Mantendo a tradição
Atualizado: 22:59:17 15/09/2021
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com 

O Governo do Estado transfere seu staff para Mossoró entre os dias 28 a 30 de setembro de 2021, durante a celebração do 136º aniversário da Abolição da Escravidão. Na mensagem da governadora Fátima Bezerra aos deputados pedindo autorização, a gestora destaca a data de 30 de setembro como “maior data cívica da cidade, motivo de muito orgulho para todos os potiguares”.

Tratores 
O ministro MDR Rogério Marinho tem sentido nos últimos dias o aborrecimento da notoriedade. O Estadão voltou a “fuçar” o caso dos sobrepreços na compra de tratores levantados pela CGU. Agora o PSol, deputado Ivan Valente, pede à Procuradoria-Geral da República que investigue o caso.
 A ação é uma pedra no sapato do ministro que almeja sentar cadeira no Senado.  

De volta ao NE
O presidente Bolsonaro vai voltar a Pernambuco no próximo mês de outubro para entregar o canal do Agreste e inaugurar, em Petrolina, um perímetro irrigado com cinco mil hectares. Informou Rogério Marinho à mídia pernambucana. 

Patrimônio Histórico 
A arquiteta Ilana de Castro Lima Chagas, que atuou recentemente como subcoordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Infraestrutura, é a nova superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN no RN, ligado ao Ministério do Turismo. Ela substitui o servidor de carreira, Jorge Cláudio Machado da Silva, que estava na função desde julho do ano passado.

Dinheiro abençoado 
Festa para quem tinha 13º salário de 2018 em atraso. Os servidores amaram, os advogados que entraram com ações na Justiça também, e os juízes idem. O pagamento pelo governo Fátima Bezerra queima algumas etapas dos processos em tramitação nos tribunais. Agora é esperar o julgamento sobre os pedidos de juros e correções. 

Precatórios
Tem servidor perguntando a quantas anda os processos de precatórios entre o Tribunal de Justiça e o Banco do Brasil? A tramitação foi agilizada?

Isenção 
O deputado Jacó Jácome pode até ter boa intenção ao propor lei que dá gratuidade de estacionamento para doadores de sangue, mas, legislar sobre patrimônio alheio não creio que seja uma boa ideia. O STF geralmente considera inconstitucional. 

Barco no leilão 
Um leilão da Justiça do Trabalho marcado para o dia 22 de setembro trará, entre outros bens, dois que chamam atenção: um barco do Sport Club Potengi, tradicional clube de remo de Natal, e uma área bem valiosa no centro de Mossoró, onde fica a sede da ACDP.
Dá para imaginar a situação do Clube de Remo potiguar?

Moradia 
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire (PDT), recebeu ontem do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB-RN) solicitação para que a Casa construa uma agenda legislativa que possa garantir o direito de moradia dos natalenses, incluindo a aprovação de projetos em tramitação no legislativo municipal que favorecem a aquisição de casas. O grupo estava acompanhado da vereadora Divaneide Basílio (PT).

Falta de Moradia
A ausência de políticas públicas no país para moradores de rua é uma chaga que a sociedade vai carregar se o problema não for encarado com seriedade pelas autoridades brasileiras. As principais avenidas de São Paulo, cidade mais rica do Brasil, estão irreconhecíveis com a quantidade de pessoas morando e mendigando nas calçadas. A cena é surreal e muito triste. A gente se pergunta: qual a responsabilidade que nos cabe para a solução desse desastre social?
Em falta 
Alguns hospitais da rede pública no RN estão enfrentando escassez de itens de suprimento básico. Tem unidade que já comunicou aos funcionários a necessidade do uso racional de luvas descartáveis. Outro item importante que também está escasso é a furosemida, diurético bastante usado em cardiologia e em diversas outras áreas.

Rota Musical 
A Meia Maratona do Sol, que acontece no próximo sábado (18), vai instalar 7 palcos com 7 artistas em locais distribuídos ao longo do percurso de 21km, dos mais variados ritmos para embalar os atletas. O Projeto Musical é realizado pela  Crion_ Eventos, viabilizado por meio de incentivo da Lei Djalma Maranhão e com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Arena das Dunas e Unimed Natal.

Divulgação
1-GRATIDÃOParabéns e um superaniversário para Virgínia Coelli, amiga de sempre e merecedora de todos os aplausos

1-GRATIDÃOParabéns e um superaniversário para Virgínia Coelli, amiga de sempre e merecedora de todos os aplausos


Divulgação
2-CAMINHOS CRUZADOS Romeu ganhando um beijinho do papai Leo. Marília Rocha feliz da vida com a proximidade da chegada do baby

2-CAMINHOS CRUZADOS Romeu ganhando um beijinho do papai Leo. Marília Rocha feliz da vida com a proximidade da chegada do baby


Divulgação
3-REAPRENDENDO Rui Cadete, Juliete Cadete e Ana Cláudia Medeiros iniciam sábado (18) nova turma do Projeto Reaprendendo, com inscrições abertas até hoje  (16)

3-REAPRENDENDO Rui Cadete, Juliete Cadete e Ana Cláudia Medeiros iniciam sábado (18) nova turma do Projeto Reaprendendo, com inscrições abertas até hoje (16)







Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.









Antecipação
Atualizado: 23:27:49 14/09/2021
rosaliearruda@uol.com.br  
(Virgínia Coelli - interina)

A Câmara Municipal de Natal vai eleger a nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 até o final do mês de setembro. Os vereadores Paulinho Freire e Felipe Alves, devem ser reconduzidos aos cargos de presidente e secretário, respectivamente. Os demais cargos estão sendo negociados com os partidos.

De olho no Supremo
A antecipação da eleição da nova mesa diretora está prevista no regimento da Casa, mas, dependendo do resultado, pode esbarrar em uma liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso que vedou as sucessivas reeleições para os membros de Mesa Diretora do estado de Alagoas, objeto de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Procuradoria –Geral da República. 

Suspenso
Desde o mês de junho que está suspenso, por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, o julgamento de 15 ações no Supremo Tribunal Federal que questionam eleições sucessivas em uma série de Casas Legislativas do país.

Insatisfação
Os vereadores da base do governo na Câmara estão se queixando relação com o prefeito Álvaro Dias. Aproveitaram a saída da vereadora Nina Sousa da liderança para se “rebelarem”. Mesmo com espaços na administração municipal, um grupo articula a criação de um bloco independente que na prática funcionaria assim: eles manteriam os espaços no governo e só votariam as matérias que lhes forem convenientes. 

Retorno
Diante do vácuo, o vereador Kleber Fernandes (PSDB) deve voltar a liderança do governo na Câmara Municipal. Outras tentativas foram feitas, mas não chegaram a subir a ladeira rumo à cidade alta.

Beneméritos 
O jantar em homenagem ao ex-presidente Michell Temer, oferecido pelo investidor Naji Nahas, reuniu os amigos do ex-presidente conhecidos em São Paulo como “ beneméritos do Sírio-Libanês”. Eles massagearam o ego de Temer como salvador da pátria. 

Bancos
Quando os bancos vão voltar a operar em horário normal? Essa pergunta é feita com frequência, mas ainda sem resposta. O atendimento ao público até às 13 horas é muito curto para se resolver pendências bancárias. As agências estão lotadas com tempo de espera superior a uma hora.

Engenharia
A presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, será uma das palestrantes do curso de capacitação para utilização do Sistema Integrado de Auditoria de Obras e Serviços (Siai Obras), promovido pelo TCE-RN.Ela vai falar sobre a importância do profissional da engenharia em todos os processos que envolvem obras e serviços que tragam segurança à sociedade. 

Exemplo
O município de João Dias se tornou o primeiro do RN a realizar uma dupla ação de assistência alimentar aos estudantes, que estão recebendo a merenda escolar e ainda um kit de alimentos. O pioneirismo rendeu o reconhecimento do FNDE . A prefeita Damaria Oliveira foi parabenizada pela iniciativa. O exemplo de João Dias será exposto pela equipe do FNDE em uma conferência internacional da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Brasília
O prefeito Álvaro Dias cumpre agenda nesta quarta-feira em Brasília. Participa de solenidade no Palácio do Planalto e tem agenda no ministério do Desenvolvimento Regional. Obras de Ponta Negra e San Vale estão na agenda.

Perfeição
A artista plástica e poetisa Mag Revoredo traduziu muito bem o cenário do casamento de Viviane e Victor, no último final de semana na Praia dos Lamartines, litoral sul. O poema “A Casa do Sol”, fala da beleza do lugar e da simplicidade da encatadora “casinha de portas e janelas amarelas” que pertence a ex-vereadora Eleika Bezerra. Com certeza um dos recantos mais belos do nosso litoral. 

Biografia
Aliás, a ex-vereadora Eleika Bezerra começa a escrever sua história. Desde que deixou o mandato na Câmara Municipal que ela reúne material para um livro que deve ser lançado nos 80 anos.  

Divulgação
1- Garota propaganda-A governadora Fátima Bezerra mostrou nas redes sociais nova coleção das lojas Riachuelo em homenagem ao RN. Muitos cajus nas peças para o verão. A governadora demonstrou que adorou o “recebido”.

1- Garota propaganda-A governadora Fátima Bezerra mostrou nas redes sociais nova coleção das lojas Riachuelo em homenagem ao RN. Muitos cajus nas peças para o verão. A governadora demonstrou que adorou o “recebido”.


Divulgação
2 –Homenagem- Paolo Passariello recebeu no Bourbon Convention Ibirapuera o pin de ouro da Abrasel,  durante o Encontro Abrasel. Entregue pelo ex-presidente nacional, Bobby Fong, de Pernambuco.

2 –Homenagem- Paolo Passariello recebeu no Bourbon Convention Ibirapuera o pin de ouro da Abrasel, durante o Encontro Abrasel. Entregue pelo ex-presidente nacional, Bobby Fong, de Pernambuco.


Divulgação
3-Coração- O cardio Ricardo Bittencout e Renata Telles comemorando nove anos de companheirismo. Os amigos vibram com a união do casal.

3-Coração- O cardio Ricardo Bittencout e Renata Telles comemorando nove anos de companheirismo. Os amigos vibram com a união do casal.


Divulgação
4- Um registro das férias da amiga Rosalie Arruda, titular da coluna, durante visita a Livraria Cultura, parada obrigatória em SP, ao lado da linda Mayara.  Amanhã Rosa retorna a companhia dos leitores. Sempre é bom passar uma temporada por aqui. Obrigada pela companhia.

4- Um registro das férias da amiga Rosalie Arruda, titular da coluna, durante visita a Livraria Cultura, parada obrigatória em SP, ao lado da linda Mayara. Amanhã Rosa retorna a companhia dos leitores. Sempre é bom passar uma temporada por aqui. Obrigada pela companhia.








Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.








Sem interlocutores
Atualizado: 22:32:16 13/09/2021
rosaliearruda@uol.com.br
(Virgínia Coelli-Interina)

O ministro Rogério Marinho nega que tenha recebido interlocutores para discutir a possibilidade de trocar a disputa da Senado pela Câmara Federal. No domingo, a coluna trouxe a informação de que aliados estavam tentando convencer o ministro a mudar o foco  diante da possibilidade da manutenção da inelegibilidade de Robinson Faria. Com isso Rogério receberia apoio que facilitaria a viabilização do mandato.

Certeza
Em contato com a coluna, Rogério assegurou que é candidato ao Senado. Exclusivamente.  Isso se conseguir a unidade do grupo. Se não conseguir, ele foi taxativo: não será candidato em 2022 e vai voltar a atuar na iniciativa privada.

Forte
De uma coisa não se pode negar. Rogério Marinho, sem mandato, mostrou um poder de articulação muito forte quando comandou as reformas da previdência e do trabalho. Construiu relações e sabe que pode atuar com destaque nas decisões nacionais. 

Terceira via
O projeto da terceira via para enfrentar Lula e Bolsonaro nas Eleições de 2022 sofreu um baque antes mesmo de se consolidar. Nem Ciro, nem Dória e nem Mandeta conseguiram chamar atenção da opinião pública no ato de 12 de setembro. O PT, mais uma vez, deixou claro que seu projeto é meramente eleitoreiro e que não tem o menor interesse em derrubar Bolsonaro antecipadamente.

Posteridade
A frase da deputada Isolda Dantas pode servir para para as Eleições 2022.  “Não vamos pra rua com golpistas”, disse a parlamentar, no Twitter ao se referir às manifestações do 12 de setembro.

Luto
Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral estão tristes com a partida inesperada de Bonifácio Feitosa, no último domingo. Boni atuou 30 anos na Justiça Eleitoral deixando muita saudade e lembranças. Gentileza era sua marca. 

Atraso
O Hospital Wilson Rosado, em Mossoró deve seguir o mesmo caminho da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer e paralisar atendimentos SUS por falta de pagamento. O HWR cobra os valores pactuados referentes às complementações dos serviços de Cardiologia, Neurocirurgia, Oncologia, cirurgias em geral e leitos de UTI, e programa reduzir os atendimentos a partir de quarta-feira.

Motivo
A pendência de pagamentos vem de longe e inclui descumprimento de acordo feito em outubro de 2019, há quase dois anos. Na época, Hospital Wilson Rosado havia paralisado os serviços e aceitou um acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró para o pagamento da dívida existente até então em 33 parcelas. No entanto, esse acordo jamais foi assinado e muito menos o pagamento das parcelas.

Bastidores
A vida do ministro Alexandre de Moraes virou um inferno, segundo confessou ao amigo, ex-presidente Michel Temer, por quem fez questão de mandar recado a Bolsonaro, avisando que, pessoalmente, nada tinha contra ele. O ministro Alexandre de Moraes passou a andar  com seguranças;  viu sua casa ser cercada por militantes bolsonaristas e sua família — mulher e filha — ficar apavorada com constantes ameaças recebidas na internet, e fora dela.

Reveillon nas alturas
Com a retomada de eventos com 100% de público, Natal se prepara para ter  pelo menos três grandes festas de reveillon. Estarão por aqui Claudinha Leite, Simone Simara, Jorge e Matheus. Os preços estão sendo fechados com cifras que chamam atenção. Os shows estão saindo por mais de R$ 300 mil. 

Ficar de olho
No encontro dos ex-presidentes. Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Michel Temer participam, juntos, do seminário “Um novo rumo para o Brasil”, quarta-feira organizado por MDB, PSDB, DEM e Cidadania.

Fica a dica
Existem crimes além da embriaguez no volante. A polícia de trânsito deve ampliar as investigações na hora de abordar os motoristas. No sábado à noite deu certo. Um foragido foi preso durante a blitz da Lei Seca.

Divulgação
1- Foi bonito de ver o choro cheio de amor de Rogério Nunes ao entregar a filha Vivi a Victor. “Casar bem uma filha é um dos momentos mais maravilhosos e emocionantes que já vivi”, disse Nunes.

1- Foi bonito de ver o choro cheio de amor de Rogério Nunes ao entregar a filha Vivi a Victor. “Casar bem uma filha é um dos momentos mais maravilhosos e emocionantes que já vivi”, disse Nunes.


Divulgação
2- Energia boa dos amigos Marcos e Silvana no casamento de #Vivito

2- Energia boa dos amigos Marcos e Silvana no casamento de #Vivito


Divulgação
3- Graciema e André no casamento de #Vivito, na praia dos Lamartine.

3- Graciema e André no casamento de #Vivito, na praia dos Lamartine.


Divulgação
4- As irmãs Yvete , Eloisa Guerreiro e a amiga Elinor Alecrim no casamento de #Vivito

4- As irmãs Yvete , Eloisa Guerreiro e a amiga Elinor Alecrim no casamento de #Vivito








Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.







Missão
Atualizado: 09:38:35 12/09/2021
rosaliearruda@gmail.com 
(Virgínia Coelli - interina)

A tarefa não é fácil, mas tem interlocutores tentando convencer o ministro Rogério Marinho a trocar a disputa do Senado pela Câmara Federal. O argumento é simples: Rogério teria o apoio de Fábio Faria diante da possibilidade do ex-governador Robinson Faria permanecer inelegível. Mesmo sem combinar com os “russos” Rogério teria mais chance de conseguir um mandato.

Empolgado 
O Presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim, está empolgado com os números das pesquisas eleitorais que o colocam entre os mais bem colocados entre os nomes à Câmara Federal. Além de tentar surfar na aprovação do prefeito Alisson Bezerra, o presidente da Câmara articula a formação de uma chapa completa do Solidariedade com Breno Queiroga como candidato a governador. 

Mais uma mulher
Além de Magna Letícia, a disputa pela presidência da OAB/RN vai contar com mais uma mulher. É a advogada Elisângela Fernandes, membro da comissão de saúde. No 7 de setembro ela surpreendeu publicando uma foto nas redes sociais ao lado do ex-presidente Paulo Eduardo e do advogado Alex Gurgel, tesoureiro da atual gestão.  Elisângela defende uma OAB mais progressista. 

Testagem
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai cumprir agenda em Natal na próxima sexta-feira , quando virá à cidade lançar com o prefeito Álvaro Dias o Plano Nacional de Testagem contra a Covid-19. Natal será uma das primeiras capitais contempladas com o programa. Até o fim do mês, o MS pretende repassar 4 milhões de testes aos Estados.

Marca
Natal está com ritmo acelerado de vacinação contra a Covid. A média é superior a 10 mil pessoas vacinadas por dia. A conseguir manter esse passo, a Prefeitura vai alcançar a marca de 1 milhão de doses aplicadas até o fim do mês. É só não haver interrupção na chegada das doses.

Audiência
O deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) vai realizar uma audiência pública com o tema “Prisão do presidente nacional do PTB: legal ou ilegal?”. A iniciativa surgiu diante da prisão do presidente nacional do PTB, ex-deputado federal Roberto Jefferson.  Será segunda às 9h, na Assembleia Legislativa.

Digitalizar é preciso
Especializada em gestão de recebíveis e meios de pagamento, a fintech potiguar Orendapay conquistou o certificado internacional PCI DSS (abreviação de Payment Card Industry – Data Security Standard), que atesta a segurança e a qualidade da sua plataforma. Em tempos de digitalização dos serviços e de ameaças de fraudes cibernéticas, trata-se de boa notícia para os usuários da startup. O PCI DSS é referência em segurança em todo o mundo, sendo adotado especialmente por grandes administradoras de cartões de crédito.

Curso
O Tribunal de Contas do Estado está oferecendo aos gestores potiguares um curso de capacitação para utilização do Sistema Integrado de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia (SIAI Obras), ferramenta eletrônica voltada para prestação de contas da despesa e auxiliar no gerenciamento, acompanhamento e controle das obras e serviços de engenharia no setor público no Estado e municípios.

Biometria
O presidente do TRE do Maranhão, desembargador José Figueredo, defendeu o retorno imediato da coleta biométrica, suspensa desde o início da pandemia do Covid-19, em março de 2020. “É importante retomar ainda esse ano, pois sabemos da polarização que está havendo, onde temos demonstrado, de forma bastante enfática, que a urna é segura, transparente e confiável. Com essa suspensão, deveremos ter um número relevante de eleitores que não teriam como ser identificados biometricamente no pleito que se avizinha”, disse o presidente.

Faz sentido!

Negócio
A XP fechou a compra Hospital de Olhos Santa Luzia, no Recife. O valor da operação não foi divulgado. A unidade chega a fazer 280 mil procedimentos por ano. 

Escuridão
Mais da metade da Ponte Newton Navarro está completamente às escuras. Os motoristas passam pelo local com medo. Lembrando que a ponte é uma das portas de entrada dos turistas que desembarcam no aeroporto rumo as praias do nosso litoral.

Prova de vida
O prazo para os servidores aposentados e os pensionistas da UFRN realizarem a prova de vida se encerra no dia 30 de setembro. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas orienta que o recadastramento deve ser realizado em qualquer agência do banco em que recebe o pagamento do benefício ou prova de vida digital, por meio do aplicativo mobile do Governo Federal Sou Gov.br.

Farret
A Adega Perlage amplia atuação no mercado e apresenta novo nome e novos produtos no portfólio. Agora é Adega Farret, uma referência ao sobrenome da a Sommelier Simone Farret. “Com o aumento da participação dos vinhos no nosso portfólio e a ampliação dos canais de vendas por meio do comércio eletrônico sentimos a necessidade de trocar o nome Perlage que remete ao universo dos espumantes”, justificou

Parque das Dunas
Os projetos Bosque Encena e Som da Mata tem programação neste domingo, Trio Sun, formado pelos músicos Paulo de Oliveira, Eduardo Taufic e Fernando Suassuna. 

Projetos contemplados no Programa Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal.

Divulgação
1- Andrea Almeida e Leonardo Melo em clima de romantismo

1- Andrea Almeida e Leonardo Melo em clima de romantismo


Divulgação
2- Gabriel em noite natalense

2- Gabriel em noite natalense


Divulgação
3- Sempre juntos, Gabriele Trindade e Renato Nélson

3- Sempre juntos, Gabriele Trindade e Renato Nélson


Divulgação
4 – Isabella Monte e Pedro Syoko em evento em Natal

4 – Isabella Monte e Pedro Syoko em evento em Natal





Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.








Coleta
Atualizado: 23:53:26 10/09/2021
rosaliearruda@gmail.com  
(Virgínia Coelli - interina)

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado na Zona Norte de Natal, já recebeu mais de R$ 2 milhões em doações desde que começou a ser construído, em 2014. A informação foi dada pelo padre João Maria, idealizador do projeto, que conta com apoio da Prefeitura do Natal. Na quinta-feira, durante a missa em Ação de Graças pelo aniversário do prefeito Álvaro Dias, foram arrecadados R$ 28 mil em novas doações.

No encerramento da missa, a primeira dama Amanda Grace se emocionou ao falar do motivo da celebração do aniversário naquele Santuário. Foi em Fátima, em Portugal, que ela recebeu a mais importante mensagem de Deus na vida do casal. 

“Hoje, vendo a imagem de Nossa Senhora entrar neste santuário, em Natal, voltei a me emocionar e sentir Deus em nossas vidas”

Romantismo
O prefeito Álvaro Dias revelou seu lado romântico. Declamou o “Soneto da Fidelidade”, de Vinícius de Moraes para demonstrar seu amor pela esposa, Amanda. 

Prestígio
Muitos vereadores compareceram a missa do aniversário do prefeito. A presença da vereadora Nina, que acabou de entregar a liderança, foi interpretada como “bandeira branca”. Aliás, o prefeito termina a semana sem anunciar quem vai defender os interesses do executivo Câmara Municipal. Será que Nina retorna? 

Penduradas 
Pelos menos 145 prefeituras do Estado estão penduradas no  CAUC-  uma espécie de SPC/SERASA das prefeituras. Os dados fazem parte do sistema da Secretaria do Tesouro Nacional.  Mossoró é uma das únicas que estão 100% em dia com as obrigações junto ao governo federal, cumprindo todos os 16 critérios exigidos.

Inacreditável
Essa merece registro. Quatro assaltantes invadiram a casa de um grupo de alunos-soldados da PM, no bairro de Nazaré, em Natal. Eles chegaram de carro roubado e anunciaram o assalto levando celulares, tv e outros objetos de menor valor.

Auxílio
A Assembleia Legislativa revisou o auxílio de assistência à saúde aos servidores do quadro de pessoal da Fundação Djalma Marinho. O valor do auxílio percebido no mês corrente será referente ao ressarcimento de despesas com saúde ocorridas no mês anterior e segmentados por faixa etária.

Pesquisa
Em tempos de desconfiança na contratação de pesquisa sobre Covid pelo governo do RN, a Universidade Federal anuncia a aplicação de uma nova pesquisa para analisar os impactos na saúde dos profissionais e os efeitos da COVID-19 no RN. Trabalho que está sendo coordenado pela professora Rozeli Porto, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Esperança
Já começam a surgir as informações de municípios que estão sem registrar casos de covid no Rio Grande do Norte. Tibau, na região de Mossoró, anuncia zero casos positivos e suspeitos da doença.

Entre Elas
O Entre Elas, programa das manhãs de sábado da rádio Jovem Pan News Natal,  vai falar sobre adolescência com a psicóloga Débora Sampaio e com a procuradora Celi Castim.  Tema bacana para quem procura respostas e orientações para essa importante fase da vida dos filhos. 

Bananeiras 
Não há dúvida que Bananeiras virou a queridinha dos natalenses. Uma incorporadora paraibana aproveitou a onda e reuniu no restaurante Marechal  um grupo seleto para a presentar o Alteza Condo Resort .  Dezoito casas prontas e luxuosas a espera daqueles que querem curtir a “Bariloche Paraibana”. 

Casamento
Familiares do publicitário Rogério Nunes e Dani Salviano estão em Natal para o casamento de Vivianne e Victor, hoje na Praia dos Lamartines, em Pirangi. Alto astral e boas energias para desejar felicidades aos noivos. 

McDia Feliz 2021
Hoje um grupo de jornalistas participa da venda antecipada da campanha McDia Feliz. Atenda o chamado de um amigo e compre os cupons disponíveis na Casa Durval Paiva, ao valor de R$ 17. Na compra de um deles, você tem direito a um sanduíche Big Mac, que poderá ser retirado, no dia 23 de outubro, em qualquer loja McDonald's. O recurso arrecadado será destinado à Campanha do Diagnóstico Precoce, que capacita e sensibiliza os profissionais de saúde do RN.




Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.









Porta aberta
Atualizado: 23:42:42 09/09/2021
rosaliearruda@gmail.com  
(Virgínia Coelli - interina)

A governadora Fátima Bezerra não descarta a possibilidade de ter o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, como candidato ao Senado. Pelo contrário. Fátima tem afirmado que “tudo pode acontecer” e que não existe veto do ex-presidente Lula ao nome do presidente do PDT no RN. 

Plano
O plano preferencial de Lula era atrair o ex-senador Garibaldi Filho para a chapa de Fátima Bezerra. Como as conversas não prosperaram em Natal, durante a visita do ex-presidente no início de agosto, o nome de Carlos Eduardo volta ao cenário com grandes chances de ser candidato ao Senado.  A governadora sabe que a composição facilitará o projeto da reeleição.

Na peregrinação
Na peregrinação pelo Nordeste o ex-presidente Lula acertou alianças com o PDT no Ceará — base eleitoral de Ciro Gomes, seu adversário no plano nacional – e com o MDB, sigla que articulou o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Cronograma
O Governo do Estado apresentou calendário de pagamento de salários atrasados dos servidores estaduais. O restante da folha do 13º salário de 2018 será quitada na próxima quarta-feira (15), mas o 13º deste ano só será concluído em janeiro de 2022. Além disso, a expectativa é conseguir quitar todas as folhas de atrasados em maio de 2022.

Conta
O que ainda não se tem reposta é quando  governo do Estado vai pagar aos municípios uma dívida estimada em R$ 20 milhões fruto das parcelas do ICMS e IPVA. Os valores já foram arrecadados, mas o governo se apropriou dos recursos e não repassou para as contas municipais.

Mulheres
As advogadas Rossana Fonseca e Magna Letícia ficaram tecnicamente empatadas na pesquisa interna para decidir qual sairia a candidata à presidência da OAB/RN com apoio das demais. Deu Magna. Agora começa a fase das composições que devem contar com a participação de Marisa e Rossana Fonseca.

Perda
A morte do ex-ministro José Delgado entristeceu centenas de potiguares, admiradores do magistrado. O advogado e cunhado, Eduardo Nobre, destacou que “Delgado foi juiz a vida toda”. E completou: “Honrou a magistratura potiguar, depois a magistratura federal exercendo com excelência essa vocação que lhe deu a sua personalidade prudente e tranquila à qual se juntaram ao longo do tempo o raciocínio afiado e a experiência. Três requisitos essenciais para quem abraça a judicatura”.

Agora é Lei
O Governo do Estado sancionou hoje a Lei Complementar nº 685/21, que concebe horário especial de trabalho ao servidor público que tenha cônjuge, filhos ou seja responsável por pessoa deficiente ou Transtorno do Espectro do Autismo.

Setembro Dourado
O superintendente-adjunto da Liga Contra o Câncer, Ivo Barreto, anunciou três grandes novidades para o tratamento de câncer no RN.  A Liga comprou um aparelho de radioterapia mais moderno do país, que reduz o tempo de exposição da radiação para 10 minutos e irá inaugurar dentro de um mês a primeira sala de neurocirurgia infantil, com a aquisição de microscópio, comprado em Israel.

E mais: dentro de 60 dias começa a construção do primeiro hospital de pediatria oncológico do estado, com 40 leitos para internações e 10 leitos para UTI pediátrica oncológica, além de oito salas para atendimento de radioterapia, quimioterapia e aparelhos de imagens.

Vacina solidária 
A campanha vacina solidária promovida pela Prefeitura do Natal foi encerrada nesta quinta-feira. Foram arrecadas quase 16 toneladas de alimentos já distribuídas para mais de mil famílias natalenses.

Incentivo
As inscrições na Lei Djalma Maranhão estão a poucos dias do encerramento do prazo para a temporada 2021. Produtores e artistas têm até 15 de setembro para o envio da proposta, através do endereço eletrônico leidjalmamaranhao@outlook.com . Este ano a renúncia fiscal, definida pela Prefeitura, é R$ 11 milhões. 

Finecap
A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), comemora o sucesso da edição da FINECAP 2021, mesmo com limitações impostas pela pandemia. A prefeita passou no teste de popularidade  e anunciou ampliação da feira para 2022. 

Ritual 
A ordenação diaconal de oito seminaristas na Catedral Metropolitana, na quarta-feira, foi um dos momentos mais bonitos realizados pela Arquidiocese de Natal, depois da volta presencial dos fiéis as celebrações. Todo o ritual, incluindo a escolha dos cânticos, ficou a cargo do padre Flávio Medeiros, que hoje está a serviço da Diocese de Roma e que atua diretamente nas celebrações do papa Francisco.

Moda baby
A queridinha da moda Baby, a marca americana Carter’s , abre loja em Natal, no Midway Mall. É a primeira do Nordeste e uma das poucas do país. No Brasil, an- tes pandemia, muitas mamães embarcavam para os EUA só para comprar roupinhas da marca.











Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.










No lucro
Atualizado: 22:48:26 08/09/2021
rosaliearruda@gmail.com  
(Virgínia Coelli - interina)

O deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) levou na esportiva a gafe cometida no 7 de setembro quando publicou nas redes sociais um vídeo atribuindo o grito de independência a Pedro Álvares Cabral.

O parlamentar confessou aos colegas que ganhou mais de mil seguidores depois da confusão histórica, feita para convocar a militância para o 7 de setembro.

E mais
“Vou pensar em outra gafe para publicar nos próximos dias”, disse o deputado.

Clima
O deputado Tomba Faria (PSDB) e a deputada Isolda Dantas (PT) se desentenderam ontem durante o encerramento da reunião da CPI da Arena das Dunas. A petista subiu o tom da voz para saber o motivo da convocação de um perito feita pelo deputado Tomba. “Quem vai fazer o relatório sou eu”, disse a deputada. 

Decibéis
O deputado Tomba pediu para Isolda baixar os decibéis e respondeu: “ E quem vai votar o relatório sou eu”. Ponto final!!!

Vexame
Não pegou bem a iniciativa da deputada Isolda Dantas (PT) ao pedir, de última hora, a dispensa de dois depoimentos de duas Auditoras de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, convidadas para prestar esclarecimentos na CPI da Arena das Dunas.  A solicitação demonstrou desorganização da relatora, que de uma hora pra outra achou que as informações não teriam mais necessidade.  As servidoras estavam prontas para contribuir com o processo de investigação.

Cassações
Aberta a temporada de cassações de mandatos na Justiça Eleitoral do RN referentes às eleições de 2020.  Em Ceará-Mirim todos os vereadores eleitos e suplentes pelo PSB foram cassados por decisão do juiz eleitoral Herval Sampaio.

A justiça identificou fraude na cota de gêneros informada à Justiça Eleitoral. Nos autos foram registradas candidaturas fictícias de mulheres para atender a cláusula de barreira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Laranjas
Ação semelhante está para ser julgada em Caiçara do Norte. Vereadores eleitos pelo PT no município correm o mesmo risco. Uma das candidaturas está sendo considerada “laranja” e podem contaminar as demais lançadas pelo partido.

Não será surpresa
Os escritórios de advocacia, especializados em direito eleitoral, se preparam para o julgamento de uma série de ações que podem gerar cassação em primeira instância de prefeitos e vereadores eleitos em 2020. 

Prazo
No próximo dia 17 de setembro termina o prazo para que os candidatos não eleitos e partidos políticos encaminhem as mídias eletrônicas contendo a documentação referente à prestação de contas das Eleições 2020 à Justiça Eleitoral.
Para as situações que ensejem a apresentação de contas retificadoras, deve-se observar o prazo fixado em diligências e a mídia deverá ser entregue via e-mail endereçado ao Cartório Eleitoral da respectiva Zona Eleitoral.

Coração
Os familiares , amigos e alunos do padre Idalmo, que morreu vítima de infarto no interior de Goiás, se despedem do sacerdote durante dois momentos. O primeiro, na cidade de São Pedro, onde exercia o ministério. E o segundo, na sexta, em Natal, na Catedral Metropolitana, com missa às 9h presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. 

Saúde Privada
Se a rede pública de saúde do RN andasse no mesmo ritmo do praticado pela rede privada, os potiguares estariam bem mais assistidos. Os hospitais Rio Grande e da Hapvida, em Natal, estão ampliando as instalações. Já o HC inaugurou uma nova ala de Unidade de Terapia Intensiva com 10 leitos. O espaço conta com central de monitoramento, que possibilitará ao corpo clínico acompanhar, em tempo real, todas as informações de cada um dos pacientes, sem precisar estar na UTI.

Consumidor
A nova sede da Central do Cidadão do bairro do Alecrim vai contar com a Delegacia especializada em Defesa do Consumidor. A mudança acontece hoje, garantiu a Delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva.

Cashback
O Natal Shopping oferece 30% de cashback para os clientes que pagarem o estacionamento usando o aplicativo Ame Digital. Agora, além do app do empreendimento e dos guichês eletrônicos espalhados pelo mall, os visitantes do shopping têm mais essa opção que os presenteia com parte do dinheiro de volta. A promoção dura até o mês de novembro e o cashback pode ser usado em mais de três milhões de sites e lojas parceiras da Ame no país.









Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.










Anatel
Atualizado: 23:31:19 07/09/2021
rosaliearruda@uol.com.br  
(Virgínia Coelli - interina)

Uma das diretorias do Conselho da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, pode ser ocupada por uma Norte-riograndense. Os entendimentos já começaram e a indicação pode ser feita ainda em 2021. 

Os conselheiros têm mandato de cinco anos, com vencimento sequencial, a fim de que as substituições sejam paulatinas - um conselheiro por ano -, de modo a evitar a perda repentina da memória e da cultura organizacional no âmbito das decisões da Agência. 

Leis
As Leis Complementares nºs. 149/2015 e 153/2015, que se tornaram motivo de querela jurídica envolvendo a licitação dos transportes públicos da capital, entraram na pauta do Pleno do TJRN para o dia 13 de setembro. É mais um recurso nessa novela que se arrasta há anos. A PMN está pedindo a “Invalidação de dispositivos” contidos nas leis.

O atraso 
Segundo uma fonte ouvida pela coluna, a quantidade de exigências feitas aos concessionários de transportes público pode comprometer a licitação para o setor mais uma vez. Em acórdão recente do Pleno do TJRN, sob relatoria da Desembargadora Zeneide Bezerra, trechos como o que faculta ao estudante realizar o pagamento da meia passagem em espécie (dinheiro), foram considerados constitucionais.

Investidor
O Rio Grande do Norte pode ter ganho um investidor peso pesado da economia nacional. Circula a informação que ministro da Economia, Paulo Guedes, fechou negócio com empresa localizada no Distrito Industrial Norte, em São Gonçalo do Amarante. A compra teria sido efetivada. Mas o contrato tem termo de confidencialidade e sigilo.

Fé 
Em Angicos as comemorações do 7 de setembro foram mais fervorosas e diferentes das realizadas nos quatro cantos do país. O prefeito Pinheiro Neto mandou celebrar uma missa na igreja matriz para celebrar a data.  Os secretários compareceram em peso. Estamos precisando de muita reza!

Retomada CPIs
Passado o feriadão, as duas CPIs da Assembleia Legislativa retomam hoje as atividades. A CPI da Arena vai ouvir Vladimir Sérgio de Aquino Souto e Iana Silva Gomes de Lima, ambos auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado. 

Pesquisa Covid
Nesta quarta-feira a CPI da Covid-19 vai ouvir testemunhas a respeito da contratação de um instituto de pesquisa de opinião pública do Piauí pelo governo do Estado, começando pela assistente técnica Daniele Nascimento dos Santos e coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, Neuma Lúcia de Oliveira.

Motivos
O presidente da Associação dos Institutos de Pesquisa no Estado, Fernando Aguiar de Figueiredo, também será ouvido. No dia 24 de março ele emitiu nota na imprensa, afirmando-se surpreso com a contratação de um instituto de pesquisa do Piauí, enquanto nenhuma empresa do Rio Grande do Norte foi consultada sobre o interesse de participar de pesquisa sobre o combate ao coronavírus.

Central do Cidadão 
Governo do Estado inaugura hoje a nova sede da Central do Cidadão do bairro Alecrim. Bem que poderia aproveitar o ensejo para trazer de volta a emissão completa da CNH na sede da Central. Hoje o serviço é terceirizado, mais demorado e não atende as expectativas do usuário.  Sem falar que descaracteriza por completo a finalidade da Central.

Prisão ilegal
A Turma Recursal da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, que atua como a segunda instância do Juizado Especial Federal, reconheceu o direito a indenização por danos morais em caso de prisão em flagrante ilegal. O relator do processo foi o Juiz Federal Almiro Lemos.  O caso concreto ocorreu por uma prisão feita pela Polícia Rodoviária Federal. O autor do processo justificou que, no momento da ocorrência, estava apenas conduzindo um veículo que, possivelmente, tinha sinais identificadores alterados, o que não se enquadraria no caso de prisão em flagrante.

Finalmente
Só foi o governo do RN delegar a Monte Alegre o direito de administração e gerenciamento da RN-160 que a rodovia foi totalmente recuperada pela prefeitura. A obra foi inaugurada na segunda-feira. Há anos que o município pedia ao governo a recuperação do trecho que dá acesso a vários municípios do Agreste. Coube ao deputado estadual Kleber Rodrigues encontrar a solução para resolver o problema.

Cachaça
Últimos ingressos para 2º Festival Porcachaça, marcado para dia 02 de outubro, no Pata Negra Country, em Macaíba. Quem gosta de uma carne de porco bem preparada acompanhada de uma boa cachaça selecionada não pode perder o evento.  Mais informações no telefone (84) 98839-3575 e no instagram @porcachaca

Mama
A campanha do Grupo Reviver 2021 referente ao outubro Rosa está belíssima. Uma pintura abstrata do artista plástico caicoense Henrique Araújo cheia de cores, seios em formatos e tamanhos diferentes, rosto de uma mulher. Uma arte colorida com a qual todas as mulheres certamente irão se identificar pelas formas sinuosas, curvas e as mais diversas cores. Vendas nas lojas Mulher Rendeira do Midway e Afonso Pena por R$ 30,00.

Setembro Dourado
Hoje tem lançamento da campanha Setembro Dourado da Prefeitura do Natal, coordenada pela Secretaria de Comunicação.  A Casa Durval Paiva participará do lançamento oficial da campanha, que além de alertar para os sinais da doença, visa diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento correto, como fatores essenciais para a cura.




Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.




Homenagem
Atualizado: 23:24:52 06/09/2021
rosaliearruda@uol.com.br 
(Virgínia Coelli-Interina)

Uma das mobilizações do 7 de setembro em Natal vai prestar homenagem ao cantor Sérgio Reis, acusado de organizar atos antidemocráticos contra o Supremo Tribunal Federal. Além do hino nacional, os bolsonaristas irão cantar uma das “modas” mais conhecidas de Sérgio Reis: Menino da Porteira. A homenagem está programada para o encerramento do ato, marcado para a Praça Cívica, no bairro de Petrópolis. 

Pós-7 de setembro
Passada a manifestação do 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro já prepara outra ofensiva para continuar ditando a pauta política do país. Vai apresentar uma Ação no Supremo Tribunal Federal por entender que os governadores não estão respeitando uma emenda constitucional que definiu parâmetros para a cobrança do ICMS em operações de combustíveis. 

Culpados
O presidente atribui aos Estados os recentes reajustes no preço dos combustíveis. Ele tem repetido que a culpa do valor mais caro da gasolina e do diesel é fruto da disparidade da cobrança do imposto em cada uma das 27 unidades da Federação. 

Catando apoios
Enquanto o ministro Fábio Faria trabalha a implantação do 5G no Qátar, na Ásia, o ministro Rogério Marinho aproveitou o feriadão para unir as agendas administrativa e política no interior do RN.

No Seridó
Rogério reuniu prefeitos de vários municípios durante a apresentação do projeto da adutora do Seridó, em Caicó, no último domingo. O prefeito Ivanildinho, de Timbaúba dos Batistas, e presidente da Associação dos Municípios do Seridó, depois de agradecer o investimento, disse que em reconhecimento, ele e a maioria dos prefeitos da região deverão estar ao lado de Rogério em uma possível candidatura ao Senado em 2022.“Ele é praticamente uma unanimidade na região. Nós temos no Rogério Marinho uma referência. Por ser essa ponte, por conhecer a realidade de todos nós”, finalizou

Excluídos
O feriadão de 7 de setembro marca pra valer a retomada do turismo no país. O litoral do RN foi invadido por visitantes de estados vizinhos. Em Pipa e São Miguel do Gostoso a lotação chegou perto dos 100%. Aliás, São Miguel do Gostoso continua sendo seletiva na recepção de visitantes. Hotéis e pousadas resistem a negociar pacotes com as operadoras populares do país. 

Passeio
A cidade de João Pessoa continua atraindo natalenses. Quem passou por lá no feriado foi a secretária de Turismo do governo do RN, Aninha Costa. Deve ter ido conferir o que o governo da Paraíba está fazendo para atrair mais visitantes. 

Finalmente
O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal no Rio Grande do Norte realizou audiência de conciliação para analisar processos em que se discutia a incidência dos expurgos inflacionários dos planos Bresser de 1987, Verão de 1989, Collor 1 (abril de 1990) e Collor 2 de 1991, sobre saldos de cadernetas de poupança. 

Sucesso
A Juíza Federal Gisele Leite, coordenadora do CEJUSC, conseguiu homologar acordo envolvendo R$ 2.788.285,75, quantia que será paga pela CAIXA aos poupadores e seus advogados no prazo de até 30 dias úteis.

Livro
O advogado e escritor George Veras lança o livro “Manoel Emídio de Sousa, a história de um líder”. Será na quinta (10), às 18h, na sede da Ampern, em Natal. 

Facções
A área da Segurança Pública do RN investiga a ligação da explosão do posto de combustível, em Tangará, com a guerra de facções no RN. A relação é muito próxima  

Esforço
A Polícia Civil do RN conseguiu recuperar nos últimos dias mais de 50 aparelhos celulares. Todos ele devolvidos aos proprietários. O registro de EMEI nos boletins de ocorrência ajudou no rastreamento dos aparelhos.

Reforço aqui o agradecimento a Polícia Civil do RN. Apesar de todas as dificuldades, agentes, escrivãs e delegados se   empenham para dar uma resposta à sociedade potiguar.

Comodidade
O restaurante Outback Steakhouse está facilitando a vida dos clientes implantando a reserva online de mesa antes de chegar ao restaurante e até antes de sair de casa. Ao utilizar o benefício, o cliente pode acompanhar o status da fila até o recebimento de SMS quando a mesa estiver pronta. 

Telinha
A jornalista Amanda Fernandes voltou a telinha apresentando o programa Bora, da Band Natal, ao lado da jornalista Heloísa Guimarães. Ela substitui Mariana Rocha, que entrou de licença a espera a chegada de Pedrinho. 
 
Vitória
Um dos melhores registros do final de semana prolongado foi ver nas redes sociais a felicidade da médica geriatra, Vanessa Giffoni, ao ser recebida na Lagoa do Bonfim, pela filha e familiares, logo após a última sessão de quimioterapia. Toda saúde do mundo para ela!

Divulgação
1- O ator e humorista Fabio Porchat foi a sensação do feriadão em São Miguel do Gostoso. Circulou por bares e restaurantes da cidade. Uma das paradas foi no badaladíssimo Jack Sparrow, na praia do Santo Cristo.

1- O ator e humorista Fabio Porchat foi a sensação do feriadão em São Miguel do Gostoso. Circulou por bares e restaurantes da cidade. Uma das paradas foi no badaladíssimo Jack Sparrow, na praia do Santo Cristo.


Divulgação
2- Nathalia Matos e Andrea Azevedo no casamento animado de Cecília Brito e Carlos Fábio, no Beach Club da cervejaria Oktos. Um dos agitos do feriadão

2- Nathalia Matos e Andrea Azevedo no casamento animado de Cecília Brito e Carlos Fábio, no Beach Club da cervejaria Oktos. Um dos agitos do feriadão


Divulgação
3- A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, recebeu em Fortaleza, do presidente do Confea, Joel Krüger, o certificado alusivo à implantação do Programa Mulher no Crea.  A presidente está cheia de ideias para dar o play no programa no RN.

3- A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, recebeu em Fortaleza, do presidente do Confea, Joel Krüger, o certificado alusivo à implantação do Programa Mulher no Crea. A presidente está cheia de ideias para dar o play no programa no RN.


Divulgação
4- A prefeita de João Dias, Damaria Oliveira, está em ritmo intenso de atividades e assinou a adesão do município ao Selo Unicef. Na foto, a gestora ao lado da secretária Rafaelle Maia.

4- A prefeita de João Dias, Damaria Oliveira, está em ritmo intenso de atividades e assinou a adesão do município ao Selo Unicef. Na foto, a gestora ao lado da secretária Rafaelle Maia.






Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.






Amazônia, seu Dia
Atualizado: 16:41:28 04/09/2021
Hoje, dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, um bioma que inclui a maior floresta tropical do planeta e, sem dúvida, uma das maiores riquezas da humanidade. Mas, o desmatamento da mata quebrou recordes em 2020 e alcançou a maior área registrada dos últimos 12 anos.

Nessa data, o objetivo principal é alertar a população sobre a destruição da floresta e de como podemos ter desenvolvimento sem que seja necessário acabar com essa importante fonte de biodiversidade.

Transparência
O Tribunal de Contas do RN aperta o cerco às prefeituras e câmaras municipais cobrando a transparência na prestação de contas. Gestores das Câmaras Municipais de Senador Georgino Avelino, João Dias e Arês; Prefeituras de Passa e Fica, Pedro Avelino, Arês e Itaú foram multados pela ausência de divulgação de informações no Portal da Transparência dos órgãos que dirigem.

Pé de chumbo
Quem será o político pé de chumbo que se comenta nos passadiços da Assembleia Legislativa do RN? Aquele que ninguém consegue carregar.

Cloroquímico ...
O presidente da Unipar, Maurício Russomanno, esteve  nessa quinta-feira (02) visitando Guamaré para avaliar a possibilidade de instalação de uma unidade fabril no município do litoral norte potiguar. Entre os produtos da empresa, destacam-se a soda cáustica e o cloro, resultantes de um processo químico que utiliza água, sal e energia elétrica, todos insumos abundantes nos terrenos visitados.

...procura boa logística...
“Estamos olhando lugares no Nordeste onde estão disponíveis esses insumos, essas matérias-primas, onde tenha uma boa logística para escoar a produção e que tenha também o suporte do governo para facilitar esse processo de instalação de uma nova unidade”, explicou o CEO.

...no Rio Grande do Norte
A empresa do ramo cloroquímico possui duas fábricas no Brasil, no estado de São Paulo, e uma na Argentina, e estuda instalar uma nova unidade no Rio Grande do Norte para atender o mercado do Nordeste.

População pede Lei
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou sugestão legislativa para proibir a exportação de animais vivos destinados ao abate. A SUG 30/2018 apresentada pelo portal e-Cidadania foi relatada pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) e agora será analisada como projeto de lei.

PCCS da Justiça
O Desembargador Vivaldo Pinheiro, presidente do TJRN, instituiu Grupo de Trabalho para, em 60 dias, elaborar e apresentar proposta(s) de atualização e modernização do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos servidores do Poder Judiciário. O GT será coordenado pelo Juiz João Afonso Pordeus.

Pró-Sertão
O Governo do Estado, por meio de suas secretarias de Ação Social e Desenvolvimento, vai treinar duas mil costureiras e costureiros no Seridó.

Crossover
No último programa Mais Você, do dia 2, a Riachuelo promoveu um encontro especial e virtual entre as apresentadoras Ana Maria Braga e Cátia Fonseca. Na ocasião, a marca vestiu as icônicas apresentadoras com looks Riachuelo e também as presenteou com um Kit Casa Riachuelo.

Prova de Vida
Tai uma medida bacana para os aposentados com mais de 80 anos. A chamada “prova de vida” obrigatória, lei 14.199/21, estabelece que as instituições financeiras deverão criar mecanismos para facilitar e auxiliar o beneficiário, de forma que ele não precise se deslocar até a agência bancária. Caso isso ocorra, o idoso terá preferência máxima de atendimento.
Em caso de bloqueio do benefício, o desbloqueio será automático, tão logo ocorra a prova de vida.

EuCuidodoMeuQuadrado
O Dia Mundial da Limpeza está chegando e vai acontecer em mais de 160 países! É no próximo sábado, dia 18 de setembro, e esse ano continuamos com o conceito #EuCuidodoMeuquadrado. Cadastre-se como voluntário e receba um certificado de 10h ao final da campanha: www.limpabrasil.org/diamundialdalimpeza

Parceria
A paraibana Juliette vai realizar o sonho de muitos. Cantar com o Rei Roberto no especial de Natal da TV Globo deste ano. O programa será exibido em 22 de dezembro, a quarta-feira que antecede o feriado católico.

Partiu Etna
A Etna vai se despedindo do Nordeste. Depois de anunciar o fechamento de duas lojas no Nordeste (Recife e Fortaleza), e as unidade de Campo Grande e Belo Horizonte, a varejista vai promover um leilão online de móveis. O leilão exige cadastramento prévio e a empresa disponibilizou 55 lotes de móveis variados, provenientes de logística reversa e dos showrooms nas lojas. O evento será realizado no dia 8 de setembro.

Retrocesso
Com itens básicos como gás de cozinha cada vez mais caros, famílias de baixa renda estão ressuscitando o fogão a lenha.

Pix dinheiro vivo
O Banco Central anunciou ontem que irá lançar o Pix Saque, pelo qual será possível sacar dinheiro vivo em estabelecimentos cadastrados, e o e o Pix Troco, em que será possível receber troco em espécie nesses estabelecimentos. A estreia dos novos serviços está prevista para em 29 de novembro.

Lazer e esporte   
O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, e o Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, não sofrerão alterações no período do dia 04 a 07 de setembro, no qual é comemorado o feriado da Independência do Brasil.

Sob pressão
Começou nessa quinta-feira (2) a campanha nacional de doação de sangue realizada pela Rede Globo e afiliadas, incluindo a InterTV RN (Cabugi e Costa Branca), em parceria com o Hemonorte e o Hemocentro Regional de Mossoró. A ação segue até o dia 9 de setembro.

Pequenas férias    
A jornalista Virgínia Coelli vai trazer as melhores notícias para você, caro leitor, nos próximos 10 dias em que estarei em Sampa, visitando a filha e curtindo o avesso, do avesso, do avesso...

Reprodução
NIVER DE THIAGO - Thiago Cavalcanti e Carol Galvão

NIVER DE THIAGO - Thiago Cavalcanti e Carol Galvão


Reprodução
REUNIU NOMES - Angela Pinto e Adriana Galvão

REUNIU NOMES - Angela Pinto e Adriana Galvão


Reprodução
NA SOCIEDADE - Denize Lins e Luanda Galvão

NA SOCIEDADE - Denize Lins e Luanda Galvão


Reprodução
POTIGUAR - Fatima Lapenda e Anita Maia

POTIGUAR - Fatima Lapenda e Anita Maia


Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.