O Xêro
Atualizado: 23:12:46 20/05/2022
Além da já propagada presença dos artesanatos potiguares no casamento de Janja e Lula, o casal ganhou da governadora Fátima Bezerra uma bela tela da artista seridoense Ariell Guerra.  A pintura “O Xêro”, produzida pela artista em 2022, é “inspirada na obra de Gustavo Klimt “O Beijo”, porém com elementos da nossa cultura nordestina”, explica a própria Ariell Guerra. É uma pintura acrílica sobre impressão fine art, impressa e emoldurada pela Inove Decora.

A Artista
Ariell Guerra, arquiteta e artista plástica, é natalense radicada em Caicó (ou caicoense nascida em Natal) e tem como referência o cotidiano simples das pessoas, as paisagens do litoral e do interior.

Adiado
O Partido dos Trabalhadores adiou de hoje para o próximo dia 05 de junho a reunião predatória para aprovação de nomes que comporão as chapas e coligações para as eleições de 2022. Problemas “interna corporis” não teriam sido resolvidos antes que a reunião oficial acontecesse.

Um dos motivos do adiamento aconteceu pela inadimplência dos delegados do grupo de Natália Bonavides. Mesmo o partido liberando os votos, a deputada federal não aceitou por ferir o regulamento.
Visita
O pré-candidato Fábio Dantas (SSD) vai precisar de toda habilidade para não chegar à convenção final do partido meio isolado na chapa majoritária. A exemplo do prefeito de Ceará-Mirim, Júlio Cesar (PSD),  outros prefeitos do RN devem marchar com a governadora Fátima Bezerra e com o candidato Rogério Marinho. 

Democrata
A semana também foi marcada pela especulação política de que o União Brasil liberaria o filiado para votar em quem aprouvesse. O ex-senador José Agripino, embora com um pé na direita e outro no centro, é um democrata. Jamais aceitará atitudes golpistas. 

Na vitrine
O ministro Fábio Faria, das Comunicações, ganhou os holofotes nacionais nesta sexta-feira (20) ao trazer ao Brasil o bilionário Elon Musk, para encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros integrantes do governo. Em sua conta no Twitter, Musk anunciou um projeto para conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia por meio da rede de satélites Starlink, uma de suas empresas. 

Mercado aberto
Em janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu o direito de exploração no Brasil de satélite estrangeiro não-geoestacionário de baixa órbita para a Starlink, sistema de satélites da SpaceX. Com isso, a empresa de transporte espacial de Musk vai poder oferecer seu serviço de satélite em todo o território brasileiro, com direito de exploração até 2027, revelou o portal G1.

Tucanato
O PSDB Nacional deve dar o exemplo de democracia e aceitar a decisão das prévias que escolheram o ex-governador João Doria como candidato da legenda à presidência da República. Caso contrário, será mais uma janela que se abre no nosso sistema para facilitar a vida de golpistas. Além da total insegurança jurídica que a medida trará para futuras decisões partidárias.

CCT
O senador Jean Paul Partes (PT) deve assumir a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) com o afastamento do presidente senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), que vai se licenciar do Senado para disputar o Governo de Alagoas.

Ausências 
Mossoró e Parnamirim, duas das maiores cidades do RN, não foram representadas na premiação Prefeito Empreendedor do Sebrae. As ausências de  Allyson Bezerra e Rosano Taveira, respectivamente, precisam ser encaradas como sinal de alerta para as gestões municipais.

Picuinha...
A oposição ao governo Fátima Bezerra (PT) anda atirando para o alto. Cobrar da governadora R$1.600 reais por conta de passagem aérea para São Paulo na classe Econômica, para participar do casamento do ex-presidente Lula, além de resolver outras questões de Estado, é mesquinharia e falta de denúncia mais relevante.

… no céu
Bom mesmo era quando o avião do estado cortava os céus do país ao bel prazer do governante, situação que hoje não mais existe.
 
Aliás, conta o “folclore político” que até para buscar par de sapatos de uma região para outra nossa aeronave já teria servido em tempos passados.

Saravá!!!

Mundo Pet
O senador Styvenson Valentim (Podemos) usou a rede social ontem para comunicar que sua cadela “virou mocinha”. 

O senador aparece como terceiro colocado nas recentes pesquisas de opinião, mesmo sem afirmar que é pré-candidato a governador.

Teletrabalho 
O Governo Federal regulamentou o teletrabalho e controle de produtividade no Executivo Federal. O Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confere autonomia aos dirigentes das entidades da Administração Pública para autorizarem a implementação do serviço, já implantado em 49 órgãos e entidades federais.

Ariell
O XÊRO Obra da artista potiguar Ariell Guerra presenteada pela governadora ao casal Janja/Lula

O XÊRO Obra da artista potiguar Ariell Guerra presenteada pela governadora ao casal Janja/Lula


AP
BRASÍLIA PALACE Rachael Guarienti, desembargador Bento Herculano, Hivyelle Brandão em dia de posse no TST em Brasília

BRASÍLIA PALACE Rachael Guarienti, desembargador Bento Herculano, Hivyelle Brandão em dia de posse no TST em Brasília


AP
ESTRADA NATURAL Os casais Olga Pinto e João Vicente; Tareja e Paulo Medeiros curtindo friozinho em Monte Verde/MG. Olga  celebrava novo ciclo de vida feliz

ESTRADA NATURAL Os casais Olga Pinto e João Vicente; Tareja e Paulo Medeiros curtindo friozinho em Monte Verde/MG. Olga celebrava novo ciclo de vida feliz


Aeroportos e privatização
Atualizado: 22:12:26 19/05/2022
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com

O aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante/RN, não foi relacionado no Plano de Outorga Específico para exploração de aeroportos, publicado pelo Ministério da Infraestrutura nesta quinta-feira (19). Entre os 16 listados, estão: Santos Dumont/RJ; Congonhas - São Paulo; e Internacional de Belém, além de outros aeroportos que serão ofertados via concessão à iniciativa privada. 

Também foram revisados e consolidados planos de concessão anteriores, que contemplam aeroportos importantes como: Presidente Juscelino Kubitschek (SBBR) em Brasília; Governador André Franco Montoro (SBGR) em Guarulhos; e Antônio Carlos Jobim (SBGL) Galeão/RJ, dentre outros.

Pauta do dia
Já circulando nas redes sociais dos petistas um vídeo gravado em Timbaúba dos Batistas mostrando as artesãs que bordaram o vestido da noiva Janja. Aliás, o vídeo teve estreia na cerimônia do casamento do ex-presidente Lula para os convidados.

No relato da festa, feito pela jornalista Bele Megale para o Jornal o Globo, há referência à governadora Fátima Bezerra como uma das mais animadas na pista de dança. “O ex-presidente e Janja também dançaram músicas do repertório nacional, que foi de samba a funk”, informou. 

O amor venceu!
A lembrancinha entregue aos convidados também foi  feita pelas artesãs de Timbaúba dos Batistas. Um bastidor com bordado semelhante ao vestido da noiva carregava a frase: “o amor venceu”. Mesma hashtag que rolou nas redes sociais depois do casamento. 

Mérito Potiguar do Desenvolvimento
Antes da cerimônia do casório, a governadora Fátima Bezerra esteve na Fiesp em visita ao presidente Josué Gomes da Silva, e fez a entrega da medalha “Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico”, concedida em 2019.  Personalidades que se destacam no âmbito do desenvolvimento econômico são anualmente homenageadas pelo Governo do Estado.

Fátima também informou que o Governo do Estado vai ampliar as ações visando atrair mais investimentos privados, a começar pela segunda edição do RN Invest – Oportunidades no Rio Grande do Norte.

Pesquisas
As pesquisas eleitorais divulgadas recentemente na terrinha deram folego novo aos pré-candidatos Carlos Eduardo, Rogério Marinho e assanharam a vontade do deputado Rafael Motta.  Muito chão pela frente!

Nova função
O Promotor de Justiça do Ministério Público do RN, José Augusto Peres Filho foi nomeado chefe de gabinete da Secretaria-Geral do Conselho Nacional do Ministério Público.

O ato é assinado pelo PGR Antônio Aras.

Fôlego Novo
O Seturn vai ganhando a guerra pela isenção de tarifas para o transporte público. Dessa vez, a Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização aprovou, nesta quinta-feira (19), Projeto de Lei 202/2022, de autoria do Executivo Municipal, que concede isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às concessionárias e permissionários do transporte público coletivo de Natal.
De grão em grão a galinha enche o papo.

Novos negócios 
A empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, que visita o Estado onde nasceu, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Casa da Indústria, no dia de ontem. 

Os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija sobre as possibilidades de futuros negócios. A empresária veio ao RN inaugurar uma nova rede de mercado. O supermercado Precioso será inaugurado nesta sexta-feira, 20.

Encontro de Síndicos
Itana Brandão dá palestra no Encontro dos Síndicos do RN, que acontece sexta e sábado no Holiday Inn. Na ocasião, a empresária começa uma série de comemorações pelos 25 anos da Compacta Administradora de Condomínios. 
Sétima Arte
Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCiRN) está em busca de novos associados e a janela de inscrições termina no próximo dia 30 de maio. Para solicitar a filiação, basta acessar o formulário: https://shre.ink/1wx

Ponta a Ponta
Vem por aí um novo voo direto entre o RN e Cuiabá, capital do Mato Grosso, com a Azul Linhas Aéreas. Assim dizem as autoridades da Emprotur presentes na quarta-feira (18) em ação promocional e de divulgação.

STF mantém Lei Seca
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quinta-feira (19) pela constitucionalidade de artigos da Lei Seca que punem administrativamente, com multa, o motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro. Também foi validado dispositivo da Medida Provisória 415/2008 que proibiu a comercialização de bebidas alcoólicas em rodovias federais.

Cedida
O vestido da noiva Janja é um capítulo à parte. Mas, o que amei mesmo foram os tênis das crianças. Modernos e estilosos

O vestido da noiva Janja é um capítulo à parte. Mas, o que amei mesmo foram os tênis das crianças. Modernos e estilosos


Cedida
Ana Keyla Procópio de Moura um pé em Natal outro na Itália onde viaja em breve

Ana Keyla Procópio de Moura um pé em Natal outro na Itália onde viaja em breve


Cedida
Padre Motta pedindo ao Papa Francisco bençãos para os paroquianos do Alecrim

Padre Motta pedindo ao Papa Francisco bençãos para os paroquianos do Alecrim



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Plano de Cargos
Atualizado: 22:33:40 18/05/2022
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com  

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa um novo projeto de lei modificando a lei que reestruturou o Plano de Cargos dos servidores da saúde, aprovada em janeiro passado. A nova proposta acrescenta a promoção por qualificação para médicos e cirurgiões-dentistas.

Cultura no Parlamento
Projeto de Resolução cria o Conselho Editorial da Assembleia Legislativa do RN, composto por cinco servidores, com o objetivo de formular e implantar a política editorial do parlamento. Entre as atribuições, a permissão de editar “obras raras, documentos administrativos e de grandes vultos que honram a Assembleia e o Estado do RN”.

Sem concurso
Levantamento da Diretoria de Atos de Pessoal do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) mostrou que pelo menos 47 municípios do Rio Grande do Norte não realizam concurso público há mais de 10 anos. No período de 2008 a 2021 foram realizados 256 concursos públicos municipais em todo o estado.

Resta saber quantos cargos terceirizados foram contratados nesses municípios, no mesmo período. 

Resgata
O Departamento Penitenciário Nacional concedeu ao Instituto de Gestão das Águas do RN – IGARN o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional – RESGATA. A concessão é feita às empresas e organizações que absorverem mão de obra de pessoas privadas de liberdade, cumpridoras de penas alternativas à prisão e egressos do sistema prisional.

Triunfo Potiguar 
O ex-prefeito de Triunfo Potiguar, José Gildenor da Fonseca, terá que devolver ao erário o valor de R$115.812,66 em razão da não comprovação de aplicação de recursos de contrato firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O Acórdão TCU n°. 2189/2022 ainda aplica multa de R$ 23 mil ao ex-gestor.

Cargo
O vereador de Natal Nivaldo Bacurau (PSB) conseguiu um cargo para seu rebento no parlamento estadual. Nivaldo Filho foi nomeado auxiliar parlamentar pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Não foi informado, no ato, de qual gabinete ele fará parte.

Níver
A governadora Fátima Bezerra comemora hoje mais um ano de vida. Entra na casa dos 6.7 com muita disposição para caminhadas. O niver será comemorado na Paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, em Ponta Negra, às 19h, durante a Novena de Santa Rita de Cássia.

Conselho
Amai-vos e não armai-vos", diz Dom Angélico. "Faço votos que o amor seja a bandeira desse candidato a presidente"... o bispo católico Dom Angélico Sândalo Bernardino, uma das lideranças mais atuantes da periferia de São Paulo, que celebrou o casamento do ex-presidente Lula e Janja.

AZOL
Na próxima terça, dia 24/05, o artista visual e fotógrafo AZOL, potiguar radicado em São Paulo, realiza a abertura da sua exposição multimídia “O Sertão Virou Mar”, na Pinacoteca do Estado, a partir das 19h.

Bagagem
O Senado manteve a proibição da cobrança para despachar bagagens em voos nacionais e internacionais. Mas, a medida provisória precisa passar por nova votação na Câmara dos Deputados. 

Vamos ver se vai entrar em prática.

Aliás, a Latam já informou que a partir de 01 de junho retoma o serviço de bordo em voos. 

E pegue aumento!!!

Potigás  
Com o objetivo de discutir as mudanças ocorridas no mercado de gás natural no estado, a Companhia Potiguar de Gás (Potigás) promoverá, no dia 07 de junho, o Seminário Novo Mercado de Gás – regulamentação e avanços no Rio Grande do Norte. O evento será realizado na Casa da Indústria (Fiern), às 8h30. 

Discute Novo Mercado
A programação do seminário inclui as palestras: “Perspectivas do Novo Mercado de gás natural para o RN”, que será ministrada pela diretora da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloísa Borges Esteves, e “Petrobras e o Novo Mercado de gás natural”, ministrada pelo gerente-geral de Gás e Energia da Petrobras, João Marcello Rangel Barreto.

Cedida
Governadora Fátima Bezerra, aniversariante do dia, celebra com novena na Igreja dos Impossíveis em Ponta Negra

Governadora Fátima Bezerra, aniversariante do dia, celebra com novena na Igreja dos Impossíveis em Ponta Negra


Cedida
Vânia Marinho reuniu as amigas Leônia Régia, Ângela Almeida, Elza Dutra, Josimey Costa e Vera Rocha em sessão aplausos

Vânia Marinho reuniu as amigas Leônia Régia, Ângela Almeida, Elza Dutra, Josimey Costa e Vera Rocha em sessão aplausos


Cedida
Socialite Cláudia Ferreira de Souza comemorou ontem cercada dos amigos, incluindo ex-colegas da Fiern, onde trabalhou. Márcia Guedes, Célia Freire, Cristina Barreto,  Claudinha Ferreira,  Míriam  Santiago e Cristina Aranha.

Socialite Cláudia Ferreira de Souza comemorou ontem cercada dos amigos, incluindo ex-colegas da Fiern, onde trabalhou. Márcia Guedes, Célia Freire, Cristina Barreto, Claudinha Ferreira, Míriam Santiago e Cristina Aranha.


Cedida
Deputado Ubaldo Fernandes dança com a mãe Dona Terezinha ao receber título de cidadão natalense

Deputado Ubaldo Fernandes dança com a mãe Dona Terezinha ao receber título de cidadão natalense



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Voltou a lotar
Atualizado: 22:01:06 17/05/2022
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br  

Já é reincidente os corredores do Walfredo Gurgel ficarem cheios de macas. Não há a informação de quantos pacientes aguardam por atendimento no local, mas sabe-se que as enfermarias estão lotadas e as macas do SAMU tomam os espaços. 
O secretário Cipriano Maia disse que vai se inteirar do problema exposto pela coluna.

Partiu, São Paulo
A governadora Fátima Bezerra partiu São Paulo. Foi presenciar o casamento do ano entre o ex-presidente Lula e sua Janja. Aliás, há quem acredite que a presença de Janja na vida de Lula, e do governo, se houver – será marcante. Ela não faz o estilo...“bela, recatada e do lar”. 

Simbora
A atriz e apresentadora seridoense Titina Medeiros está emprestando todo seu talento e charme para apresentar o estado na websérie Simbora! A viagem se dá por meio de sua kombi Cajuína, conhecendo o melhor de todas as regiões na presença de personalidades do turismo em mais 15 cidades de todos os polos turísticos do RN. 

A websérie, que vai ao ar todas às terças-feiras, às 18h, no youtube do Visite Rio Grande do Norte, terá cinco episódios.

Liberou geral 
O deputado tucano Ezequiel Ferreira resolveu falar com a mídia sobre sucessão estadual??
Saravá!!!!!

Bem-vinda, água... 
A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves tomou água. O nosso maior reservatório, que fica na Bacia Piranhas/Assu, atingiu a marca de 57,11% de seu volume total, 6% a mais que no mês anterior. Isso equivale a um aporte de 142 milhões de metros cúbicos em 30 dias. 
Uma beleza!!!

… ao RN
Porém, a Armando Ribeiro ainda está longe de chegar aos 65,55% registrados em 2020, e a situação é bastante delicada no restante dos açudes da região. Dos 18 reservatórios, só dois (Pataxó e Beldroega) sangraram. Outros 11 tem menos que 20% de volume, sendo que oito não atingem 10% da capacidade. Sério, muito sério.

A situação melhora um pouco na bacia Apodi/Mossoró. Por lá, sete, dos 20 açudes já atingiram suas capacidades.
A situação das nossas reservas hídricas está no site da Semarh. 

Falar nisso...
A Prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas solicitou licença simplificada ao IDEMA para construção do açude público e adutora no município. Desde 2014, a Caern vem sendo abastecendo Timbaúba pela adutora Manoel Torres, que capta água no Rio Piranhas, na cidade de Jardim de Piranhas, e leva ao Seridó.

Transporte público 
Como perguntar não ofende: o Seturn já obedeceu a decisão judicial e retornou às ruas as linhas de ônibus recolhidas? 
Já dizia nossa avó: quem não pode com o pote não pega na rodilha! 

Pesar
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) aprovou voto de pesar pelo falecimento de Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira, 47 anos, juíza eleitoral de Martins/RN, proposto pelo desembargador Gilson Barbosa durante sessão plenária desta terça-feira (17). 

A Polícia do Pará investiga as circunstâncias da morte da magistrada.

Fligostoso
A praia de São Miguel do Gostoso está se preparando para receber o melhor do pensamento literário com mais uma Edição do Festival Literário de Gostoso – Fligostoso 2022. São três dias, de 27 a 29 de maio, quando a cidade respira literatura, que entra sem pedir licença nas escolas, centros de educação e espaços públicos como a Praça da Xepa.

A programação do Evento pode ser consultada no endereço: https://fligostoso.com.br 

Apoiado!!!
O Clube de Regatas do Flamengo publicou ontem mensagem de apoio ao Dia Internacional contra a Homofobia: 'Todos têm o direito de viver e amar'. Nesta terça, (17), celebrou-se o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

Disque-defesa
Aliás, a governadora Fátima Bezerra assinou ontem o decreto que Regulamenta a Lei Estadual nº 8.225, de 12 de agosto de 2002, que institui o serviço de disque-defesa de combate à violência contra a população LGBTQI+ no Estado do Rio Grande do Norte.  O sistema funciona por meio de ligação gratuita, pelo número 0800-281-1314, todos os dias do ano, durante 24 horas. A Lei é de autoria da própria Fátima Bezerra quando deputada estadual.

Máscaras 
Eu sei que o assunto não diz respeito a você, querido meu! Mas, a gripe (espero que seja só uma gripezinha mesmo), me pegou em cheio. Pelas caridades!!!

Cedida
A beleza clássica de Gabriela Alves sobrepõe a delicadeza do momento

A beleza clássica de Gabriela Alves sobrepõe a delicadeza do momento


Cedida
Claudinha Ferreira de Souza celebra hoje 6.0 bem vividos reunindo amigos no buffet Renata Motta. Toda festa com Cau é sempre recheada de muita alegria

Claudinha Ferreira de Souza celebra hoje 6.0 bem vividos reunindo amigos no buffet Renata Motta. Toda festa com Cau é sempre recheada de muita alegria


Cedida
Também hoje rasgando folhinha o oftalmo Pedro Paulo Cabral chegando recentemente de temporada de surf na América Central

Também hoje rasgando folhinha o oftalmo Pedro Paulo Cabral chegando recentemente de temporada de surf na América Central




Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Um problema...
Atualizado: 21:41:25 16/05/2022
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br  

O PT do RN tem um problema para resolver até as convenções partidárias em agosto. Ter duas candidaturas ao senado, Carlos Eduardo (PDT) e Rafael Motta (PSB), apoiando a reeleição da governadora Fátima Bezerra, o que no primeiro momento pareceu benéfico, agora tornou-se uma preocupação para os dirigentes do partido. 

A divisão de votos que inevitavelmente ocorrerá, pode deixar a vaga para um candidato da oposição. Coisa que o PT não deseja. 
É meta do partido fazer uma bancada forte na Câmara e Senado para dar governabilidade a uma eventual vitória do ex-presidente Lula. Caso ocorra.

… para o PT
Porém, convencer Motta a desistir da empreitada não será uma tarefa fácil, pois não depende só dele. As negociações PSB/PT em São Paulo, com Márcio França e Fernando Haddad, também envolveriam o apoio à candidatura Rafael Motta no RN. Quebrar essa barreira só com muito diálogo. Coisa para a alta cúpula das duas legendas.

Vamos esperar as próximas cartas...

Samba e procissão 
A governadora Fátima Bezerra teve um fim de semana movimentado. Exposição de Cavalos, samba com a cantora Maria Rita e a Ribeira Boemia, teve procissão de Nossa Senhora de Fátima, na ZN, além de diversos outros encontros com o público.
Quem acompanha a governadora começa a duvidar dos números que apontam para uma alta rejeição ao nome da chefe do Executivo potiguar. Ela arranca aplausos por onde passa. 

Valentim
O senador Styvenson Valentim pode enfrentar dificuldades, caso queira se candidatar ao governo. A questão da filiação partidária começa a pesar no quesito legalidade.  Enquanto isso, o senador vai levando a vida do jeito que a vida dá. Não parece muito preocupado com o assunto. 

TCE e IPERN 
Vai dar grita. Foi publicado o Acórdão onde conselheiros do Tribunal de Contas do Estado atendem Medida Cautelar solicitada pelo Ministério Público Especial e determinam ao presidente do IPERN, Nereu Batista Linhares, que proceda, a partir da folha do mês de agosto de 2022, a exclusão de vantagens pecuniárias de natureza transitória dos proventos de aposentadoria de servidores públicos, em sua maioria da área da saúde. 

O presidente do IPERN pode apresentar defesa.

Eletrobras 
A Privatização da Eletrobras estará mais um vez no banco dos réus nesta quarta-feira (18/5) na sessão do Tribunal de Contas da União (TCU) que vai dar o parecer final sobre a privatização da companhia. O ministro Vital do Rego está com as cartas. 
 
Reformas 
O presidente do Incra, potiguar Geraldo Melo Filho, se queixou que o órgão não recebeu verbas durante o ano de 2022 e suspendeu os eventos.  A prioridade em quase três anos e meio foi regularizar áreas ocupadas. Mas, a reclamação surtiu efeito e o presidente Bolsonaro disse que cuidaria pessoalmente do caso e acionou o poderosíssimo Guedes.  

Geografia 
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu inscrições para vagas remanescentes do Curso de Licenciatura em Geografia, que é resultado do convênio estabelecido entre o IFRN com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ao todo serão ofertadas 11 vagas para o turno diurno, com ingresso já para o primeiro semestre letivo de 2022.

Museu
Na Semana do Museu, o Câmara Cascudo recebe nesta quarta (17) a visita das crianças do Projeto Ilha de Música da Comunidade da África. 

Basílica Vaticana
Nesta segunda-feira (16), o arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira celebrou a Santa Missa na Basílica Vaticana, no altar, junto do túmulo do Apóstolo Pedro. Relatou em seu perfil social que:”Rezei por toda a nossa Arquidiocese e supliquei bençãos e graças na vida de todos!”

Amém!!!!

Friozinho
Nos municípios da área do Litoral Potiguar, como Natal, os termômetros deverão variar entre 22°C nas madrugadas e 32°C, durante as tardes. No interior, a previsão é de temperaturas entre 20°C e 24°C. 
Portanto, ainda não dá pra usar bota de cano alto, garotas!!!

Vez do Pagode
O Festival Samba Brasil está confirmado para o mês de novembro em Natal/RN. A maior turnê de Pagode do Brasil conta com atrações como: Sorriso Maroto, Tiaguinho, Ferrugem, Turma do Pagode e muito mais.

Cedida
Dom Jaime Vieira, Arcebispo de Natal, na Basílica de São Pedro em Roma, Visita ad limina Apostolorum, para os bispos do Regional NE2.

Dom Jaime Vieira, Arcebispo de Natal, na Basílica de São Pedro em Roma, Visita ad limina Apostolorum, para os bispos do Regional NE2.


Cedida
A empresária seridoense que atua na área de gastronomia nos Estados Unidos, Clija Chait, esteve em São Miguel do Gostoso no FDS.  A moça tem intenção de investir no estado.

A empresária seridoense que atua na área de gastronomia nos Estados Unidos, Clija Chait, esteve em São Miguel do Gostoso no FDS. A moça tem intenção de investir no estado.


Cedida
Dona Yara Pinheiro Neves Pereira reuniu os filhos Marta, Marcos e Marcelino para celebrar seus 90 anos com muita disposição e lucidez. Vida longa!

Dona Yara Pinheiro Neves Pereira reuniu os filhos Marta, Marcos e Marcelino para celebrar seus 90 anos com muita disposição e lucidez. Vida longa!



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
A cobiçada água ...
Atualizado: 17:49:55 14/05/2022
O produto água é sempre um arrecadador de votos no nosso semiárido sofrido. Exatamente por isso, a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente - Semarh sempre foi cobiçada pelos políticos que veem nos programas e projetos do órgão uma forma de obter votos. Foi assim, desde que o então governador Garibaldi Filho promoveu o maior programa de distribuição de águas que o RN teve notícias até hoje. O fato deu a Recursos Hídricos o status de supersecretaria, principalmente diante das verbas para construção de adutoras e barragens. 
 
A Semarh foi cobiçada e negociada politicamente pelos vice-governadores de vários governos, como: Vilma, Iberê e Robinson Faria.  

...continua a bola da vez
Agora, a velha fábrica de distribuição de águas deverá voltar mais uma vez para as mãos do MDB, com a ascensão do deputado Walter Alves como vice-governador do futuro governo da professora Fátima Bezerra. Caso, o povo potiguar assim decida elegê-los.  

Apoios futuros?
Os dos principais expoentes do PSDB potiguar, Ezequiel Ferreira e Álvaro Dias, ainda não declararam publicamente quem pretendem apoiar para o Governo do Estado.

É sabido que o tucano Ezequiel - que já anda circulando pelo RN de boca fechada - deve permanecer na base do governo Fátima Bezerra, onde tem cargos e a quem sempre serviu, desde as primeiras horas. Portanto, sua decisão parece óbvia. 

Já o prefeito de Natal, Álvaro Dias, tem mais razões ainda para fechar com o PT local. Seu filho, Adjuto Dias, é do mesmo partido do vice de Fátima, Walter Alves, MDB. Além disso, por questiúnculas passadas, o prefeito de Natal já declarou que não apoiará Fabio Dantas (SDD). Nem mesmo a opção de indicar o vice na vaga do Solidariedade teria encantado ao caicoense.

Porém, ambos os tucanos têm laços e compromissos assumidos com a candidatura ao senado de Rogério Marinho (PL).

Portanto, um voto lá na situação, outro cá na oposição, fica instituído o voto duas cabeças no PSDB potiguar.

Natal em Destaque 
A Cidade de Natal voltou a se destacar como destino favorito para o turismo. Dessa vez, o reconhecimento veio da plataforma Tripadvisor.com, o site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados à área.

O RN divide o prêmio com cidades badaladas como Tulum, no México; Ibiza, na Espanha e Santorini, na Grécia. 

Turismo náutico 
A propósito, a turma do turismo do RN quer criar um nicho para o segmento do turismo náutico no estado.  O assunto entra na pauta do dia nesta segunda-feira (16), no Centro de Convenções de Natal.

Prêmio
A estudante do IFRN, Lívia Araújo dos Santos, de 16 anos, está carregando o primeiro lugar na categoria "Estudantes da Rede Pública de Ensino", no concurso nacional de Redação, promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e vai realizar uma pesquisa sobre as contribuições da Química para o desenvolvimento sustentável e soberano do Brasil.

Inovação tecnológica 
O pesquisador da UFRN, Raphael José Rodrigues Torres, está na equipe que desenvolveu uma nova tecnologia com potencial de eficiência para melhorar o processo de concretagem na construção civil, baseada em uma Inteligência Artificial (IA). O protótipo da invenção apresentou um grau de proximidade de 99% entre o valor obtido experimentalmente e o valor real da medição do grau de fluidez do concreto. 

Redosagem
Ele explica que os caminhões betoneira, que levam o concreto para as obras, precisam misturar os materiais, incluindo a água, em um processo chamado redosagem. Em seguida, o motorista do caminhão precisa olhar o concreto e ver se ele está no grau de fluidez correto, denominado slump. “Esse processo é visual, quase um achismo, baseado em grande parte na experiência do motorista. O que patenteamos foi uma Inteligência Artificial capaz de fazer esse processo de forma automática, reduzindo erros e custos de produção”, realça.

Uma solução inteligente e prática que deverá ser adotada pela Construção Civil. 

Pet friendly 
Liberou. Algumas empresas estão adotando práticas modernas de permitir que o empregado leve para seu trabalho os bichinhos de estimação. Um bom exemplo é a Nestlé, que iniciou nesta semana o projeto Pets at Work em seu escritório brasileiro. 
Viva RN
Neste domingo, 15, será realizada mais uma edição do Viva+RN Via Costeira. O evento acontecerá quinzenalmente, com ações integradas voltadas para qualidade de vida, esporte, lazer, educação para o trânsito, ecoturismo, educação ambiental, um espaço de lazer entre outras práticas que promovam a melhoria da qualidade de vida para da população. O trecho entre a rotatória do Hotel Serhs e o antigo Vale das Cascatas, no sentido Ponta Negra/Praia do Meio, estará liberado entre as 16h e as 19 horas.

Investimentos 
A Agência de Fomento do RN atingiu a marca de R$ 93,5 milhões investidos, por meio de financiamento, em empreendedores do Rio Grande do Norte entre janeiro de 2019 e o início de maio de 2022. Ao todo, 21.480 empreendimentos dos mais diversos portes, entre formais e informais, foram atendidos com a política do Governo do Estado de estímulo ao empreendedorismo através do crédito executada pela instituição financeira de desenvolvimento.

Mérito em serviço
A JMT Service, empresa genuinamente potiguar de terceirização de mão de obra, recebeu o Prêmio Mérito em Serviços durante o Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (Eneac), realizado no Recife (PE). O reconhecimento aconteceu nesta quinta-feira (12) e reforça os 17 anos de serviços prestados à população nos setores públicos e privados.

SHRBS-RN
O empresário potiguar Habib Chalita vai integrar a nova diretoria da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS).

Parque das Dunas
Domingão a partir das 16h30, o Parque é palco para o Som da Mata que apresenta o Chico Bethoven & Regional Choro do Elefante, grupo mais antigo em atividade na cidade.

Joaonetofotos.com
Milena Martins e Pedro Barreto

Milena Martins e Pedro Barreto


Joaonetofotos.com
Renato Quaresma e Julia Arruda

Renato Quaresma e Julia Arruda


Joaonetofotos.com
Ruben Fonseca e Suzana Fonseca

Ruben Fonseca e Suzana Fonseca


Joaonetofotos.com
Acácio Costa e Luciana Costa

Acácio Costa e Luciana Costa

Obras prioritárias ...
Atualizado: 23:47:48 13/05/2022
O Ministério da Economia relacionou quatro obras no RN na lista de Investimentos Plurianuais Prioritários da pasta. A adequação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Natal – com valor de R$166 mi até 2023; a construção do Sistema Adutor da Região do Seridó (Projeto Seridó), orçado em R$ 140 mi; e a adequação do Acesso Norte do Aeroporto Aluízio Alves na BR-406/RN, em São Gonçalo do Amarante, com valor de R$ 300 mi.

 … no RN 
Além dessas, a Construção da Barragem de Poço de Varas no Município do Coronel João Pessoa, com custo total de R$ 50 mi. Segundo o Dnocs, a barragem acumulará 17.000.000 m3 de água quando concluída. 

Por se tratar de “lista de prioridades”, vamos torcer para que essas obras sejam realmente feitas.

Tem mais 
Já na lista dos Investimentos Plurianuais das Empresas Estatais Não-Dependentes, foram incluídas a instalação de Pontos de Atendimento Bancário no estado; a adequação de Instalações Gerais e de Suprimentos nos portos de Natal (RN) e Areia Branca; a construção da Nova Sede Administrativa da Codern e a construção do Berço 4, no Porto de Natal.

O vestido da noiva
A representação potiguar no casamento do ex-presidente Lula e Rosângela Silva, a Janja, não vai se limitar apenas à governadora Fátima Bezerra como convidada. A estilista Helô Rocha, filha da arquiteta Aldanisa Sá, que assina o vestido da noiva, usou o talento das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas. Segundo a designer, o vestido será longo e trabalhado com organza (tecido feito de seda) na cor off white. 

Mistureba 
Como deve ser chamada a nova safra de potiguares que pretende votar em Bolsonaro (PL) para a presidência, e em Fátima Bezerra (PT) para o governo? Esse voto será mais comum do que se possa imaginar. Boa parte da turma trazida por Garibaldi/Walter Alves mostra essa tendência.

Saravá!!!!

A esperança 
Aliás, o percentual de eleitores potiguares que não declararam seu voto tanto para o senado, quanto para deputado federal, beirando os 80% quando se agrega não declarado e nulos, deu um novo alento aos pré-candidatos pouco lembrados pelas recentes pesquisas eleitorais. Eles apostam no horário eleitoral gratuito do rádio e TV que deve iniciar em 26 de agosto, até 29 de setembro.

Tour Europeu
A cantora potiguar Roberta Sá parte para um tour europeu na companhia dos músicos Hamilton de Holanda e Macros Portinari. Na sexta-feira (13), o grupo se apresentou na Casa de Francisca, na Sé, em São Paulo, com todos os ingressos esgotados. 

Frio em Sampa
Aliás, quem for viajar para São Paulo na próxima semana não esquecer agalhado quente. O frio mais intenso está para acontecer a partir de terça-feira, 17. Na capital paulista, a mínima prevista para a próxima semana é de 7º. A máxima não deve passar de 17º. 

Posse: OAB e CAARN 
Advogados, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de Organizações da Sociedade Civil, prestigiaram a posse da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), eleita para o triênio (2022-2024), de forma solene no auditório do Holiday Inn, na quinta-feira (12).

Na mesma solenidade, também tomaram posse os 65 conselheiros seccionais, bem como a nova diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do RN - CAARN.

Santa Fátima
A governadora Fátima Bezerra foi presença marcante nos festejos à Padroeira de Parnamirim, Nossa Senhora de Fátima, nessa sexta-feira (13). A convite do Padre Murillo, a chefe do executivo potiguar participou da homilia que celebrou também 70 anos da Igreja Matriz do município.

Presença na primeira fila da desembargadora, filha de Parnamirim, Maria Zeneide Bezerra. 

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, levou falta. 

Mudas
Ontem foi dia de distribuição de mudas na calçada da Câmara Municipal de Natal. O vereador Robério Paulino comandou o ato que se propõe a conscientizar a população sobre mudanças climáticas e a importância da Arborização da cidade. 

Letras
A jornalista e escritora Josimey Costa é candidata à Academia Norte-rio-grandense de Letras. Ela apresenta seis livros em co-autoria e cinco livros próprios publicados, sendo um de contos, dois de poemas e dois com resultados de pesquisas antropológicas sobre comunicação urbana e o cinema como experiência sensível. Tem poemas e contos em várias coletâneas. Entre outros, escreveu “Entre vislumbres e letras” e "Todos os sentidos", e participou de várias coletâneas. Josimey tem nome e competência para entrar na lista da Academia.

Divulgação
Advogada Claudia Rocha, conselheira estadual da OAB/RN e Monnalisa Pinto, vice-presidente da seccional de Macau, em dia de posse

Advogada Claudia Rocha, conselheira estadual da OAB/RN e Monnalisa Pinto, vice-presidente da seccional de Macau, em dia de posse


AP
Ivan Lira, Ciro Pedrosa, Josimey Costa e Livio Oliveira na celebração dos 120 anos do encantamento de Augusto Severo, no Complexo Cultural Rampa

Ivan Lira, Ciro Pedrosa, Josimey Costa e Livio Oliveira na celebração dos 120 anos do encantamento de Augusto Severo, no Complexo Cultural Rampa


Reprodução
O escritor Magnus Regius e a escritora Leide Câmara no lançamento do livro sobre Augusto Severo, no Complexo Rampa. Magnus fala sobre literatura todas as sextas no Panorama do RN, na 91.9 FM

O escritor Magnus Regius e a escritora Leide Câmara no lançamento do livro sobre Augusto Severo, no Complexo Rampa. Magnus fala sobre literatura todas as sextas no Panorama do RN, na 91.9 FM


Celso
Amigo da família há longo tempo, Cid Montenegro é recebido por Flávio Bolsonaro na quarta (11) em Brasília

Amigo da família há longo tempo, Cid Montenegro é recebido por Flávio Bolsonaro na quarta (11) em Brasília

Na informalidade ...
Atualizado: 20:42:52 12/05/2022
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com

Embora o comando do Partido dos Trabalhadores no RN tenha sido taxativo na posição de união em torno de Carlos Eduardo (PDT), a hipótese do grupo contar com dois candidatos ao senado, o ex-prefeito e Rafael Motta (PSB), não está totalmente descartada.

… aliança diferenciada
O secretário Raimundo Alves, meio porta-voz da governadora Fátima, declarou ontem em entrevista ao site “Foro de Moscow”, de Mossoró, com relação a pretensão do deputado Rafael Motta (PSB) de concorrer ao senado, “é possível se fazer uma aliança diferenciada.” O PSB mantém a aliança para o governo com a governadora e sai separado para o senado. “legalmente isso é possível”, disse ele. 

Pauta: aliança
Raimundo também esclareceu que dentro do PT a pauta é a aliança com o PDT, de Carlos Eduardo.  “A candidatura de Rafael não foi oficializada para dentro do projeto dos partidos que hoje apoiam a reeleição da governadora”. O que existe é um pedido do PSB, aos institutos de pesquisas, para que incluam o nome do deputado federal Rafael Motta nas consultas públicas para o Senado. 

PT fechado com 1 nome
Sobre a liberação dos correligionários para que votem em um dos dois candidatos, o secretário da Casa Civil disse não acreditar que isso ocorra. “O PT nunca fez isso, de liberar para tomar outras posições, sempre foi chapa completa. O partido só terá uma posição”, falou Alves.  

A propósito, o PT estadual se reunirá no sábado (21) para sacramentar a parceria com o PDT de Carlos Eduardo. 

Eleições 2022 
O Tribunal Regional Eleitoral pretende dar total publicidade à lisura das eleições 2022. A Corte Eleitoral do RN está contratando empresa para serviços de filmagem, monitoramento e produção de material gravado e transmissão ao vivo para o YouTube dos procedimentos de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas nas Eleições de 2022, em Natal/RN.

Reforço no físico
O ex-senador Garibaldi Filho, pré-candidato a deputado federal pelo MDB, está mesmo disposto a percorrer o elefante na atual campanha política. Para reforçar o corpo, Gari está enfrentando seções de musculação em academia.  Enquanto malha, faz novos colegas. 

Oxalá!!!!

Doação 
A Prefeitura de Governador Dix Sept Rosado recebeu da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União a doação de um terreno com 221,04 m² para a instalação e funcionamento do Centro de Especialidades Médicas. O centro médico ficará na Rua Projetada, s/n, Sítio Cigana.

Em cena 
O secretário de Saúde Cipriano Maia é o auxiliar do governo Fátima Bezerra mais cobrado pela oposição no legislativo estadual. Vira e mexe, Cipriano entra na pauta de queixas e cobranças. Ontem, a deputada Cristiane Dantas, esposa do pré-candidato Fábio Dantas, cobrava reposição de remédios na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT).  De acordo com a fala da deputada, até semana passada pelo menos 66 medicações estavam em falta.

Memórias 
O livro “Gentil, verás que um filho teu não foge à luta”, que relata a história do líder político de Alexandria, Gentil Oliveira, recebeu moção e aplausos na Assembleia Legislativa da Bahia. A proposição foi do deputado José de Arimateia Paiva.  A obra será lançada dia 27 de maio, a partir das 17h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

 O livro é assinado pela filha do homenageado, a advogada e poetisa Teresa Oliveira. 

Chame Celina!
Tem dúvidas sobre como tirar ou regularizar o título de eleitor? Ou qual seu local de votação? É só chamar a Celina, a assistente virtual do Tribunal Regional do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Ela vai ajudar a esclarecer as principais dúvidas relacionadas aos procedimentos e serviços prestados pela Justiça Eleitoral e também informações sobre as Eleições 2022.

Na Cidade Alta..
 Hoje tem lançamento no Sebo Vermelho, das 9 às 12h, do jornalista e escritor Pedro Lopes Cardoso Júnior, sob o pseudônimo de Sá-Poty. Ele autografa o livro  “Bahú de Turco”, com prefácio do jornalista Vicente Serejo e textos das jornalistas Cinthia Lopes e Rejane Cardoso, respectivamente neta e sobrinha do autor. 

Apaixonou!
O historiador e professor de história, responsável pelo Podcast Leitura Obrigatória, Icles Rodrigues, está em Natal, teoricamente de férias. Com quase 80 mil seguidores no twitter,  postou uma foto da Praia de Ponta Negra com a seguinte observação: “Até terça-feira que vem eu não existo para o mundo”!

Cedida
Ronaldo Melo e Marília Melo em dia de comemorações para as Mães

Ronaldo Melo e Marília Melo em dia de comemorações para as Mães


Cedida
Kalina Veloso e Amanda Veloso sessão meu calçado preferido

Kalina Veloso e Amanda Veloso sessão meu calçado preferido


Cedida
Um superabraço de aniversário para Denise Renaux que divide alegrias com o maridão Fábio Maurício

Um superabraço de aniversário para Denise Renaux que divide alegrias com o maridão Fábio Maurício




Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Carta compromisso...
Atualizado: 21:24:33 11/05/2022
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com  

Depois das manifestações do deputado Rafael Motta (PSB) em lançar seu nome para disputar uma cadeira de senador pela chapa oposicionista e movimentar o cenário da situação e da oposição, o grupo político do PT no RN apressou-se e decidiu botar um ponto final no assunto e nas pretensões do parlamentar pessebista.   

...sela aliança
Uma foto com o pré-candidato Carlos Eduardo (PDT) e a governadora Fátima Bezerra, com o presidente estadual do PT no Estado, ex-deputado Júnior Souto, foi encaminhada às redações nesta quarta-feira (11). A leitura que se faz é: esse é o nosso candidato ao senado.   
Pela primeira vez, a governadora Fátima mostra sua parceria com Carlos Eduardo Alves e o deputado Walter Alves, como vice. 

Tese
A propósito. Há quem defenda a ideia de que a intenção do deputado Rafael Motta de disputar a cadeira de senador surgiu de membros nas entranhas do Partido dos Trabalhadores. A saída de Rafael da disputa proporcional de deputado federal poderia favorecer candidatos do PT. 

Eu, nada sei...

Antiga Faculdade de Direito 
O reitor José Daniel Diniz Melo, da UFRN, deu a boa nova. O secretário de Educação Superior (SESu) do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, assegurou a liberação de R$ 5 milhões para a reforma e restauro do prédio onde funcionou a Faculdade de Direito do RN, na Ribeira. O lindo prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai servir para a implantação do Centro de Extensão, Cidadania e Cultura da UFRN (CECC-UFRN).

Com a reforma, ganha a UFRN um novo e belo espaço cultural e a velha Ribeira volta a ter o destaque que merece na história de Natal. 

Cargos no TJRN 
O Tribunal de Justiça do RN quer transformar cargos públicos efetivos e criar mais cargos em comissão no quadro de pessoal do poder judiciário. O Anteprojeto de Lei Complementar enviado ao Legislativo propõe transformar 65 cargos,  entre Auxiliar Técnico, Analista Judiciário, Técnico em Informática Judiciária, em cargos de Analista Judiciário - Área Apoio Especializado. Também pede a criação de 12 cargos em comissão de coordenador, chefe de divisão e chefe de seção, todos de nível superior.

Segundo o Órgão, não há aumento de despesas com pessoal. Está tudo previsto no orçamento. 

Visita
O deputado Dr. Bernardo levou os dois filhos pequenos para passar a manhã do ontem na Assembleia Legislativa. Os servidores vão demorar a esquecer a passagem dos meninos pela Casa. As crianças exalam energia. 

Maria Alice  
O deputado Galeno Torquato (PSDB) estuda a possibilidade de trocar o nome do Hospital Maia Alice Fernandes para Dra Graça Borges, cirurgiã pediatra que atuou no local e foi vítima da covid-19. O parlamentar alega ter um abaixo-assinado apresentado pelos funcionários do setor com a solicitação. Ontem, membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa estiveram visitando o hospital. 

Escritores do Cárcere
A Vice-Presidente do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte e Supervisora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-RN), desembargadora Maria Zeneide Bezerra, convida para o lançamento do livro “De Tambaba à Prisão”, da escritora Amanda Karoline da Silva, hoje, a partir das  15h, na sede do TJRN. A publicação é resultado do projeto “Escritores do Cárcere”, com o apoio do GMFRN e Programa Novos Rumos na Execução Penal.

Selo de qualidade
Para quem aprecia os famosos bordados como: ponto cheio, Richelieu, matiz, costurado, rococó à máquina, aberto ou bainha, turco, rústico, quebra-agulha/espinho, crivo, granito, e o rococó (feito à mão), tradicionais do Seridó do RN, a exposição “Bordado de Caicó – 12 pontos, tradição, beleza e arte” está aberta ao público até o dia 11 de junho, no Centro de Referência do Artesanato (CRARN), dentro da Cidade da Criança, em Natal.  

A entrada para a Cidade da Criança custa R$ 2 reais ao público geral.

Faça Doação
A Casa Durval Paiva, de Apoio da Criança com Câncer, está com a necessidade de doação de água sanitária, sabão em pó, amaciante, detergente de louça, sabão em barra, desinfetante, papel higiênico, lençóis, fraldas geriátricas (G/XG) e fraldas infantis (XG/SXG).
Mais informações pelo (84) 4006.1600. 

Consórcio em alta
Com os aumentos constantes da taxa Selic, o consórcio se tornou uma opção vantajosa para a obtenção de crédito. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), em 2021, as vendas de cotas de consórcio cresceram 10,5% no RN. No segmento de imóveis, a expansão foi ainda mais forte: 45,7%. 

Cedida
Fabiola Torquato e Virginia Coelli presenças divertidas na festa de Bebeto Torres

Fabiola Torquato e Virginia Coelli presenças divertidas na festa de Bebeto Torres


Cedida
Empresária Athenas Ohana Fernandes em parceria com o empresário Scala Pedro Jorge

Empresária Athenas Ohana Fernandes em parceria com o empresário Scala Pedro Jorge


Cedida
Barto Lira, Heverton Freitas, Josa, Marcio Pinheiro, Valério Lira e João Flávio

Barto Lira, Heverton Freitas, Josa, Marcio Pinheiro, Valério Lira e João Flávio





Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
O Senado
Atualizado: 20:48:14 10/05/2022
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br  

O pré-candidato Rogério Marinho (PL) está quase pulando num pé só de tão contente. Pesquisa do Instituto Brâmane, (muito prazer!), divulgada nesta terça-feira (10) pelo Blog do BG, traz Marinho liderando. Na estimulada, quando os nomes dos pretensos candidatos são apresentados, ele é o primeiro com 18,1% das intenções de votos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-07483/2022.

… tem incógnita...
O interessante é que a pesquisa mostrou também que 61,2 por cento dos entrevistados não afirmaram em quem votar. Além disso, 14,7 por cento responderam que pretendem votar em branco ou anular o voto.

...mas continua um Céu
Enquanto isso, o deputado federal Rafael Motta (PSB) diz que é pré-candidato ao senado e não abre nem para um trator. Está firme no propósito de que seu nome é o melhor na disputa contra Rogério Marinho (PL), do que o pré-candidato da situação Carlos Eduardo (PDT). 
Consultada, fonte do governo Fátima Bezerra informou à coluna que a troca de pré-candidatos ao senado só seria possível “caso o ex-prefeito de Natal desistisse da pretensão de concorrer”. Como não há possibilidade dessa ideia vir a se efetuar...
Saravá!!! 

Presente!!!
A governadora Fátima Bezerra se prepara para participar do casamento do ex-presidente Lula, com a Janja, no próximo dia 18 de maio em São Paulo.  A cerimônia intimista terá pouquíssimos convidados, segundo divulgou a colega Dani Freire. 
O presente que Fátima levará para o casal Janja and Lula ainda é segredooooo. 

Indicação para ARSEP 
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RN, em sessão extraordinária nesta terça-feira (10), aprovou a indicação de Rosângela Maria Fonseca de Oliveira para o cargo de Diretora-Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do RN (ARSEP), com mandato de quatro anos.

A decisão agora vai a plenário.

Investimentos 
O município de Parelhas está recebendo a implantação de um parque eólico da empresa Elera Renováveis, que já opera no RN, com capacidade de geração de 247,5 MW e investimento de R$ 1,5 bilhão. A semana passada, o Governo do Estado recebeu proposta da empresa para contribuir com projetos sociais e de preservação ambiental. 

O vice-governador Antenor Roberto sugeriu ações dentro da área do Geoparque Seridó, além de projetos para captação de água da chuva e para dessalinização de água.

Menstrução sem Tabu
A representação do Girl Up Natal promove hoje, as 14h, uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para cobrar a efetividade da lei nº 10.9477 Menstruação sem Tabu. O clube foi responsável pela sugestão do projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes no estado, que foi sancionado, porém não entrou em aplicabilidade.

Sem noção 
Depois de 90 anos de existência, a Justiça Eleitoral completa aniversário neste mês, um presidente da República do Brasil resolveu questionar sua eficiência e segurança.  
Vá entender!

Alerta de Ponto Cego
A medida é eficaz. A senadora  Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou projeto que tornam obrigatórios sensores de colisão lateral (alerta de ponto cego) nos veículos. O  PL 673/2022   insere a exigência no Código Brasileiro de Trânsito, com o objetivo de deixar os automóveis mais seguros e reduzir acidentes .

Será que as indústrias automobilísticas vão gostar na novidade?

ALE 
A distribuidora de combustíveis ALE foi anunciada, nesta semana, como uma das finalistas da terceira edição do Finance & Law Summit and Awards (Filasa), premiação que incentiva e reconhece os esforços das áreas jurídica e financeira de grandes companhias do país. A cerimônia de premiação vai ocorrer, no dia 28 de junho, em São Paulo (SP).      

Aviação 
Natal vai sediar entre os dias 16 e 18 de maio, no hotel Wish, o 2º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação.  Os interessados buscam soluções na produção e utilização de combustíveis alternativos, principalmente o bioquerosene para aviação. Espera-se que desse encontro saia uma solução para a redução das passagens áreas. 
A gente agradece!!! 
Língua Pátria 
O médico potiguar e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Jeancarlo Cavalcante, foi eleito, no dia 05 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, Presidente da CMLP - Comunidade Médica de Língua Portuguesa, em Assembleia Geral Ordinária da CMLP ocorrida na cidade de Bissau, em Guiné-Bissa. Um mandato de 2 anos, onde estará à frente de desafios que envolvem 9 países de fala portuguesa.

Cedida
Na megafesta de Bebeto Torres encontro com o casal querido Kalina Leite e Jader Gonçalves

Na megafesta de Bebeto Torres encontro com o casal querido Kalina Leite e Jader Gonçalves


Cedida
Médico potiguar Jeancarlo Cavalcante, na Guiné-Bissau, eleito Presidente da CMLP

Médico potiguar Jeancarlo Cavalcante, na Guiné-Bissau, eleito Presidente da CMLP


Cedida
Max Souza, Célia Barreto e Fairuz Gosson, alunos da Bodytech Tirol, em ritmo de Dance Mix

Max Souza, Célia Barreto e Fairuz Gosson, alunos da Bodytech Tirol, em ritmo de Dance Mix





Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.