domingo, 28 de abril, 2024
25.1 C
Natal
domingo, 28 de abril, 2024

Dia de magia em Parnamirim para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil

- Publicidade -

Os personagens dos livros infantis fugiram dos contos de fadas e invadiram as ruas do bairro Centro de Parnamirim , ao lado de alunos das escolas públicas municipais, numa grande Caminhada Literária, com cortejo saindo da Praça Paz de Deus.
Dia de magia em Parnamirim para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil
As intervenções literárias e declamações de poemas encantaram os espectadores ao longo do percurso, que seguiu até o Parque Aluízio Alves, na Cohabinal, onde acontece um Circuito Literário. O parque que foi invadido por muita música, poesia, cordel e brincadeiras foi aberto para toda a comunidade.

O evento fez parte das comemorações pela passagem do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no último 18 de abril. Foi um dia para ouvir contação de histórias, apresentações teatrais, literatura de cordel e muitas outras atrações. O parque ficou encantado e colorido como um livro mágico.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique, disse que a vibração dos alunos com o Circuito Literário, especialmente, os da Educação Infantil, é emocionante. “Eles entraram no Planetário Municipal gritando de emoção, muito felizes. Esse despertamento pela leitura e pela cultura fora da sala de aula, mostra que estamos no caminho certo, valorizando outras formas de mediar o conhecimento”, disse.
Dia de magia em Parnamirim para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil
Pelo menos dez escolas da rede pública municipal de ensino participam do Circuito Literário com atrações variadas. O cordelista José Acaci envolveu os alunos com brincadeiras através de cordéis. Já o Professor Geraldo Tavares estava vestido do autor Monteiro Lobato, contando histórias do Sítio do Picapau Amarelo, ao lado de outros professores.

Em um poço literário criado pela Escola Municipal Irene Soares, alunos foram convidados a pescar e declamar poesias. Com livros amarrados em galhos de árvores, a Escola Municipal Cícero de Souza Melo trouxe seu projeto  Pé de Poesia. “Estamos sempre em praça pública, levando esta mesma ideia, declamando e lendo poemas”, disse a mediadora de leitura, Marlizete Dias.

De acordo com a Secretária Adjunta da Educação, Ana Lúcia Dantas, a Caminhada Literária tem o objetivo de valorizar o Livro Infantil e a leitura na escola, como meios para formar cidadãos conscientes e solidários. “A leitura permite interpretar o mundo e usar a imaginação para transformá-lo num lugar melhor para todos”, encerrou a secretária.
Dia de magia em Parnamirim para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil
Participaram da Caminhada Literária, alunos das Escolas Municipais Arthur da Costa e Silva, Augusto Severo e do CMEI Ivone Maria dos Santos.  Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte orientaram o fluxo do cortejo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas