando início a disputa pela vaga do quinto constitucional. Quem vai ocupar a cadeira da desembargadora?

Vascular
O cirurgião vascular e presidente da SBACV-RN, Gutenberg Gurgel, está nos EUA para participar como palestrante em um dos mais importantes congressos mundiais da cirurgia vascular. Aliás é o terceiro ano consecutivo que participa, sendo este ano com duas palestras sobre tratamento de varizes.

Pavão Misterioso
A Mostra Sesc Cariri encerra sua programação com a estreia do vídeo “EDNARDO – Conectames: Canções & Caminhos. Uma homenagem da Fecomercio Ceará ao cantor e compositor Ednardo.

A jornalista potiguar, Margot Ferreira, foi convidada para dar um depoimento como fã sobre o artista.

Divulgação
A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa, sobre o Programa Mulher. “A ideia é dar voz as nossas mulheres e incentivar a participação feminina nas decisões e em tudo que envolve o Sistema Confea/Crea.

A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa, sobre o Programa Mulher. “A ideia é dar voz as nossas mulheres e incentivar a participação feminina nas decisões e em tudo que envolve o Sistema Confea/Crea.


Divulgação
Ana Lília e Xande, mãe e filho em evento na praia de Tabatinga.

Ana Lília e Xande, mãe e filho em evento na praia de Tabatinga.


Divulgação
Raquel Barbosa e Kleber Rodrigues durante cavalgada em Monte Alegre. Lazer em família na bela região Agreste do RN.

Raquel Barbosa e Kleber Rodrigues durante cavalgada em Monte Alegre. Lazer em família na bela região Agreste do RN.



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Regulação na ortopedia
Atualizado: 22:53:06 16/11/2021
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br  

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que está retomando as cirurgias ortopédicas de urgência, com prioridade para os idosos, em parceria com prestadores privados e a Coopanest.  Assim, o núcleo de regulação da ortopedia da Sesap iniciou no sábado (13) um levantamento da situação dos pacientes mais prioritários e que serão encaminhados aos prestadores o mais rápido possível.

Aleluia!!!!!

Sem seringas 
Se chegam luvas, faltam seringas. Esse é o drama de quem precisa fazer um exame radiológico no Hospital Onofre Lopes, da Rede Ebserh. Pacientes que aguardam por realizar tomografia computadorizada na unidade recebem como resposta que está faltando seringas para o procedimento. E não adianta dizer que podem comprar. A equidade do SUS não permite a compra por particulares para não privilegiar aqueles que podem adquirir o produto por meios próprios.

E o drama continua... inclusive para os pacientes da oncologia onde o Huol é referência em atendimento. Imagine se não fosse.

Ebulição continua
A filiação do presidente Bolsonaro ao Partido Liberal-PL entrou na fase de stand by. Nada que envolva Bolsonaro acontece sem xingamentos ou emoções profundas. É da natureza dele. Mas, o fato é que as conversas entre o PL e o presidente estão temporariamente arrefecidas. A turma do “deixa disso” foi acionada para manter o decoro e a paz. 

Saravá!!!!

Pesquisa
O ministro Rogério Marinho precisa se livrar das “urucubacas” que estão emperrando sua candidatura ao Senado Federal, na peleja com o também ministro Fábio Faria. A pesquisa Seta, divulgada no início da semana, apontou o “bonitón” Fábio Faria como preferido por parte do eleitorado potiguar.  

Luta grande!!!!!

Festa do Boi
O evento também começou sob fortes emoções. Os famosos shows que levariam milhares ao Parque de Exposições de Parnamirim, goraram. Entre quem é culpado pelo fiasco, muitas notas publicadas com isenções de responsabilidades. O que aparentemente se percebe foi a contração de uma empresa que não podia segurar o pote, mas pegou na rodilha. 

RN que dá certo
A propósito, a governadora Fafá Bezerra foi nessa segundona de Proclamação da República visitar o Parque de Exposições. Sorriso largo, 33% da preferência nas pesquisas de intenção de votos. Acompanhada do casal secretário Jaime Calado e senadora Zenaide Maia, do presidente da Anorc, Marcelo Passos, iniciou a visita pelo espaço “RN que dá Certo”, um estande que mostra todo o potencial econômico do agronegócio potiguar e o suporte que vem sendo dado a cada uma de suas vertentes.

Segurança Pública... 
Já com a saúde restabelecida após procedimento médico, o deputado Raimundo Fernandes (PSDB) presidiu ontem reunião da CCJ da Assembleia Legislativa. Os deputados analisaram dois projetos enviados pelo Executivo, “bastante complexos” na opinião do deputado Hermano Morais (PSB). O que trata da Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e institui o Sistema de Segurança Pública do Estado; e o que implanta o Sistema de Proteção Social dos Militares do RN.

… em pauta 
Após longa discussão, os projetos ficaram sobrestados por pedidos de vista apresentados pelos deputados Isolda Dantas (PT) e Raimundo Fernandes (PSDB), após analisarem emendas encartadas pelo relator subtenente Eliabe (SDD).

Dentre elas, a que quer proibir que o policial militar seja punido com prisão; outra que trata do abono de permanência.

Energia solar
A Caixa anuncia um programa destinado a implantação de energia solar nas residências brasileiras. O Caixa Energia Renovável vai financiar a aquisição de placas solares com juros de 1,17% ao mês, disse o presidente Pedro Guimarães.

Bye Bye Natal 
O decorador Luciano Almeida assina a decoração natalina da Rio Center que será lançada com festejos na sexta-feira (19), às 17h30, na loja da Prudente de Morais. Na ocasião será apresentado um poket do espetáculo musical Bye Bye Natal, com roteiro e música original de Danilo Guanais, texto de Racine Santos e direção cênica de Diana Fontes. 
O evento conta com a batuta de Luciana Fontes.

Noite árabe 
Na próxima sexta-feira (19), o Cascudo Cozinha promove a "Noite Árabe", das 20h às 22h, com um jantar em cinco etapas preparado pelo chef Daniel Cavalcanti.

Do you speak english?
O Brasil está na 60° posição em proficiência em inglês, segundo dados divulgados pela EF Education First, o maior índice de proficiência em inglês do mundo. 


Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
PL em ebulição
Atualizado: 07:32:33 13/11/2021
Rosalie Arruda 
rosaliearruda@gmail.com

O Partido Liberal (PL) terá uma semana decisiva para definir seus quadros no Rio Grande do Norte. Ou vai ou racha.  
Com a filiação do presidente Bolsonaro à legenda, na segunda-feira (22), também deverão chegar o ministro Rogério Marinho e o deputado general Girão. Muita patente para pouco soldado. 

Mantendo o status 
O Presidente do PL no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia, tem a garantia do presidente nacional da legenda, Waldemar Costa Neto, de que permanecerá no posto. Até quando João conseguirá se equilibrar nessa gangorra de interesses conflitantes, lá se vão novos orçamentos secretos. 

Em 2022
No próximo dia 17 de novembro, pós-Proclamação da República, os deputados Kleber Rodrigues, George Soares e Ubaldo Fernandes, além do próprio João Maia, sentarão à mesa para discutir os novos rumos do partido. Se por um lado o presidente atual perder prestígio no comando do PL, ganha na questão eleitoral. Com mais candidato na coligação, os atuais detentores de mandato terão mais chance de permanecer no bem bom. 

Empresa Vestas 
A governadora Fátima Bezerra voltou “das Zoropa”. A mala cheia de projetos, ideias e certezas de investimentos dinamarqueses no RN, firmando parceria com a maior fabricante de aerogeradores do mundo. Ainda neste ano, os representantes da empresa devem chegar a Natal para assinar acordo que vai permitir a montagem de grandes estruturas de torres que vão gerar energia no mar.

Alerta aos IF’s
Acórdão do Tribunal de Contas da União determinou ao Instituto Federal de Educação do RN-IFRN, e outras 40 congêneres federais, que instalem Tomadas de Contas Especiais, na fase interna. A Corte de Contas identificou que o procedimento não está sendo realizado há, pelo menos, cinco anos, “situação incomum no âmbito da Administração Pública Federal”. A falta da instauração de Tomada de Contas Especial pode tipificar prevaricação e acarretar responsabilização da autoridade competente.

Banco de Alimentos 
As entidades que desejarem participar como Banco de Alimentos já podem solicitar suas inscrições à Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva, do Ministério da Cidadania. Os Bancos de Alimentos vão ofertar serviços de captação e distribuição gratuita de gêneros alimentícios, doados por setores público ou privado, a instituições de assistência social; de ensino; de acolhimento institucional de crianças e adolescentes; penitenciárias, cadeias públicas e unidades de internação; estabelecimentos de saúde.

Sexismo na sessão...  
A Comissão de Mulheres da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Comissão Ajufe Mulheres) solidarizou-se com a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assusete Magalhães, vítima de comentário ofensivo proferido pelo ministro Francisco Falcão durante voto na sessão virtual da Corte. 

...e velhice no preconceito 
Falcão comentou com o colega Benedito Gonçalves, por telefone no viva-voz, que “ninguém aguenta mais essa velha”. Para a Ajufe Mulheres, “a manifestação apoia-se em estereótipos de cunho sexista, que historicamente sedimentam violações de direitos das mulheres”.

Tudo pronto 
A Loja Ferreira Costa, que está nos preparativos finais para inauguração, conseguiu do DNIT a Permissão de Uso da Faixa de Domínio na BR-101/RN, por 10 anos. O espaço de 750,00 m2 será usado para o acesso ao empreendimento.

Defensor Público
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) definiu na sexta-feira (12) a lista destinada à escolha do Defensor Público-Geral do estado para o biênio 2022/2023. O pleito elegeu o atual Subdefensor Público-Geral, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, que recebeu um total de 90 votos.

Fenacam21
Na próxima semana, de 16 a 19 de novembro, Natal vai sediar a XVII Feira Nacional do Camarão, Fenacam21, no Centro de Convenções da Via Costeira. A Fenacam21 conta com 200 estandes com as principais marcas do mercado da Carcinicultura e Aquicultura nacional e internacional. A visitação é aberta das 14h às 22h.

CasaCor
… a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, segue em Natal até o dia 05 de dezembro, de terça a domingo, das 16h às 22h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://casacorrn.byinti.com/ e também no local.

Semsur
A Câmara Municipal de Natal aprovou durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (11), projeto de Lei Complementar Nº 011/2021 de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para servidores integrantes do Grupo Sócio-ambiental de Auxiliar de Campo da Prefeitura Municipal do Natal. O projeto agora segue para a sanção do prefeito Álvaro Dias e a expectativa da categoria é de que a matriz seja implementada no primeiro semestre de 2022.

Segunda morada
Segundo estimativas da rede consular do Itamaraty, o número de brasileiros vivendo no exterior cresceu 54,9% desde 2015. No ano passado eram 4,2 milhões de expatriados, noticiou o portal Nexo. 

Vizinhança 
O Governo do Ceará passará a cobrar, a partir da segunda-feira (15), o “passaporte de vacina” contra a Covid-19 em bares, restaurantes e eventos. Atualmente, o setor de alimentação fora do lar pode manter as portas abertas até as 3 horas, com capacidade reduzida.

Holanda adota quarentena
Enquanto isso, na Holanda, o governo decidiu impor quarentena parcial a partir deste sábado — a medida vai durar três semanas. O surto atual já pressiona hospitais em todo o país.

Sem sossego
Se prepare, caro leitor, a conta de luz pode subir 21,04% no ano que vem, prevê a Aneel.


João Neto Fotos
Adriana Faustino

Adriana Faustino



João Neto Fotos
Carmem Rocha

Carmem Rocha


João Neto Fotos
Cláudia Ferreira de Souza

Cláudia Ferreira de Souza


João Neto Fotos
Cristina Cândido

Cristina Cândido