sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

RN realiza campanhas para ajudar vítimas de enchentes

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte está mobilizado para ajudar às vítimas das enchentes de Alagoas e Pernambuco. Além das iniciativas por parte de civis, campanhas pontuais de órgãos públicos recebem doações que visam  amenizar o sofrimento. Além dos prejuízos  materiais, até ontem de manhã já se contabilizavam 54 mortos e aproximadamente 157 mil pessoas desalojadas nas cidades afetadas.

Policiais militares reúnem as doações que serão enviadas para as vítimas de enchentes de AL e PEEm Natal, quatro policiais deram o pontapé inicial na quinta-feira (23) entre PMs e sociedade civil. Com o apoio do Comando de Policiamento Metropolitano e a autorização do Comando Geral da Polícia Militar, os alunos cabos Carlos Santos, Ferro, Santiago e Lúcio esperam reunir o máximo possível de doações. O objetivo é que a primeira remessa de donativos deixe Natal no domingo (04), com destino à cidade de Palmares, em Pernambuco.

São aceitas doações de roupas, agasalhos, colchões, alimentos não perecíveis e água mineral. “Nosso foco é comida e água mineral, porque há muitas pessoas com diarreia por estarem consumindo água imprópria”, disse o PM Carlos Santiago. Tudo está sendo armazenado na sede do quartel da PM, na Avenida Rodrigues Alves. Ontem (29) o grupo foi até a praia de Barreta para receber uma remessa de doações da população local.

Os policiais Carlos Santos e Lúcio estiveram em Palmares nos dias 19 e 20 dando o apoio aos militares pernambucanos e à população local. De acordo com Carlos Santos, a cidade está sem acesso de carro, abastecimento de água e energia elétrica, e tem mais de 200 casas destruídas, pontes arrastadas. “O único hospital público está sem condições de receber a população, a água que usa é fornecida pelo Exército”.

Em 2000, Santos participou de missão parecida, mas diz que desta vez os estragos são bem maiores. “Contamos com o auxílio da população, iniciativa privada e outros órgãos públicos para que levemos o máximo de ajuda possível. Os locais são de difícil acesso e não vale à pena levar pouca coisa”, explicou Carlos Santos. 

A estudante de Direito Camila Trigueiro está mobilizando todos ao seu redor para participar. Natural de Pernambuco, ela diz que tem amigos em Palmares que contaram por telefone os transtornos que enfrentam. “Está um caos, e acho que as pessoas não têm noção ainda da tragédia, porque as imagens da TV não conseguem chegar a esses locais”, disse.

Toda a arrecadação será levada a Palmares em veículo  que será disponibilizado pela Polícia Militar, com escolta para evitar saques durante o trajeto. Poderão surgir outros postos de arrecadação no decorrer da campanha. O IFRN está se articulando para entrar na campanha com todas as suas unidades na capital e interior, segundo a assessoria de imprensa.

Doações podem ser feitas em dinheiro

As doações também podem ser feitas em dinheiro, através de duas contas disponibilizadas pela Defesa Civil de Alagoas). A Defesa Civil de Natal também realiza uma reunião hoje de manhã com o Corpo de Bombeiros para definir uma estratégia de campanha. “Mas o Armazém da Caridade já está recebendo doações”.

Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, Alagoas foi o estado que mais sofreu com as chuvas. Além de 20 municípios atingidos, suas unidades básicas de saúde não funcionam ou funcionam parcialmente. Já em Pernambuco, dois hospitais foram atingidos. O Ministério da Saúde divulgou ontem que pretende destinar R$ 60 milhões para a recuperação dos hospitais e unidades de saúde atingidas pelas enchentes em Alagoas e Pernambuco, conforme um balanço dos prejuízos.

A organização da Corrida “Soldados do Fogo” encerrou as inscrições para o evento com a arrecadação de uma tonelada de alimentos. Foram 500 inscrições, número limitado pela corporação, realizadas em apenas oito dias, um recordo do evento. Os alimentos serão distribuídos para instituições carentes do Estado. A Corrida será realizada no dia 04 de julho, às 8h, com largada e chegada na sede do Comando (Av. Alexandrino de Alencar), aberta ao público. A competição chega à 16ª edição e faz parte do calendário anual de comemorações da Semana Nacional de Prevenção e do Dia do Bombeiro, 02 de julho.

Pontos de doações

• Comando de Policiamento Metropolitano, que fica no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar no Tirol, em Natal;
• Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros. Av. Alexandrino de Alencar c/ Av. Prudente de Morais;
•Norte Shopping 1º piso;
• Praia Shopping;
•Supermercados Favorito Av. Engº Roberto Freire e Ayrton Senna;
•Loja Bentec (Modulatto) da Av. Salgado Filho, 1811- 3206.6141.
•Posto da PM na rodoviária nova, Avenida Cap. Mor Gouveia.
•Armazém da Caridade Av. Lima e Silva, 968.

Ajuda monetária:

Em nome da Defesa Civil de Alagoas
Caixa: Conta corrente 955-6 / Agência 2735 / Operação 006
Banco do Brasil: Conta corrente 5241-8 / Agência 3557-2

Mais informações:

CPM – Comando de Policiamento Metropolitano – 3232-6343
CBMRN – Corpo de Bombeiros  3232-6882
CIOSP – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública  190

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas